A Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram uma operação, no sábado, que resultou na apreensão de madeira sem procedência legal, na Vila Nova Colina, Município de Rorainópolis, a aproximadamente 340 quilômetros de Boa Vista, na região Sul do Estado. Mais de 60m³ de madeira sem o Documento de Origem Florestal (DOF) foram apreendidos, além de duas carretas bi-trem e cinco motosserras. Os instrumentos não tinham licença para fazer transporte e retirada da madeira. Os motoristas dos veículos apreendidos foram levados à Delegacia de Rorainópolis para registro de Boletim de Ocorrência e prestar esclarecimentos. A operação ainda está sendo realizada.
Para conter o avanço do desmatamento, a Cipa vem realizando há alguns anos operações na região Sul de Roraima, principal ponto de extração de extração de madeira do Estado. De acordo com informações da instituição, no primeiro semestre deste ano pelo menos 40 operações foram desenvolvidas pela companhia em conjunto com o Ibama, com relevância aos casos de desmatamento ilegal em Áreas de Proteção Ambiental (APP), contrabando de animais silvestres, controle de queimadas e apreensão de materiais utilizados durante as ações criminosas.
ATUAÇÃO – A Companhia Independente de Policiamento Ambiental foi implantada por meio do Decreto nº 10.945/2010 e tem sede própria no Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte. A Cipa, que tem como missão zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da fauna, flora e recursos hídricos em todo o Estado, está completando cinco anos de atuação em Roraima.
O trabalho é realizado em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais, como o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama. (J.B)