Social

Coluna Social 27 10 2018 7144

COM NADA

* Graças a Deus que domingo já acontece a votação do segundo turno das Eleições 2018, pois ninguém aguenta mais tanta fake news, manifestações de ódio e ataques a candidatos e correligionários. Essa foi, sem dúvida, a campanha mais suja dos últimos tempos, onde a internet, especialmente as redes sociais e os grupos do aplicativo WhatsApp, se transformaram não só numa lixeira gigante a céu aberto, mas numa autêntica praça de guerra com os mais diversos tipos de violência e despudor.

COM TUDO

* Até o dia 31 deste mês, quem for ao Pátio Roraima Shopping vai conferir a exposição fotográfica “Pintando o 7”, de Vanessa Ramos, que realiza essa ação em homenagem ao mês das crianças e para mostrar o lado inocente dos pequenininhos, a bagunça e a diversão. São 43 crianças – com idades entre seis meses e 13 anos – que participaram do ensaio. Para a exposição no Pátio Roraima, foram selecionadas 17 fotos, que os clientes podem conferir na entrada principal do shopping.  É gratuito!

Miro Braz (Salão Miro Cabeleireiro/Casa do Cabeleireiro), ladeado por Cássio Dib e Joana Darc Peixoto

Na Folha

* Neste domingo, as equipes do Grupo Folha estarão novamente realizando a cobertura da Eleição.

* A partir das 8 horas da manhã, haverá informações atualizadas na Folha Web (www.folhabv.com.br), flashes na Rádio Folha 100.3 e segunda-feira reportagens completas sobre o pleito no impresso.

Grafita RR 1

* O V Grafita Roraima, um dos maiores eventos da região norte, voltado a integração do espaço acadêmico com as produções artísticas urbanas, ocorrerá entre os dias 29 a 31 de outubro e de 1° a 2 de novembro de 2018.  

* Dentro da programação deste ano estão oficinas, mesa redonda, pintura, mural e grafite e batalha de B- Boys nas artes. O evento reunirá artistas de Arte Urbana de diferentes estados e países e terá cerca de 200 colaboradores e alunos. Informações: http://ufrr.br/component/content/article?id=4906

Tay Trindade, esbanjando charme e alto astral

Grafita RR 2

* O projeto V Grafita Roraima é uma realização do Polo Arte na Escola UFRR, cursos de Artes Visuais e Música da instituição, em parceria com a Visual tintas, Colorgin e editora da UFRR. As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do e-mail [email protected].

* Mais informações sobre o evento no site ufrr.br/poloarte e os contatos para entrevista poderão ser feitos pelo telefone (95) 99148-5818 com Marcos Vinícius.

Série 5 Star

* A Casa do Cabeleireiro estará realizando o evento “Série 5 Star” com o técnico Wahl Brasil, Gledson Ferreira, na próxima segunda-feira, 29, das 9 às 17h no C.T.A da Av. Ataíde Teive. 

* Tendências e variações do fade estrutura, Finalizações e penteados tudo com máquinas e lâminas especiais Wahl serão os temas ministrados. Informações: 3224-1568, 3625-5151, 99117-3119 e 98118-3119.

DJ Estrela em plena atividade, no clic de Luan Pablo Amarante

Palestra

* A Escola do Poder Judiciário traz a Roraima na próxima terça-feira, 30, o ministro aposentando do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti que irá proferir palestra com o tema: “Da conduta do Juiz e do Advogado”.

* O evento é voltado para magistrados e profissionais da área do Direito. O evento ocorre a partir das 15h no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. Os interessados podem se inscrever no site da EJURR pelo link https://educa.enfam.jus.br/inscricao-da-conduta-do-juiz-e-do-advogado. Os participantes receberão certificado.

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada às gêmeas Izadora e Izacarla Petri, que trocam de data em dose dupla neste sábado.

* Também trocando de data hoje Fernanda Camilo Horta, Zerbini Araújo, Carlos Nantes e Otoniel Ferreira.

* A TV Assembleia, canal 57.3, fará a cobertura completa do segundo turno das Eleições 2018, a partir das 8h, com três equipes que estarão nas ruas da Capital e em dois municípios do Interior acompanhando a votação.

* A programação envolverá 40 profissionais, para que o telespectador possa ter notícias em primeira mão ao longo do dia. 

* A população poderá acompanhar as notícias pelo Facebook (https://www.facebook.com/ale.roraima/), que transmitirá a movimentação nos colégios eleitorais, podendo ainda os internautas interagir em tempo real.

* Durante o pleito, segundo informou a coordenadora da TV, Sônia Lúcia Nunes, haverá boletins, nos quais os repórteres mostrarão, ao vivo, a votação dos candidatos, eventuais trocas de urnas e demais fatos envolvendo o pleito.

