Docore+BV

Decora BV 10 09 2018 6894

Estilo Escandinavo – simplicidade que encanta

8 dicas para usar o estilo escandinavo em qualquer ambiente

Você gostaria de viver em um ambiente que transmitisse leveza e tranquilidade? Pois então vai se identificar com o estilo escandinavo! Chamado também de estilo nórdico, ele surgiu no início do século XX, se embasando nas características dos artesanatos da região da Escandinávia, ao norte da Europa. Confira a seguir 8 itens para você se seguir na hora de montar o seu ambiente com estilo escandinavo.

1)    Para você adotar esse estilo na sua decoração, aposte no branco, a cor-chave do estilo escandinavo. O norte da Europa, com seus invernos serem longos e escuros, justifica o uso dessa cor para iluminar os cômodos.

2)    Elementos que indiquem simplicidade e algo como “fui eu que fiz” marcam o estilo escandinavo, por exemplo: luminárias com fio aparente, móveis com madeira de demolição, mesa com base de cavalete, etc.

3)    Esse estilo preza muito a referência ao que é natural. Materiais e texturas naturais, como o linho e o algodão, trazem sensação de aconchego e quebram a frieza do branco.

4)    Continuando na linha de preferência por materiais naturais, a madeira predomina no ambiente. Em tons claros, ela aparece no piso e nos móveis.

5)    A decoração escandinava segue o preceito de minimalismo e funcionalidade. Assim, os móveis são desenhados em linhas retas combinadas com formas curvas e suaves, transmitindo simplicidade e conforto.

6)    Bege, cinza, marrom e preto são as cores que complementam o branco no estilo escandinavo. Porém, diminuir o incômodo por causa do excesso de branco, usa-se texturas diferentes, estampas e cores em itens pontuais, como tons pastéis, vermelho queimado ou verde acinzentado.

7)    Detalhes aparentes na cor preta, madeira de demolição e móveis que parecem envelhecidos caracterizam o estilo. Um leve ar industrial tem tudo a ver e casa bem com detalhes clássicos e vintage.

8)    Um charme especial é aquele ar meio despojado. Essa “baguncinha” calculada é feita através de quadros no chão, iluminação com fiação aparente e objetos decorativos espalhados.