Ainda na manhã de hoje, 14, o Matadouro Frigorífico de Roraima (Mafir) retomou as suas atividades, após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ter definido a suspensão do abate.
A suspensão havia ocorrido em razão da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de outros instrumentos utilizados para o corte de carne. Segundo o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Roraima (Mapa), Plácido Alves, o material foi entregue hoje pela manhã.
“Desde sexta-feira (09) tava suspenso. Eles tem até meia noite para entregar o material e não entregaram. Então o abate, a partir da segunda já tava suspenso, só que segunda foi feriado. Na terça-feira não teve abate. Hoje de manhã tava suspenso até eles entregarem o material, só que eles entregaram”, relatou o superintendente.
OUTRO LADO
Em nota, o Governo do Estado garantiu que o Mafir não foi interditado pelo Mapa em nenhum momento. “O que ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 13, foi uma suspensão do abate, definida pelo Ministério, em razão do material de EPI, ou seja, fardamento e botas para os funcionários do abate e do sistema de qualidade, não estar disponível na totalidade dentro do horário de início das atividades”, afirma o Governo.
Segundo o Governo, o material faltoso foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) às 10h de ontem, mas em razão dos equipamentos terem sido adquiridos no meio da manhã, as atividades de abate foram transferidas para hoje.
“Dessa maneira, os cerca de 250 animais que estavam no curral já estão sendo abatidos nesta quarta-feira, dia 14, juntamente com os animais que já estavam previstos para esta data”, diz um trecho da nota. O texto diz ainda que não há “qualquer perigo de desabastecimento ou prejuízo ao mercado e consumidores de Roraima”.
NOVAS AQUISIÇÕES
Ainda segundo o Governo, dentro de poucos dias, devem chegar os demais equipamentos de proteção individual para os funcionários, como capacete, luvas, óculos e protetor auricular. Outra melhoria já prevista e que terá início desta sexta-feira, dia 16, é a reforma do curral, com investimento previsto de R$ 400 mil reais.