Política

Pacto Federativo terá nova audiência no dia 22

"Com a aprovação da PEC, teremos a possibilidade de legislar sobre causas importantes para Roraima, que hoje são de competência exclusiva da União", ressaltou o deputado Evangelista Siqueira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado discutiu nesta quarta-feira, 14, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047-12, que trata sobre a competência legislativa concorrente da União, Estados e o Distrito Federal, no Pacto Federativo.

A reunião foi acompanhada por cerca de 200 deputados de todo o país, que reivindicam mais autonomia para legislar.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Coronel Chagas (PRTB), e os parlamentares Evangelista Siqueira (PT) e Lenir Rodrigues (PPS) fizeram parte da comitiva organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Colegiado de Presidentes de Assembleias do Brasil.

A mobilização inédita que busca o fortalecimento da Federação conseguiu sensibilizar os senadores da CCJ, que decidiram promover uma audiência pública no próximo dia 22 de outubro, com a participação dos entes federados.

“Não há dúvidas sobre a proposta da PEC porque ela fortalece a Federação e deixa os estados legislarem sobre temas importantes. Com isso, diminui a incerteza jurídica, a demora na aprovação de leis importantes e fortalece o poder legislativo dos estados. Do Caburaí ao Chuí não tem quem não aplauda uma PEC como essa”, comemorou o presidente do Colegiado de Presidentes de Assembleias do Brasil, deputado Fernando Capez (PSDB-SP).

Os deputados Lenir Rodrigues e Evangelista Siqueira acreditam que a próxima discussão sobre a PEC será fator decisivo para a aprovação das mudanças no Pacto Federativo.

“O nosso engajamento acompanhando as discussões referente a PEC é importante para que os senadores votem com tranquilidade e segurança, devolvendo as assembleias legislativas esse poder de legislar. Com isso a sociedade de cada estado estará mais próxima de ver a resolução dos conflitos por meios de suas leis para sua própria realidade”, disse Lenir.

“Fortalecemos a caravana nacional e conseguimos a adesão de mais senadores. Com a aprovação da PEC, nós teremos possibilidade de legislar sobre causas importantes para nosso Estado que hoje são de competência exclusiva da União, como por exemplo, trânsito e propaganda. Quem está no Estado é quem vive as dificuldades e sabe de fato como resolver”, destacou Evangelista (PT).

Com informações da Secom/ALE-RR