IMÓVEL NOVO – dicas para evitar problemas no futuro
A hora de receber nosso cantinho finalizado é a mais esperada de uma obra! Esse momento é cercado de expectativas e representa a realização de um sonho, a materialização de um investimento. É nesse momento que entra mais uma vez o seu arquiteto, para fazer a vistoria final do imóvel. Isso é essencial para garantir que você não terá problemas no futuro e ver se todos os itens estão em ordem.
Assim, elaboramos uma listinha para te ajudar nesse processo! Lembre-se, a vistoria é a sua garantia que tudo foi feito conforme o combinado. Um arquiteto ou engenheiro é a pessoa mais indicada para lhe auxiliar nesse momento.
Kit vistoria . Jogo de projetos e memorial descritivo . Trena . Balde . Lâmpada . Esquadro . Nível de bolha . Papel e caneta . Carregador de celular ou outro utensílio elétrico pequeno, como um abajur.
O projeto Com o projeto em mãos você consegue comparar o que foi planejado com o que foi efetivamente executado. Isso vale desde a posição de portas e pontos de tomada, até a paginação do piso, por exemplo.
Com a trena, confira as medidas dos ambientes.
Juntamente com o projeto há o chamado Memorial Descritivo – nele há a especificação dos materiais empregados para você conferir.
Tire fotos Registre tudo e fique atento a possíveis problemas, como trincas, defeitos construtivos, manchas, etc.
Teste as aberturas Abra e feche portas e janelas, fechaduras e trincas. Verifique se as janelas estão bem vedadas para não entrar chuva.
Teste as instalações elétricas Coloque a lâmpada do seu kit em todas as luminárias e teste todos os interruptores. Para testar as tomadas, coloque o carregador de celular ou outro item nas tomadas. Confira a campainha, o quadro de luz, pontos de telefone e antena de TV.
Teste as instalações hidrossanitárias
Abra todas as torneiras e chuveiros ao mesmo tempo, durante 1 minuto, e veja se a força da água permanece constante.
Verifique a saída de água nos ralos das cubas, pias e dos vasos sanitários, dando descarga em todos.
Com o balde, jogue água nos ralos para ver se a vazão é suficiente e se a água volta.
Teste a inclinação do piso
Em áreas molhadas temos um piso levemente inclinado para que a água escorra para o ralo. Assim, para checar se está tudo ok, jogue as bolinhas de gude e veja se elas vão para o ralo.
Verifique os ângulos e níveis Com o esquadro, verifique se as paredes estão a 90 graus, posicionando-o no encontro entre as duas faces. Com o nível de bolha, cheque se os pisos e bancadas possuem alguma inclinação indesejada.
Confira os revestimentos Revestimentos mal assentados ficam com um ar sob a peça, fazendo com que sejam mais frágeis, possíveis de quebrar, rachar ou desprender-se a qualquer momento. Bata com um cabo de vassoura no chão e nas paredes revestidas, se fizer um barulho oco significa que a peça foi mal assentada.
Atenção – mesmo que encontre problemas na vistoria, é possível pegar as chaves do imóvel. Porém, no laudo deve constar a ressalva de que esses vícios deverão ser reparados.