Bom dia,
Além do presidente eleito Jair Bolsonaro, que se elegeu prometendo implodir o velho esquema de coalizão de governo, onde parlamentares trocam apoio no Congresso Nacional por cargos e verbas públicas, também muitos governadores estaduais ganharam a eleição prometendo seguir a mesma direção. Ontem, o presidente eleito teve de recuar na indicação do futuro ministro da Educação por pressão da chamada bancada evangélica. Ele queria ter como ministro um dirigente do Instituto Ayrton Senna, mas findou aceitando o nome indicado pela bancada.
Essas pressões também virão na esfera estadual, inclusive, aqui em Roraima, não será diferente. A Parabólica já andou auscultando murmúrios que vêm dos corredores da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), e aponta, pelo menos, dois recados que os parlamentares vão mandar ao governador eleito: na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) – a tendência é que seja aprovado um limite máximo de 5% para o remanejamento de verbas através de decreto –, e quando da votação dos nomes indicados para os órgãos da administração indireta, que necessitam de aprovação dos parlamentares para ser efetivados.
DESTRAVANDO
A informação partiu do senador Telmário Mota (PTB) por telefone, desde Brasília. Sobre o Linhão de Tucuruí ele disse que o processo para sua construção já começa a ser destravado pela equipe de transição do novo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em março próximo, os índios Waimiri-Atroari devem fazer uma reunião para aprovar o Plano Básico Ambiental (PBA) apresentado pelo consórcio ganhador do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no longínquo ano de 2011. Há sete anos passados.
DESTRAVANDO 2
É ainda o senador Telmário Mota quem assegura que até abril/2019 sairão as licenças ambientais necessárias ao prosseguimento das obras de construção do Linhão. Para o senador petebista, essas licenças que já haviam sido expedidas no governo Dilma Rousseff (PT), não tiveram prosseguimento até agora, por não interessar ao governo emedebista de Michel Temer (MDB) e a seus aliados locais. “Eu não tenho dúvida que o novo governo do presidente Jair Bolsonaro vai destravar essa obra que é primordial para o desenvolvimento de Roraima”, diz Telmário.
TRANSIÇÃO 1
As reuniões entre as equipes do atual governo de Suely Campos (PP) e do futuro governo de Antonio Denarium (PSL) começaram na prática ontem, quinta-feira (22.11). São várias as equipes setoriais, e pelo menos três ex-integrantes do primeiro escalão do atual governo estão entre os assessores escolhidos por Denarium para sua equipe de transição. São eles: Alexandre Henklain (engenheiro e ex-secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento), Márcio Granjeiro (engenheiro agrônomo e ex-presidente da Codesaima) e Anselmo Gonçalves (economista e ex-secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde).
TRANSIÇÃO 2
A equipe indicada pelo novo governador para tratar da transição na Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) é composta de sete técnicos, tendo como coordenadora a pedagoga Tânia Soares de Souza. Ela é cunhada do novo governador Antonio Denarium, e tem grande experiência na área social, pois trabalhou por vários anos no Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), ambos aqui em Roraima. A primeira reunião da transição ocorreu na manhã de ontem, quinta-feira (22.11).
PRESTÍGIO
O General de Brigada, Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que deixará o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Lobo D’Almada), sediada em Boa Vista, no próximo dia 1º de dezembro, está com prestígio em alta no Exército Brasileiro (EB). Ele deverá ser o novo comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, uma das mais prestigiadas unidades militares do EB. Sem qualquer dúvida é um dos postos de elite mais cobiçados entre o alto oficialato brasileiro, e sinal de que para a Brigada Lobo D’Almada são designados oficiais de primeira linha. Isso é bom para Roraima.
EQUIPE
E, ontem, quinta-feira (22.11) futuro ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro, o economista Paulo Guedes anunciou mais três integrantes de sua equipe de trabalho, todos economistas: Pedro Novais para presidir o Branco do Brasil (BB); Pedro Guimarães para dirigir a Caixa Econômica Federal (CEF ) e Carlos Von Doellinger para a presidência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). A equipe econômica do novo governo está quase completa; e está constituída por economistas liberais, quase todos com doutoramento na Escola de Chicago, e falam por uníssono em diminuir o Estado brasileiro, isto é, vão privatizar.
AGRICULTURA
Fontes da Parabólica informam que dois nomes estão sendo analisados pelo governador eleito Antonio Denarium para ocupar a direção da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAP), uma das mais estratégicas do novo governo. Uma ala dos apoiadores de Denarium defende a indicação do ex-deputado federal Airton Cascavel (PSB), que já foi secretário municipal de agricultura de Boa Vista, na administração do ex-prefeito Iradilson Sampaio (PSB). Ele também foi vice-governador de Neudo Campos e presidente da Codesaima. Outra corrente de apoiadores, mais da ilharga do governador eleito quer a indicação do engenheiro agrônomo Renato Lopes.