CASACOR Rio Grande do Sul
A CASACOR Rio Grande do Sul está na sua 25ª edição e vem com 48 ambientes que seguem a proposta da Casa Viva. Esse tema destaca um estilo de vida em que o usuário preza pela convivência com familiares ou amigos e pela harmonia com a natureza.
Esse conceito se repete em todas as mostras no país, como vimos em São Paulo na visita à CASACOR SP (perdeu essa visita? Dê uma olhadinha lá na Folha Web a matéria do dia 18 de junho!). Selecionamos nossos 7 ambientes favoritos da exposição para mostrar aqui para vocês!
Garden Room – Fernando Thunm
Área da piscina com jardim e espaço de lazer, com inspiração indochina. Destaque para o grande deck que parece flutuar sobre a piscina, com um lounge com sofás, poltronas e lareira, e para a iluminação da piscina, com tons amarelo-esverdeados.
A piscina, com formas sinuosas interage com o pergolado de madeira, com suas estruturas na cor preta e brises de madeira aparente. Todos os pisos e bordas são de concreto cimentíceo e atérmicos, muito apropriados para o uso de piscina.
Dormitório da Menina Surfista – Izabela Pagani
Nesse quartinho infantil há uma bela história por trás de toda escolha dos itens de projeto. A inspiração foi a atleta mirim Julie Arissa, que buscou no esporte uma forma de superação após a tsunami que devastou seu lar.
As cores, revestimentos e formas escolhidos foram para dar aconchego e auxiliar no processo de superação do trauma, para trazer o encanto e a paz do mar de volta para a vida da pequena atleta.
Chamado de “design afetivo” esse tipo de projeto traduz a ideia de casa como refúgio físico, mental e espiritual. A cama feita em baixo de um telhadinho, por exemplo, retrata um sonho de toda criança e reforça laços familiares e afetivos. No fundo da cama, a paisagem de um pôr do sol em uma praia traz o refúgio mental para o ambiente.
Clínica Médica
Esse ambiente veio para mostrar que a arquitetura de interiores pode criar ambientes que atendam às exigências dos órgão de aprovação e que ao mesmo tempo sejam aconchegantes, elegantes e super estilosos. A Clínica Médica explora a estética e cria um ambiente fora do padrão frio e impessoal que normalmente se vê nos ambientes de saúde.
Área de Serviço – Magali Montane e Fabi Penz
A área de serviço mais charmosa que você já viu! Esse espaço integrou área de lavar e secar roupas, despensa, depósito de ferramentas e materiais de limpeza, banho pet e varanda de forma harmoniosa. A novidade nesse espaço é a ideia de trazer lazer e prazer nas atividades rotineiras da nossa casa.
Aconchego da Serra – Michael Keller
O arquiteto trouxe o aconchego da serra a esse ambiente. A bancada alta tradicional da cozinha foi substituída por um banco baixo para trazer mais conforto e integração à mesa de jantar. O estilo adotado é de uma rusticidade elegante, com peças nobres interagindo com o piso de pedra, painéis em couro e revestimentos de madeira.
Pedacinho Azul do Papel – Lineastudio Arquitetura
Quarto para um menino de 10 anos que estimula a imaginação e a criatividade. O mobiliário, feito em compensado naval e toques de cores, foi pensado para gerar um ambiente informal. Esse lado despojado é visto, por exemplo, no colchão sobre um tablado em substituição à cama tradicional. Destaques para o papel de parede com estampa pintada à mão e ao cano de bombeiro para a criança descer do piso superior.
Refúgio a dois – Karen Feldman
Um ambiente íntimo, relaxante e sofisticado. Com características minimalistas, uso de materiais nobres como o mármore, linhas retas, madeira, integração com o verde através da grande janela que emoldura o jardim, faz do ambiente um refugio onde as preocupações do dia a dia são esquecidas.