Opinião

Opiniao 26 07 2018 6645

Maria nos conduza a Jesus – Vera Sábio*

“Então Maria disse:

Deus se lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher bem-aventurada “(Lucas 1- 46,48)

As diversas interpretações da Bíblia levam várias pessoas a grandes divergências de pensamentos e atitudes, nas quais os mais radicais se tornam fanáticos e fazem ações absurdas em nome da fé. Muitos não sabem o que são linguagem histórica de uma época, que foram passadas de gerações em gerações, perdendo assim diversos ensinamentos e sendo modificados vários outros.

O Deus relatado como Castigador do Antigo Testamento é o mesmo olhado como cheio de profunda bondade; o qual nos perdoa 7 vezes 7 e pede que amamos o outro como a ele mesmo, morrendo para nos salvar.. 

Nisto percebemos também o quanto Maria soube ser boa mãe e educar Jesus. Ela realmente foi a escolhida por Deus Pai, para que Deus Filho nascesse dela; fosse amado, ensinado e protegido por ela. Isto é observado facilmente no 1º milagre, onde Jesus disse que sua hora não havia chegado; todavia Maria sabia que seu filho não negaria um pedido seu e assim, Jesus transformou a água em vinho.

Precisamos deste vinho novo, desta nova consciência, desta verdadeira união.

Pois quando temos problemas com nossa família terrestre, fazemos de tudo para não haver inimizade e nunca trocamos de pai ou de família. Mesmo porque independente de qualquer coisa, nossa mãe, sempre será a mesma.

Porém, muitas vezes por dificuldades bem menores, deixamos nossa religião ou nossa denominação religiosa. Como se Deus tivesse que resolver nossos problemas e quando isto não acontece imediatamente, vamos logo em busca das promessas e propagandas de outra igreja, onde lá o milagre é comprado facilmente. Já que cada um resolve por conta própria pegar trechos da bíblia, sem todo o contexto, e ir justificando como melhor lhes convém.

O estranho é que estes trechos, normalmente do antigo testamento, ou mesmo como: “Quem quiser me seguir, deixe tudo e me siga”. São bem menos discutidos, do que o amor que os católicos possuem na mãe de Jesus.

Não é porque nós católicos admiramos, confiamos que Maria intercede a Deus por nós como ela fez na Festa de Casamento. Não é porque agradecemos Maria e não nos sentimos órfãos de mãe do céu. Ainda assim, nunca deixamos Jesus, seu amor, sua misericórdia e seu poder em segundo plano. Pelo contrário, nós católicos precisamos como Maria, acreditar e fazer o que Jesus pede que façamos. Não precisamos retirar as partes que nos convém da Bíblia e nos vermos melhores do que nossos irmãos que a interpreta diferente. Todavia é certo deixar que o Espírito de Deus Pai, revelado por amor em Deus Filho, seja nosso guia e nos conduza ao verdadeiro caminho que é o próprio Deus vivo e nascido de Maria. Jesus Cristo, o único salvador.

Então neste mês especial onde Maria se revelou em Fátima Portugal. Sendo denominada a Senhora de Fátima, que ela seja a senhora da nossa vida e nos conduza ao seu filho.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, escritora, esposa, mãe e cega com grande visão interna. Compre meu livro “Enxergando o Sucesso com as Mãos”, entrando em contato comigo. ( 99168-7731) www.enxergandocomosdedos.blogspot.com.br

Fake News – Flamarion Portela*   Em tempos em que as mídias e redes sociais se tornaram um grande canal de comunicação e disseminação de informações, é bem provável que você se utilize dessas ferramentas para ficar por dentro do que acontece na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo.

Mas, ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser um grande aliado para que você se mantenha bem informado, também pode ser um perigo para quem não tem o costume de checar a veracidade das notícias.

Nos últimos tempos, o fenômeno das Fakes News (notícias falsas) tem se proliferado pelas mídias e redes sociais e influenciado a vida das pessoas e até causado impacto em eleições tanto no Brasil quanto em outros países do mundo.

O termo Fake News começou a ser usado em 2017 pelo dicionário da editora britânica Collins, para designar notícias fabricadas para enganar pessoas.

De acordo com um levantamento do Gpopai /USP (Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo), em torno de 12 milhões de pessoas compartilharam fake news no Brasil apenas em um mês. É um número assustador, principalmente se considerarmos o impacto que isso pode causar no cotidiano e na vida daqueles que recebem essas informações falsas.

Mas, a grande preocupação da vez é o que o fenômeno das fake news pode causar no rumo das eleições deste ano em todos os níveis.

No âmbito local, já se percebe uma grande gama de notícias falsas sendo disseminadas, sobretudo em grupos de WhatsApp e também no Facebook, em sua maioria referentes a políticos e pré-candidatos às eleições deste ano, quase sempre em tom ofensivo e com a intenção de descontruir a imagem dessas pessoas em benefício de outras.

De acordo com especialistas no assunto, é dada como certa a influência das fake news sobre o voto nas eleições deste ano. A situação é tão séria, que o próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou campanha em nível nacional para conscientizar os eleitores e o próprio presidente do TSE, Luiz Fux, comentou em entrevista que existe a possibilidade de uma eleição ser anulada se o resultado for influenciado pela difusão de informações falsas.

Já existem iniciativas inclusive na Câmara dos Deputados, onde tramita um projeto de lei apresentado em fevereiro de 2017, que prevê pena de detenção de 2 a 8 meses para quem produzir fake news. O próprio WhatsApp atualizou seu sistema para identificar mensagens encaminhadas por usuários, a fim de detectar possíveis fake news.

