Letras Saborosas

Letras Saborosas 04 08 18 6697

ENTRADA

As últimas semanas foram intensas, de muito aprendizado e descobertas. Estive participando do curso de imersão de culinária amazônica – CUIA e hoje darei aula no festival Fartura São Paulo pela segunda vez. Estou levando a minha pesquisa sobre tucupis para a área de conhecimento do evento.

Na próxima semana irei falar mais sobre o curso CUIA e como podem participar. Foi uma experiência maravilhosa.

E então, estão gostando da coluna Letras Saborosas na TV Folha BV?

Esta semana no programa da TV Folha BV a receita é de uma quiche de alho poró que foi ensinada pela chef Josi Fidelis.

E para você treinar mais um pouquinho, trago a receita hoje para vocês.

E se tiverem dúvidas, podem ir ver no nosso programa online, acesse: www.folhabv.com.br ou pelo youtube.

Quero saber com vocês o que querem assistir no nosso canal de TV?

Mande mensagens pelas redes sociais ou para nosso e-mail [email protected]

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA Mini quiche de alho poró

  INGREDIENTES:  Para a massa 300g de farinha de trigo 01 ovo 150g de manteiga sem sal amolecida Sal a gosto Água o quanto baste para a massa Para o recheio 200 ml de creme de leite 200g de requeijão 1 ovo 200g queijo minas curado e ralado 50g de alho poró cortado bem fininho

  MODO DE FAZER:  

Peneire a farinha num recipiente, faça um buraco no centro da farinha e acrescente o sal, a manteiga e o ovo.

Misture tudo muito bem até ficar uma massa lisa. Embrulhe em papel filme bem apertado para não fazer bolhas, deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

DICA- se quiser fazer antes a massa, pode guardar por até 15 dias no freezer. Antes de usar deixar na geladeira para ficar mais macia

Prepare o recheio que desejar, nesse caso, misture todos os ingredientes: creme de leite, requeijão, queijo minas, ovo e alho poró.

Recheie uma forma de 22 cm ou formas pequenas com fundo removível, ou em um aro, molde a massa com a mão mesmo. A dica é molhar a mão com água para conseguir abrir a massa, recheie.

Asse em forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo depende do tamanho da forma. Mas em torno de 15 a 30 minutos. O recheio deve estar dourado.

Sirva como lanche ou como refeição com uma salada acompanhando.

Jefferson Rueda da Casa do Porco Bar reuniu 30 chefs em sua cozinha em noite histórica para a gastronomia brasileira

A primeira edição do Porco Mundi Brasil mostrou como a cozinha brasileira é diversa e harmoniosa em um menu com o porco como protagonista

Na noite de segunda-feira, 23, o Chef Jefferson Rueda estreou a primeira edição do projeto Porco Mundi Brasil na Casa do Porco Bar, localizada no centro de São Paulo. Juntando os grandes nomes da gastronomia brasileira, o chef transformou o seu restaurante em um verdadeiro palco de discussões da cozinha regional brasileira, com 30 chefs convidados mostrando a cultura de consumo de carne de porco de cada região do país.

Convidados como Pedro Bial, Marisa Orth, Fafá de Belém, Walério Araújo, e cozinheiros de todo o mundo como Renzo Garibaldi (Osso no Peru), Kurt Schmidt (99 Restaurante no Chile), e outros grandes nomes da cozinha brasileira como Erick Jacquin (SP), Juarez Campos (ES), Mônica e Dalton Rangel (RJ), Carlos Bertolazzi (SP), Denise Rohnelt (RR) puderam desfrutar dessa celebração brasileira.

A noite foi marcada pela união e integração entre os chefs brasileiros, que regidos pelo anfitrião Jefferson Rueda, serviram um menu de 30 pratos, em apenas 2 horas de serviço. O banquete foi seguido de uma linda festa que contou com a apresentação da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, com participação especial de Fafá de Belém no palco.

O evento contou com a presença de Rodrigo Oliveira (Mocotó-SP), Helena Rizzo (Maní-SP), Thomas Troisgos (Olympe-RJ), Mara Salles (Tordesilhas-SP), Pier Paolo Picchi (Restaurante Picchi-SP), Rafael Costa e Silva (Lasai-RJ), Thiago Castanho (Remanso do Bosque-PA), Pablo Pavon e Barbara Verzola (Soeta-ES), Carmem Virginia (Altar-PE), Onildo Rocha (Cozinha Roccia- PB), Katia Barbosa (Aconchego Carioca-RJ), Leo Paixão (Glouton-MG), André Saburó (Quina do Futuro-PE), Marcelo Correa Bastos (Jiquitaia-SP), Wanderson Medeiros (Picuí-AL), Alysson Muller (Rosso-SC), Luiz Filipe (Evvai-SP), Fabricio Lemos (Origem-BA), João Diamante (Fazenda Culinária-RJ), Eudes Assis (Taioba-SP), Cesar Costa (Corrutela-SP), Talitha Barros (Conceição Discos)-SP, Jonatas Moreira (Akuaba-AL), Gabriel Broide (Dois Cozinha Contemporânea-SP), Mario Portella, Vivianne Wakuda, Cesar Santos (Oficina do Sabor-PE), Claudemir Barros (Oleiro-PE), Ariani Malouf (Mahalo-MT) e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça-SP).

Como foram muitos pratos servidos, estou trazendo a foto de três pratos que foram surpreendentes: o Peixepoca do chef paraense Thiago Castanho foi elaborado a partir do crocante da pele de peixe com um recheio feito com açaí e sangue de porco; o chef pernambucano André Saburó trouxe o excepcional atum gordo com lardo (que é uma camada de gordura curada do porco) com ponzu de pimenta de cheiro (um molho japonês condimentado); e a sobremesa elaborada pelos chefs do Soeta, Pablo Pavon e Barbara Verzola, que elaboraram uma linda sobremesa que teve espuma de bacon com mel e lindas flores comestíveis.

Uma noite memorável com um elenco de cozinheiros nota 1.000 da cozinha brasileira, e que tive a honra de participar a convite do casal Jefferson e Janaina Rueda.

A Casa do Porco Bar fica na Rua Araújo 124, Centro, São Paulo.

Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12h às 0h, aos domingos das 12h às 17h. Janela rápida a partir das 11h.

Telefone: 3258-2578