Cotidiano

Produtores rurais de Rorainópolis recebem orientação sobre controle de pragas

Aderr ministrará palestra com orientações para os agricultores durante a 1ª Festa da Laranja

A 1ª Festa da Laranja, evento que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no município de Rorainópolis, Sul do Estado, tem como objetivo apresentar ao Estado o potencial da região na produção de frutas cítricas.

Além disso, durante o festejo, os produtores rurais poderão participar de palestras sobre o cuidado com as pragas e o Certificado Fitossanitário, que irão ocorrer no stand da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr).

Segundo a Agência, a Certificação atesta a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais, produtos de origem vegetal e outros artigos regulamentados. A Aderr é a responsável pela emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais, Certificado Fitossanitário de Origem ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado em Roraima. Para comercializar frutas para o Amazonas, por exemplo, é obrigatória a certificação para a exportação.

Os produtores poderão tirar dúvidas também sobre a mosca da carambola praga que atinge, principalmente, manga, goiaba, acerola, caju, tomate e carambola, e também sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que segue no estado até o dia 30 de outubro.

Segundo o gerente de Defesa Vegetal da Aderr, Carlos Terossi, o Governo do Estado tem trabalhado no desenvolvimento do setor produtivo. “A Aderr realiza ações contínuas no combate às pragas e doenças que podem afetar o campo. O Governo tem nos dado todo o apoio para a realização das ações da agência”, afirmou.

Ainda segundo Terossi, o município de Rorainópolis tem potencial para se destacar na produção de laranjas e outras frutas cítricas. “São cerca de 200 propriedades na região que cultivam o fruto, a expectativa é crescer ainda mais”, concluiu.

Com informações da Secom