ENTRADA
Voltando a rotina depois de vários dias de aprendizado e novidades gastronômicas, trago na bagagem muitos sabores como: os azeites mineiros da zona da Mantiqueira; o Serra dos Garcia de azeitonas Arbequinas, e Borriello com um blend de azeitonas arbequina e grappolo, ambos com a menor acidez, 0,2%.
Ainda experimentei os biscoitos de polvilho da marca mineira Nazinha que está com uma linha de biscoitos gourmet assinadas pelo chef Claude Troisgros nos sabores: curry, ervas finas, chocolate, pecorino romano e original com sal marinho, todos os produtos são sem glúten e sem lactose.
A farofa paraense Sekiama, totalmente funcional feita com farinha de mandioca, sementes variadas como gergelim, linhaça, chia, girassol; e castanhas do Pará e de caju, com azeite de oliva extravirgem.
Os produtos feitos com o mel silvestre da Serra da Mantiqueira da marca Mbee como: granola; mel in natura; stick com 12 meles; meles da linha aromas e sabores com limão, capim cidreira, bergamota, amêndoa e gengibre.
Esses foram alguns produtos brasileiros que conheci nessa viagem e recomendo. Nas próximas semanas trarei mais novidades com receitas feitas com alguns desses produtos.
A receita dessa semana é um cuscuz paulista com camarão da chef Ana Spengler que trabalha com a marca Smart temperos.
E não deixem de assistir na TV Folha BV a coluna Letras Saborosas que esta semana tem receita de leites vegetais de coco e castanha do Pará.
Até o próximo Sábado
——————————————-
PRATO DO DIA
Cuscuz paulista com camarão
Receita da chef Ana Spengler, da Smart Temperos
INGREDIENTES:
400g de farinha de milho flocada 02 colheres (sopa) de farinha de tapioca 500g de camarão médio limpo 250 ml de água 04 tomates picados 01 tomate em rodelas 01 colher de sopa de polpa de tomate 01 cebola picada 02 dentes de alho picados Azeite a gosto 02 ovos cozidos Tempero Smart sal e pimenta do reino com moedor a gosto
MODO DE PREPARO:
Temperar o camarão com sal e pimenta moído na hora e reservar. Num fio de azeite, refogar a cebola e o alho. Juntar o tomate picado e a massa de tomate, juntar o camarão e refogar, deixando malpassado.
Acrescentar a água. Colocar as farinhas numa tigela grande e despejar o molho de camarão. Misturar bem. Untar uma forma de furo central com óleo, colocar no fundo alguns camarões, intercalados com rodelas de ovo. Colocar rodelas de tomate nas laterais, intercalando com rodelas de ovo e camarões. Encher a forma com a massa do cuscuz, apertando bem e cuidando para manter a decoração lateral.
Assar em banho-maria, forno pré-aquecido em 180ºC, por 20 minutos. Desenformar e servir.
——————————————-
Fotos do lançamento do livro “Culinária Brasileira, Muito Prazer” na Mercearia do Conde, em São Paulo
Na semana passada foi o lançamento do livro Culinária brasileira, muito prazer da escritora Roberta Malta Saldanha no qual trabalhei por mais de dois anos com ela. Foi gratificante ver no lançamento grandes nomes da cozinha brasileira de norte a sul do Brasil prestigiando esse livro que a Daliana Cascudo, neta do escritor potiguar Luis da Câmara Cascudo, descreveu como sendo o livro que traz a verdadeira geografia da alimentação no Brasil.
Fiquem com algumas fotos desse momento lindo para a cozinha brasileira que mostrou que é possível unir os profissionais em torno de um bem maior, a culinária brasileira, dos seus ingredientes e tradições.
Adriana Lucena de Natal e Flávio Trombino de Belo Horizonte
Anna Beatriz Dias e Bettina Orrico de São Paulo
Eu e Denise
O livro Culinária brasileira, muito prazer está a venda pelos sites da livraria Cultura e Amazon
Rô Gouvêa e Ciça Roxo do Rio de Janeiro. Jonatas Moreira de Maceió