Mostra Elite Design
Para quem vem nos acompanhando há um certo tempo, hoje venho trazer mais uma novidade da nossa última viagem. No comecinho de setembro fui convidada pela Todeschini Boa Vista para fazer um tour no Rio Grande do Sul e conhecer a fábrica da empresa e todas as novidades do mundo do design de marcenaria. Assim, dividi as novidades em diferentes artigos. No da semana passada, contei como foi a visita à CASACOR RS, que aproveitamos para conhecer após o tour.
Essa semana vamos falar sobre a Mostra Elite Design, também em Porto Alegre-RS. Essa mostra foi uma surpresa muito boa! Foi uma visita fora da nossa programação que encheu os olhos e abriu as nossas mentes para novas ideias. Bônus especial: a presença de vários arquitetos nos seus ambientes assinados! Ninguém melhor que o próprio autor para explicar a sua obra e recepcionar o visitante com muito carinho, não é mesmo?
A Mostra Elite Design surgiu do anuário de arquitetura intitulado EliteDesign, que há 12 anos vem revelando o trabalho e talento de diversas empresas e profissionais da área. Em mais de 3 mil metros quadrados estão expostos os ambientes que trazem tendências de arquitetura, design, decoração e paisagismo. Confira abaixo os nossos recortes especiais da mostra!
Iluminação como decoração. Aqui a peça de design marcante ressignifica o conceito de iluminação com um abajur gigante em barrinhas de ferro.
Luminária-desejo do ano e protagonista dos mais diversos ambientes que já vi de 2017 pra cá. Com design futurista e marcante, a Luminária Sputnik, ou também Luminária Átomo, se destaca na decoração de cenários com visual urbano. Neste ambiente, destaque também para a cor nas paredes, que conversa de maneira harmoniosa com o piso, marcenaria e peças decorativas.
Arte marcante. Na mostra, pôde-se ver uma seleção criteriosa das obras de arte, de maneira que elas se integram com o ambiente não só quesito visual, com as cores e texturas, mas também no quesito conceitual.
A Carmem Miranda veio com a pergunta “E se?” – um questionamento feito de como seria o mundo e a cultura atual se os papéis entre brancos e negros tivessem sido invertidos na História. As girafas e a mesa remetendo a uma zebra dialogam com a proposta, trazendo referências à África.
Ambientes de alegria. A tendência atual na decoração é de proporcionar prazer nas pequenas atividades do dia-a-dia e em cada cantinho do nosso ambiente. Seguindo essa proposta, vemos um balanço no banheiro coletivo da mostra; e temos uma lavanderia muito bem decorada que dá até vontade de lavar as roupas!
Observe o cantinho para a horta na parede dos fundos – não temos mais desculpas para não ter nossa própria horta em casa!
Um dos ambientes que mais amamos! Uma pequena casa feita em contêiner, para a família passar as férias na serra. Dois quartos, um banheiro e uma sala-cozinha todos feitos no maior capricho. Como em todo o restante da mostra, temos o uso da cor com sabedoria e a mistura de materiais, como o MDF e a pedra natural na bancada.
Quartinho infantil. Quarto para três irmãos, com proposta montessoriana, muita marcenaria em tom amadeirado claro e pontos de cor.
Destaque para a árvore em MDF
Os anos 50 continuam com tudo! Seja em peças decorativas isoladas ou na pegada do ambiente como um todo, os anos 50 prevalecem como referência na decoração.
Destaque para o teto do restaurante, revestido com tecido estampado; para o espelho articulado, em que é possível ver o look por todos os ângulos.
Pensar fora da caixinha
Novos revestimentos, maneiras diferentes de usar as cores e materiais, layout fora do tradicional, etc. Os arquitetos repensaram as premissas rotineiras que temos em nossas cabeças de como deve ser um piso, uma cama, uma estante, e por aí vai.
Na primeira imagem, o espelho do banheiro coletivo foi substituído por um jardim vertical, enquanto que os espelhos ficam na área externa. Na sala de jantar, a árvore suspensa é o elemento de maior destaque do ambiente. Atenção para a mesa – feita de tijolinhos de cerâmica.