Mas, o alerta fica para você, para que fique atento às informações que recebe no dia a dia, tendo sempre o cuidado de checar a veracidade do conteúdo e não se deixando influenciar por falsas notícias.   *Presidente do Iteraima e ex-governador de Roraima

Proibida a entrada da Turma do Contra – Percival Puggina*

Sei que nada é mais livre do que a burrice. A inteligência tem limites e a sabedoria exige imenso autocontrole. Mas a burrice não conhece obstáculos. Quando contrai matrimônio com uma ideologia, qualquer dessas que por serem também burras se opõem a tudo que delas não provier, surge uma energia destrutiva na sociedade.

Porto Alegre, a bela capital gaúcha que escolhi para viver, lá pelas tantas de sua história mais recente se tornou conhecida como Havana do Sul. Tudo começou no final dos anos 80 do século passado, quando parte expressiva da população encantou-se e se deixou conduzir pelos ditames da esquerda mais retrógrada do país. A cidade elegeu, consecutivamente, quatro prefeitos – fato inédito na história universal – tão esquerdistas quanto Olívio Dutra, Tarso Genro (duas vezes!) e Raul Pont. Com essa sequência ainda em curso, Porto Alegre se credencio
u a ser a cidade símbolo do Fórum Social Mundial, aquele convescote do comunismo internacional que aqui começou e levou anos dando cria. Valendo-se do mecanismo de recíproco reconhecimento e mútua promoção característico dos aparelhos esquerdistas mundo afora, a capital gaúcha era exibida como “referência mundial” em democracia popular. Democracia popular, você sabe, era a trademark daquelas infelizes repúblicas dominadas pelo comunismo no Leste Europeu e na Ásia, cuja principal característica consistia em serem não democráticas e impopulares.

Essa esquerda, com o passar dos anos, perdeu o prestígio, mas continuou seu proselitismo, atuando coletivamente como efetiva vanguarda do atraso, título, aliás, de um bom livro do jornalista Diego Casagrande. Os espaços dessa atuação são os usuais e é desnecessário repeti-los aqui. Entre suas pautas estava a ferrenha oposição a toda forma de progresso, desenvolvimento econômico, oportunidade de negócios (para quem não lembra, foi durante o período em que Olívio Dutra governou o Estado que a mais nova planta industrial da Ford, que já produziu 3 milhões de veículos, foi despachada para a Bahia). Pelo viés oposto, mesmo fora do poder, seguiu alimentando o corporativismo e promovendo o aparelhamento da administração pública e das instituições do Estado.

*Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o Totalitarismo; Cuba, a Tragédia da Utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil, integrante do grupo Pensar+.

Cada dia é um dia a mais – Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Ao invés de reclamar quando o relógio despertar agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia.” (Aristóteles Onassis)

Quem vai viver seu dia é você. Então procure vivê-lo da melhor maneira que você puder. E você não vai conseguir isso começando seu dia emburrado, de cara amarrada e dando bronca no despertador. Ele fez a parte dele, agora faça a sua. Quando olhar pela janela e vir uma nuvem escura lembre-se de que ela não é escura; que não há nuvem negra. Ela pode estar carregada, o que pode lhe garantir um dia mais fresco. Problemas sempre existiram e sempre existirão. E são eles que nos amadurecem. Na medida em que nos adaptamos às labutas do dia a dia, amadurecemos mais e nos preparamos para enfrentar os obstáculos.

Que vida você quer pra você? Então viva-a, hoje. O futuro começa amanhã. Amanhã, hoje já será ontem. E ontem é passado. E por ser passado deve ser lembrado como um pacote de lições. O que indica que devemos aprender com tudo que nos acontece hoje. E o mais importante é que sejamos competentes para saber separar o que foi bom do que foi mau. E é nessa separação que aprendemos a acordar preparados para o dia de hoje. Então não fique sentado na cama pensando como é que vai enfrentar o dia. Levante-se e faça do seu dia o melhor dia de sua vida. 

Comece seu dia lembrando-se de que não há nuvens escuras. Elas, escuras ou claras, estão lhe indicando como será seu dia na natureza. Se a nuvem indicar chuva prepare-se para ela. Se indicar sol, respire fundo. Porque seu dia vai depender de você. Do quanto você está preparado para viver. O bem e o mal estão aí. Você vai encará-los todos os dias. E por isso você deve estar preparado. E seu preparo depende só de você. Do quanto você se ama e se valoriza. Se você se considerar superior nunca será inferior. Mas, cuidado com o modelo que você tem da superioridade. Nunca se esqueça de que somos o que pensamos, mas nem sempre somos o que pensamos que somos. O mau entendimento disso pode nos levar à petulância. E esta quase sempre nos leva à derrota.

O que faz de você uma pessoa importante não é o cargo que você ocupa, mas sua capacidade para ocupá-lo bem. O que faz de você uma pessoa superior no que faz está nos seus pensamentos. Deu pra sacar? Seja um líder, independentemente do seu sexo. E um líder é aquele que faz com que os outros façam o que ele quer que eles façam, mas por vontade deles. E comece pensando nisso quando o relógio despertar. E pense em iniciar pela educação dos seus filhos. Eles irão viver o amanhã com as lições que você lhes der hoje. Pense nisso. 

*Articulista [email protected] 99121-1460