Minha Rua Fala

Minha Rua Fala 12 11 2018 7374

DOIS HOMENS E UM SÓ DESTINO NO MÊS DE DEZEMBRO

Lê-se na Bíblia, em João, Capítulo 11, versículos 25-26: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Não são as palavras que irão traduzir os nossos sentimentos de admiração e apreço. E, não é preciso que juntemos belas frases, ou que recorramos aos mais coloridos ornatos da linguagem, para expressar-lhes os nossos sentimentos de admiração e respeito por estes valorosos homens, que cada um em seu tempo, fizeram por Roraima.

O Brigadeiro da Aeronáutica Ottomar de Souza Pinto (nasceu em Petrolina/Pernambuco, em 19 de janeiro de 1931). Foi Deputado Federal constituinte (1986-1990), juntamente com a esposa, Marluce Moreira Pinto. Em 1990, foi eleito Governador do Estado de Roraima, tornando-se o primeiro governador eleito do Estado (1991-1994). Nessa época implantou o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual de Roraima. Em 1996, foi eleito prefeito da capital, Boa Vista.

Em 2004, no dia 10 de novembro, Ottomar foi reeleito governador, mas houve confrontos eleitorais com o concorrente ao cargo, Francisco Flamarion Portela. Neste embate, Ottomar não logrou êxito nos primeiros meses. Mas, após reanálise do caso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, Ottomar assumiu o governo no dia 10 de dezembro de 2004, permanecendo até 2006.

Em 2006, Ottomar Pinto foi reeleito para o governo, com 116.542 (cento e dezesseis mil, quinhentos e quarenta e dois) votos, representando 62,39% dos votos válidos.

Dentre suas realizações, no último período de governo, podemos citar: a valorização do servidor público, com a implantação da Escola de Governo, a criação do Restaurante Popular, reforma e ampliação da capacidade de atendimento no setor de saúde no Hospital Geral de Roraima, reforma das escolas localizadas no interior, com a alocação de professores, e a injeção de recursos no setor produtivo, com a aquisição de mais de 100 tratores que foram entregues aos produtores rurais. Some-se a isto, a manutenção do Programa Pró-Custeio, entrega de sementes e implementos agrícolas, além da reforma e ampliação da Feira do Produtor, no bairro São Vicente, finalizando com a recuperação das estradas e vicinais.

Em pleno governo, numa viagem à Brasília para tratar de assuntos relacionados às terras de Roraima, que deveriam passar da jurisdição da União para o Estado, Ottomar faleceu devido a problemas no Coração. Era o dia 11 de dezembro de 2007.

JOSÉ DE ANCHIETA JUNIOR – nasceu na cidade de Jaguaribe, interior do Ceará, no dia 11/03/1965. Era formado em Engenharia e veio para Roraima em 1991. 

Em 2004, assumiu seu primeiro cargo público como secretário de Estado de Infraestrutura de Roraima, além de assumir temporariamente a Secretaria de Estado de Articulação Municipal.Foi presidente do Conselho Rodoviário Estadual e membro do Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços. Em março de 2006, deixou suas atividades públicas para concorrer à vaga de vice-governador na chapa de Ottomar Pinto que disputaria a reeleição ao Governo de Roraima.Anchieta foi eleito como vice-governador.

Anchieta com a mãe Lindalva e a irmã

Em razão da morte de Ottomar, Anchieta assumiu o governo no final do primeiro ano de mandato, mantendo-se no poder até 2010. Naquele ano, renunciou ao cargo de governador em 4 de abril de 2014 para ser candidato ao Senado, mas não obteve êxito.

O período de gestão de José de Anchieta Jr. proporcionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Roraima. Uma pesquisa de 2011 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atestou um crescimento econômico de 7,65%, colocando o estado com os números de maior crescimento na região Norte. Como governador, Anchieta conseguiu junto ao Governo Federal uma ampla restauração da BR 174.Também asfaltou mais de 400 km de estradas vicinais, e investiu em obras de infraestrutura e saneamento, fazendo de Boa Vista a primeira capital brasileira com 100% de água tratada e, em parceria com a prefeitura, recuperou mais de 220 km de ruas.

Ex-governador com Shéridan Esterfany Oliveira de Anchieta

Para a segurança, Anchieta contratou novos policiais por concurso, investiu em armamentos e viaturas e instalou câmeras de monitoramento na capital. E, na área social, criou os programas Rede Viva, o Crédito Social e o Programa Cuidar.Anchieta construiu o Hospital de Rorainópolis (Hospital Regional Sul “Governador Ottomar de Sousa Pinto”), e dobrou o número de leitos da UTI do HGR.

Em 4 de abril de 2014, desincompatibilizou-se do Governo para lançar sua pré-candidatura ao Senado por Roraima. No pleito realizado em 5 de outubro de 2014, recebeu 48.309 votos para o cargo de senador por Roraima, equivalentes a 20,56 por cento do total de votos válidos. Com isso, terminou em 3º lugar, não sendo eleito.

Velário no Ginásio Hélio Campos

No dia 6 de dezembro de 2018, José de Anchieta Júnior (PSDB), de 53 anos, sofreu um infarto, foi levado ao Hospital da Unimed, mas não resistiu. Ele era casado com a deputada federal Shéridan Esterfany Oliveira de Anchieta.

O corpo de Anchieta foi levado para a sua cidade natal, Jaguaribe, no Ceará, onde, no sepultamento, recebeu honras militares e acompanhamento de músicas em violinos.