Minha Rua Fala

Minha rua fala 08 08 2018 6716

SANTA ELENA DE UAIRÉN – na Venezuela.

“Uairén”, na língua indígena venezuelana, significa: “Camazas” – bebida fermentada de mandioca, o equivalente ao Caxiri dos índios macuxis. “Uairén” é também o nome da cidade e do rio. O rio Uairén nasce no Tepuy (monte) ChirikayénKukenán,tem 56 km de extensão e deságua num vale que faz fronteira com as comunidades de Akurimá, Kanaima e El Calvario Colinas.

Quanto à cidade de Santa Elena de Uairen, é a capital da Gran Sabana, no Estado Bolívar, e foi fundada pelo colono Don Lucas Fernandez Peña em 16/09/1923, quando instalou uma fazenda de gado, passando trabalhar também com exploração de ouro e diamante.Ele nasceu no dia 02/01/1895 e era engenheiro, graduado pela Universidade Central da Venezuela.

Em 1923 realizou extensa exploração de reconhecimento do interior da Venezuela, com explorações de minérios, chegando à localidade onde iria fundar sua fazenda, em setembro daquele ano. E, em 1927, a esta localidade deu o nome de: “Santa Elena”, em homenagem à sua primeira filha (Elena Fernandez Pena). O nome anterior, posto pelos padres capuchinos, onde tinham sua Missão religiosa, era “San Francisco de Uairén”. Com a saída dos padres daquela Missão, Dom Lucas mudou o nome para “Santa Elena”.

Lucas Peña era casado com Maria Josefa, indígena da etnia Waiká, com a qual teve 10 filhos, e mais 17 outros filhos com outras mulheres da localidade. Todos viviam em perfeita união familiar. 

Em outubro de 1929, missionários adventistas ingleses penetraram na região da Gran Sabana e em novembro de 1930 já haviam construídas 5 casas missionárias. A presença destes pregadores levou Lucas Peña à execução de uma campanha destinada a recuperar a área. Sua primeira ação foi içar a bandeira nacional da Venezuela no topo do monte Akurimán, onde os ingleses costumavam voar. 

Mas, os missionários ingleses continuavam a instalar novas casas. Então, Lucas Peña organizou um contingente de homens armados e conseguiu expulsar os missionários. E, no lugar, chegaram missionários venezuelanos, da missão dos capuchinhos. Estes, com ajuda de Lucas Peña, instalaram várias missões católicas ao longo da fronteira com o Brasil.

Em 1930, quando começou a demarcação de fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Guiana Inglesa, Lucas Peña foi nomeado primeiro chefe da delegacia de polícia da Fronteira Nacional e membro da Comissão Mista de Demarcação das fronteiras.

A cidade de Santa Elena de Uairén está situada no sul do Estado Bolívar, a 1300 km de Caracas, capital da Venezuela. E, a 15 quilômetros da fronteira com o município de Pacaraima /Roraima/Brasil. Os venezuelanos continuam ainda a denominar Pacaraima com o nome de: “La Línea” (fronteira limite).

O fundador da cidade de Santa Elena de Uairén, Dom Lucas Fernandes Peña, faleceu na própria localidade no dia 28/08/1987.

A cidade de Santa Elena, mesmo existindo desde 1923, só foi reconhecida oficialmente pela Assembleia Legislativa venezuelana em 1989.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.