Social

Coluna Social 27 12 2018 7437

COM NADA

* Os venezuelanos começaram a deixar seu país há pelo menos uns três anos, mas em 2018 foi realmente o ápice dessa crise humanitária sem precedentes, que fez com que milhares de pessoas deixassem suas casas, sua cultura, sua história de vida inteira para trás, em busca de coisas básicas como comida e remédios. Boa Vista foi a porta de entrada para o Brasil, aonde muitos chegaram até a pé, carecendo de todo tipo de ajuda, inclusive emocional.

COM TUDO

* Nessa questão da imigração, há de se ressaltar a atuação dos voluntários na acolhida aos imigrantes. Enquanto o poder público “fechou os olhos” para a grave crise humanitária dos nossos vizinhos, pessoas de diferentes credos e de variadas classes sociais se uniram para dar apoio humanitário àqueles que perderam tudo e estavam em busca de uma nova oportunidade em país estranho. Destaque para o padre Revislande Araújo, da Paróquia Consolata, e o Movimento Mexendo a Panela.

Dra. Erika e Dr. Jean Michetti, em clic exclusivo para a Coluna

Ecumênico

* A Paróquia de Nossa Senhora da Consolata não era um abrigo oficial, é a casa do padre Revislande Araújo. Mesmo assim abriu suas portas para abrigar e alimentar milhares de famílias, contando com o trabalho dos voluntários e doações de benfeitores.

* Foi aí que surgiu o Movimento Solidário Mexendo a Panela, que em se tratando de solidariedade foi uma das coisas mais importantes que surgiram em 2018, principalmente pelo caráter ecumênico, pois conta com apoio de católicos, evangélicos, espíritas, budistas, entre outros.

Acolhida

* Outra coisa importante de 2018 foi a determinação do presidente Michel Temer em designar o Exército Brasileiro para coordenar a Operação Acolhida. Pensem em parceiros solidários e corretos! Pensaram? Pois multipliquem por dez. Assim são os militares que atuam junto aos refugiados.

* Além de organizados, eles deram aos imigrantes a segurança que eles precisavam nesse momento de total vulnerabilidade. Com eles, começou de fato a interiorização, renovando a esperança de quem tanto precisa.

Elisa América aproveitando final de tarde na Praia Grande

Fraternidade

* Quando se fala em solidariedade e acolhida aos imigrantes, não há como não falar da Conectas e da Fraternidade Sem Fronteiras, que vieram a Roraima exclusivamente trazer apoio aos imigrantes. Junto com essas ONGs, voluntários de todo o Brasil chegaram até Boa Vista.

* É hora de agradecer, especialmente a Wagner Moura e sua equipe; a Camila Asano e demais membros da Conectas, a Pablo Matos e todos da Acnur; a Cáritas, Jesuítas, enfim a todas essas pessoas de boa vontade que nos ajudaram a acolher nossos hermanos.

Xenofobia

* Mas nem tudo foi só solidariedade no difícil caminho dos refugiados em Boa Vista não, senhoras e senhores. Muitos venezuelanos foram humilhados, maltratados, vilipendiados, expulsos do país com violência por xenófobos travestidos de nacionalistas, e até assassinados.

* Felizmente, aqueles que incentivaram a violência e fizeram disso uma bandeira, chegando a se candidatar, tendo como única plataforma política os discursos de ódio contra os refugiados, foram derrotados nas urnas. Ganhou a solidariedade! O bem venceu!

Os primos Helton Batista, Amanda Melo e Bianca Melo: elegantes (Foto: Arquivo Pessoal)

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada a dois grandes médicos, o infectologista e intensivista Mauro Asato e o oftalmologista Rômulo Ferreira, ambos recebendo homenagens por conta do aniversário em dose dupla.

*Também inaugurando idade nova hoje Francisco Alves, Deusimar Batista e Simeão Peixoto.

*E tem mais colegas celebrando a vida nesta quinta-feira (27): Hélio Zanona Neto e Ariosto Murilo Santos Andrade.

*A Expresso Animal está com inscrições abertas para a “Corrida do Bem”. Interessados em participar devem doar rações, que serão entregues à Yawara Associação de Proteção Animal, no dia 02/02/18.

*Os pontos de entregas são: Expresso Animal, nas avenidas Capitão Júlio Bezerra, 2066, bairro Aparecida, e avenida Carlos Pereira de Melo, 3376, Caranã. Tem ainda a loja Roragro, na rua Poraqué (ao lado do Super Saraiva), barro Santa Tereza.

*Depois das festividades de Natal, o Pátio Roraima Shopping reabriu suas portas e, até esta sexta-feira, 29, funcionará normalmente. No dia 30 abrirá das 12h às 22h, sendo facultativo até 23h.

*No dia 31, das 10h às 19h, facultativo até 20h; e no dia primeiro de janeiro estará fechado, retornando suas atividades normais a partir do dia 2 de janeiro.

Diogo Alves encantando o boa-vistense com sua ‘Flores de Luxo’

TÁ VALENDO

Flores de Luxo

*Diogo Alves veio a Boa Vista fazer uma pesquisa de mercado para instalar (ou não) uma filial da ‘Flores de Luxo’. Mas nem foi preciso o estudo, devido à propaganda feita por quem já conhece seu maravilhoso trabalho. O empresário irá inaugurar sua loja nesta sexta-feira, 28, a partir das 19h, a avenida Glaycon de Paiva, 529, no mesmo prédio da Gilce Modas. Ele confecciona arranjos personalizados, cestas de café da manhã, buquês de noivas e arranjos para festas e eventos. (92-98159-5199 e Instagram@flores_deluxo).

Abrace Venezuela

*Abrace Venezuela é um lindo projeto, organizado pela Mackenzie Voluntário e Jocum Tríplice Fronteira, que atende 200 mulheres refugiadas em situação de vulnerabilidade, com o propósito de encaminhá-las para o mercado de trabalho, seja aqui em Roraima ou para outras regiões do país. E nesta quinta-feira, 27, a partir das 9h, realizará importante ação para esse público.

O casal Pedro Setúbal e Ingreid Barbosa: especial para a coluna (Foto: Arquivo Pessoal)