Cotidiano

Atividades culturais reuniram centenas de pais com seus filhos no Parque Anauá

Outro local que também esteve movimentado ontem foi o Parque Anauá, no bairro dos Estados, zona Norte, palco dos festejos de Dia das Crianças. Realizada pelas secretarias do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Cultura (Secult), ação ofereceu diversas atividades culturais e brincadeiras para as cerca de 10 mil pessoas que prestigiaram o evento.

A programação, que iniciou às 16 horas, contou com apresentações teatrais dos jovens do projeto Cidadão do Futuro, que também foram responsáveis por coordenar as atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais das companhias Cia JM de Jazz e Trilhares. Outra ação oferecida aos pequenos foi a tirolesa, montada por uma equipe do Corpo de Bombeiros (CBMRR).

Para garantir a segurança dos visitantes, o evento contou com o apoio de 35 homens da Polícia Militar, 20 do Corpo de Bombeiros, além de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e socorristas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Diferente das edições anteriores, a festa este ano não contou com a tradicional distribuição de brinquedos. Segundo o governo, a medida foi adotada devida à delicada situação financeira em que o Estado se encontra. “Diante da atual condição orçamentária em que o Estado se encontra, em que estão sendo priorizadas ações de primeira necessidade, como equilíbrio financeiro, saúde, segurança e educação, a gestão estadual entendeu que nesse ano não seria possível a compra de brinquedos para distribuir no Dia das Crianças”, informou por meio de nota.

O governo explicou que, por entender a importância da data, mobilizou a Setrabes e a Secult para organizarem uma programação especial para as crianças.

“Achei interessante essa alternativa do governo em focar na diversificação de atividades. Lógico que tem muita gente que não tem condições de dar presentes aos filhos, mas está sendo bacana o evento”, comentou a diarista Taís Nascimento.