A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (Sesduf) se reunirá nesta terça-feira, 13, às 15h, no auditório Alexandre Borges, na UFRR, para encerrar oficialmente a greve dos professores.
A definição é de acordo com o Comando Nacional de Greve (CNG) que definiu por uma saída unificada na semana passada. Em Roraima, a paralisação durou por 92 dias.
As principais reivindicações dos professores eram a reestruturação da carreira, valorização salarial entre ativos e aposentados, melhores condições de trabalho e defesa do caráter público e da autonomia na universidade.
Conforme a presidente do Sesduf, professora Sandra Buenafuente, a reunião de hoje é uma formalidade, para oficializar o que já foi acordado em assembleia com os docentes.
“Assim como quando começa uma greve, tem um indicativo e depois tem a votação do dia de deflagração da greve, hoje seria o equivalente a deflagração do final da greve”, relatou.
Mesmo com a saída da greve, Buenafuente afirma que os docentes devem continuar na luta pela valorização da Educação. “Naturalmente que nós gostaríamos que o governo não tivesse tomado uma atitude intransigente, mas nós seguimos na luta. Nós paramos a greve, mas a mobilização segue”, relatou.
“Se nós tivéssemos sido atendidos nas nossas reivindicações, nós teríamos saído com uma sensação de que realmente o Governo trabalha com a educação de maneira diferente, mas o que nós temos é isso, não tem essa importância, essa valorização da educação, mas a sensação de ter feito uma greve, de ter lutado pelo que acreditamos é uma sensação de dever cumprido”, concluiu a professora.
VOLTA ÀS AULAS
De acordo com o Comando Local de Greve (CLG), a data de retorno das aulas e a elaboração de um novo calendário acadêmico serão ainda definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRR. A data provável da reunião é na próxima sexta-feira, 16.
Já segundo a UFRR, as aulas do período letivo 2015.2 dos cursos de graduação têm previsão de retorno para o dia 3 de novembro. Matrículas e procedimentos acadêmicos do semestre 2015.2, só devem acontecer a partir do dia 23 de outubro.