PERFIL

Vinicius Marques Saturnino: “Nunca desistam de seus sonhos, se querem seguir qualquer profissão, se dediquem e se esforcem que a realização acontecerá” (Foto: Jader Souza)

O Perfil encerra o mês de outubro, que tem o dia 12 dedicado às crianças, com uma justa homenagem ao garoto bailarino Vinicius Marques Saturnino, 9 anos, integrante do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. Depois de concorrer com 5,8 mil crianças de 9 a 11 anos, entre candidatos do Brasil e da Argentina, para uma seleção que durou três dias, em Joinville, Santa Catarina, foi aprovado para estudar na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, a única filial no mundo de uma das mais renomadas escolas de balé do planeta, que tem sede na Rússia.

*Como despertou o interesse pelo balé?

Na verdade eu nem queria fazer aulas de balé, mas minha mãe soube do programa Abrindo Caminhos e fez nossas inscrições, pois tenho um irmão e uma irmã que também fazem balé. Eu e meu irmão viemos sem interesse algum para a primeira aula, só mesmo para atender ao pedido da mãe. Mas gostamos tanto que quando chegamos a nossa casa dissemos que iríamos continuar no balé do Abrindo Caminhos.

*Sua mãe ficou feliz, mas e seu pai?

Meu pai também ficou feliz, aliás, ele sempre apoiou a gente em tudo, nos dá apoio, incentivo e sempre acompanha a gente quando vamos nos apresentar em algum evento promovido pelo Abrindo Caminhos.

*Como é sua dedicação aos treinos?

São dois dias de treino por semana. Sou muito dedicado e aprendo tudo muito rápido. Sabe por quê? Porque desde a primeira aula, que eu não queria vir, eu decidi que quero ser um bailarino profissional. A professora Isnaíra [Isnaíra Menezes é professora de balé do Abrindo Caminhos] é muito exigente, mas acho isso válido para quem quer seguir carreira.

*Como você chegou até o Bolshoi no Brasil?

Pesquisando na internet minha mãe viu que o projeto MGT faria uma seleção para modelos de passarela aqui em Boa Vista. Então fomos pra esse evento e chegando lá tinham dois profissionais do Bolshoi fazendo inscrição para testes e me inscrevi. Após passar pela bateria de testes, passou um tempo eles deram a notícia de que eu havia sido selecionado para as audições no Bolshoi no Brasil, lá em Joinville.

*E a expectativa para ir à seleção em Santa Catarina?

Eu já estava feliz da vida por ser selecionado aqui, imagina ir para essa segunda etapa. Minha professora intensificou os treinos, tive o incentivo de minha família. Eu queria ir para ganhar e eu tinha certeza disso, porque me esforcei bastante. Minha mãe estava muito nervosa e eu tranquilo. Às vezes era preciso eu acalmar ela. Nossa, a ficha demorou muito para cair.

*O Bolshoi é muito exigente. Foram difíceis as etapas lá em Joinville?

Não muito, mas uma que fiquei um pouco tenso foi a etapa médica, porque eram dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, cardiologistas e outros avaliando a gente. Mas graças a Deus que no final deu certo. Eu não sabia que tinha, até então, um biotipo que agradasse aos exigentes profissionais do Bolshoi.

*E qual é a sensação de saber que a partir do ano que vem você será aluno da Escola Bolshoi no Brasil?

Não poderia ser melhor. Estou muito feliz, pois é um sonho que está se realizando. Assisti a um espetáculo lá e me vi em cima daquele palco, como aluno Bolshoi. A partir do ano que vem será uma nova etapa da minha vida. Irei me dedicar ao máximo, até porque sei que para continuar lá dentro, por oito anos, precisarei ter notas boas. Quero dançar em muitos palcos ainda. Vou pra lá, mas um dia quero voltar à Boa Vista para repassar o que aprendi dentro Bolshoi para essas meninas e meninos que sonham em se transformar em um bailarino profissional.

*E o Abrindo Caminhos?

Aqui é minha segunda família. Fui bem recebido e, mesmo antes de ter sido aprovado para o Bolshoi, todos sempre me trataram e ainda continuam me tratando muito bem. Eu cheguei aqui em outubro do ano passado, sem saber de nada sobre balé. Mas com esforço, determinação e disciplina eu aprendi e ainda tenho muito a aprender e a conquistar. Ainda sou aluno daqui, vou continuar me dedicando, até porque teremos agenda de eventos e o Natal da Assembleia no mês de dezembro. Vou sentir muitas saudades, mas jamais esquecerei que tudo começou aqui.

*Deixe uma mensagem de incentivo para seus colegas que fazem balé:

Nunca desistam de seus sonhos, se querem ser bailarinos ou seguirem outra profissão, se dediquem e se esforcem que a realização acontecerá.