CASACOR SP 2018 – reconexão com a natureza
Mais uma visita à CASACOR aqui na Decore+BV! A CASACOR é a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Neste ano, a CASACOR de São Paulo teve como proposta a “casa viva”. Esse tema aborda a harmonia entre o homem e a natureza e demonstra a necessidade atual que as pessoas têm de se reconectar com a natureza. A casa vem como um refúgio – físico, mental e espiritual – e local de celebração dos laços afetivos com amigos e familiares.
A mostra abrange 81 ambientes, os quais são casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios, apartamentos, lojas, restaurantes e espaços de interação. Muita coisa, não? Selecionei os ambientes que mais impressionaram, intrigaram e saltaram aos olhos! Confira a seguir os destaques:
Casa Terra (Paola Ribeiro)
Duas grandes árvores cortam o ambiente, que pulsa energia. Criada para receber amigos e estar em contato com a natureza. A marcenaria emoldura as janelas que trazem mais verde para dentro da casa.
Loja CASACOR Duratex (Marton Estúdio)
Como na OpenDoor Arquitetura a especialidade é arquitetura comercial, aqui vai a loja CASACOR. Uma loja sustentável, com estrutura de madeira controlada e coberta por vegetação. A iluminação ressalta as formas e traz movimento.
Transtudio (Ricardo Borges)
Chamado de “transtudio”, o ambiente teve como partido a ideia de transição de gênero. Há várias referências a mudanças no ambiente, como o Be anything (“seja qualquer coisa”), mensagem na parede do banheiro, o piso escama de peixe que muda ao chegar no banheiro para um porcelanato hexagonal e a estante de livros que surge de uma “quebra” da parede.
Estúdio da Longevidade (Flávia Ranieri)
Apartamento especializado para idosos, com móveis contemporâneos, cores suaves, lembranças de família e soluções de segurança, como desligamento automático do fogão e luzes que se acendem automaticamente quando o morador se levanta da cama. A marcenaria inteligente esconde a lavanderia e o closet.
Boulangerie (Duez Arquitetura)
A estratégia utilizada para sair da mesmice dos projetos de restaurantes foi uma ambientação que faz os clientes se sentirem acolhidos, como se estivessem em casa. Destaque para o sofá curvo, desenhado exclusivamente para a CASACOR.
Syshaus (Arthur Casas)
A casa foi construída sem utilizar água e sem geração de resíduos – ela vira então uma peça de design, que pode ser adquirida pelo proprietário igual um mobiliário.