Letras Saborosas

Letras Saborosas 18 08 2018 6771

ENTRADA

Esta semana aconteceu em Brasília a 30ª edição do Congresso Nacional Abrasel conjuntamente com o evento Mesa ao Vivo Brasília promovido pela revista Prazeres da Mesa.

Este ano não pude comparecer ao evento que prestigio há mais de 10 anos, mas fiquei sabendo sobre algumas novidades.

O tema escolhido deste ano foi “Brasil Novo: simples para empreender”, e a programação técnica do evento aconteceu no Centro Universitário IESB – campus Asa Sul. Foram 13 palestras, com temas como gestão, estratégia, legislação trabalhista, boas práticas e inovação. 

Um dos convidados foi o chef Edinho Engel, dono dos restaurantes Amado (BA) e Manacá (SP). Com mais de 30 anos de trajetória no setor de alimentação fora do lar, o chef Edinho se considera um empreendedor criativo, mas não um empresário, toda sua experiência foi na prática, pois na década de 80 não havia cursos de gastronomia como hoje, e como não tinha dinheiro para ir para o exterior fazer cursos de cozinha ele iniciou uma aventura na cozinha e na abertura do seu restaurante, que segundo ele não cabem no cenário atual.

Ainda estiveram do evento  o presidente da Rede Água Doce, Delfino Golfeto, que falou sobre gestão de pessoas e do seu negócio que soma 80 franquias;  o empresário Edrey Momo dos restaurantes Tasca da Esquina, Taberna da Esquina, Padaria da Esquina e 1900 Pizzaria; o chef e proprietário do restaurante Tuju, Ivan Ralston; a chef dos Bistrôs Ruella e apresentadora do programa Hell’s Kitchen (SBT), Danielle Dahoui; e o chef e proprietário dos restaurantes Piselli e El Carbón, Juscelino Pereira, entre outros.

Além disso, foi promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) no dia 14 de agosto, o evento Diálogo com os candidatos à Presidência da República. Foram convidados os seis candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de opinião para as eleições de outubro e mais dois convidados pela Unecs, mas compareceram  Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), e Fernando Haddad (PT), representando o ex-presidente Lula.

Os participantes do congresso da Abrasel e empresários da área de comércio e serviços tiveram uma oportunidade única, em um importante momento para todos os setores, já que estamos próximos das eleições e temos muitas indagações sobre o futuro do nosso país.

Hoje a receita vem do nordeste brasileiro, Rubacão, uma espécie de baião-de-dois mais incrementado, que pode ser feito com feijão de corda (feijão verde), feijão branco ou mulatinho, e que tem a adição de nata e leite para dar cremosidade.

A chef paulista Ana Luiza Trajano em seu último livro Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil, tem uma receita fácil e deliciosa que trago para vocês.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Rubacão Chef Ana Luiza Trajano

 INGREDIENTES: 

750g de carne de sol dessalgada em cubos 03 colheres de sopa de óleo de milho 02 e ½ xícaras de feijão de corda cozido 02 e ½ xícaras de arroz branco cozido 02 cebolas picadas 01 xícara de chá de coentro picado 1 e ½ litro de leite 200g de queijo coalho em cubos 03 colheres de sopa de nata

 MODO DE FAZER: 

Frite a carne de sol no óleo de milho. Junte o feijão, o arroz, a cebola e o coentro. Misture com cuidado e acrescente o leite. Mexa, espere ferver e adicione o queijo coalho. Quando derreter, junte a nata, misture e sirva.

SIRHA SÃO PAULO 2019 VAI SER TAMBÉM DEDICADO AO PÚBLICO CONSUMIDOR DE GASTRONOMIA, ALÉM DOS PROFISSIONAIS DE FOOD SERVICE E HOTELARIA

Em 2019, o Sirha – principal evento internacional para profissionais de food service e hotelaria, chegará a sua quarta edição brasileira, e a segunda em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de março. O novo ingrediente especial da feira, antes exclusiva para membros de ambos os setores, será a abertura para o público consumidor. Os apaixonados por gastronomia que desejam equipar suas casas com produtos de ponta ou adquirir ingredientes direto do produtor, os pequenos empreendedores que precisam de insumos e maquinário para expandir suas vendas e todos os que desejam ter boas experiências gastronômicas em um só lugar serão contemplados pelo novo formato do Sirha São Paulo. A expectativa é a de apresentar 300 expositores e marcas brasileiras e estrangeiras e receber 18 mil visitantes.

A feira é famosa por gerar negócios para seus expositores e por reunir chefs, empresários e representantes de marcas de alto padrão do segmento de food service. Para o grande público, as portas serão abertas em horários especiais durante a semana e ao longo de todo o sábado, e serão apresentadas novas atrações que estão sendo desenvolvidas especialmente para esse novo perfil de visitante. 

Entre as novidades, o painel Sirha Experience contará com uma cozinha aberta com demonstrações, palestras e bate-papos, um conteúdo voltado para debater o alimento e as experiências que ele proporciona, da terra à mesa. Para os profissionais da gastronomia, o evento contará com o Masterclass Institut Paul Bocuse, uma série de aulas-show com chefs franceses do instituto que leva o nome do chef Paul Bocuse – informações e valores de inscrição serão disponibilizados em breve.  Já o Bar Sirha, sucesso da última edição, estará de volta com um espaço mais amplo para palestras técnicas, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja, mixologia e outras categorias de bebidas. 

Os concursos de gastronomia e confeitaria também são de grande destaque. O Bocuse d’Or, a mais conceituada competição da alta gastronomia do mundo, fará sua etapa nacional, com presidência da chef Giovanna Grossi, campeã do torneio no Brasil em 2015 e no México, em 2016. A Coupe du Monde de la Pâtisserie, presidida pelo chef confeiteiro Rafael Barros, também fará sua etapa nacional. O comitê Bocuse d’Or irá pré-selecionar oito concorrentes enquanto a Coupe du Monde de la Pâtisserie escolherá quatro, todos irão disputar suas vagas na etapa continental, no México, diante do público do Sirha São Paulo. Os concursos terão inscrições abertas na primeira semana de setembro, através de editais disponibilizados no site do evento On-line.

II COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO E DO ABASTECIMENTO NA AMAZÔNIA ACONTECERÁ EM BELÉM

Nos dias 19 a 21 de setembro vai acontecer na Universidade Federal do Pará no Campus Guamá em Belém, a segunda edição do Colóquio da Alimentação e do abastecimento na Amazônia.

O evento é promovido pela ALERE, que significa “nutrir” em latim, que é um grupo de pesquisa em história da alimentação e do abastecimento na Amazônia coordenado pela professora Dra. Sidiana Macedo da UFPA e é cadastrado no diretório de grupos e certificado pelo CNPq.

No dia 19 de setembro, haverá a conferência magna com o professor Dr. Gregório Saldarriaga da Universidade de Antioquia, Medellín.

Nos outros dias serão feitas mesas com os seguintes temas: Alimentação, práticas alimentares e gastronomia na Amazônia; Alimentação: festas, rituais e sociabilidade na Amazônia; Abastecimento da cidade, rotas e circulação de produtos; Soberania alimentar dos povos da Amazônia. Informações pelo email: On-line ou pelo Facebook: Grupo de Pesquisa ALERE.