Vintage ou retrô? Descubras a diferença entre os dois estilos na hora de decorar
Vintage, para a decoração, refere-se a um produto antigo, mas de excelente qualidade. É um estilo característico das décadas de 20 a 60 e são originais dessa época e, portanto, normalmente são peças de alto valor.
Na decoração vintage o que normalmente encontramos são porcelanas, cristais, luminárias, eletrodomésticos, sofás, poltronas etc.
Retrô é uma releitura. Significa “para trás” – é tudo aquilo que foi produzido nos dias atuais, mas tem uma pegada “antiguinha”.
Vintage X Retrô
Alguns designers consideram Vintage apenas peças produzidas entre 1920 e 1960, enquanto que outros afirmam que qualquer peça com mais de 20 anos pode ser chamada de vintage. O que acontece é que o termo “vintage” ficou associado a peças desse período, porém qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos de idade é considerada vintage.
Poltrona Temes (à direita) tem desenho baseado em dois ícones do design moderno: a cadeira de Joaquim Tenreiro, projetada nos anos 1940-50 (à esquerda) e a La Chaise, de Charles e Ray Eames, de 1948 (no centro).
Cadeira Pantosh (à direita) de 2008 (Leonardo Lattavo e Pedro Moog). Tem como inspiração a poltrona Willow (Charles Rennie Mackintosh, 1902-04), à esquerda, e a cadeira Panton (Vener Panton, 1968), no centro.
Buffet desenhado por Giuseppe Scapinelli. Buffet retrô com portas azuis.
Telefone vintage e seu modelo atual, em estilo retrô
Um toque final com objetos ou móveis menores dá o ar de nostalgia buscado nesse tipo de decoração