Letras Saborosas

Letras Saborosas 05 01 2019 7478

ENTRADA

Chegamos em 2019, estou muito animada com esse ano pelas previsões que fiz na última coluna de 2018.

Sempre fui de muito planejamento e acabava me perdendo na execução, os planos acabavam morrendo na intenção. Mas acabei aprendendo que a vida te leva para caminhos já destinados, onde o empreender é uma palavra e coragem a outra.

O blog Letras Saborosas surgiu oito anos atrás por causa de uma doença, onde precisei ficar na cama mais de vinte dias, e como sou inquieta resolvi iniciar um blog.

Primeiramente a intenção era de ajudar as pessoas que tem filhos ou que são alérgicas à proteína do leite de vaca transmitindo dicas e receitas, mas quando melhorei recebi o convite da diretora do jornal Folha de Boa Vista, Paula Cruz, para escrever uma coluna semanal.

Muito feliz e agradecida pelo convite aceitei o desafio e voltei à profissão depois de oito anos fora do mercado.

Muitos eventos, viagens, temperos e sabores depois, surgiu em 2018 a idéia da coluna sair do jornal para as redes sociais através da TV Folha BV. Saí da minha zona de conforto e do computador para semanalmente estar na tela com receitas feitas por profissionais da capital do extremo norte ou por mim, de forma didática, simples e rápida.

Em 2019, anuncio que em fevereiro, Letras Saborosas alça mais um vôo e se torna um espaço físico, na forma de uma cozinha, onde pretendo receber convidados daqui e de acolá para trocar receitas, ensinar, aprender, conversar e materializar todas as letras e sabores.

Enquanto não chega fevereiro, fiquem com uma receita minha, super saborosa, de patinhas de caranguejo ao vinagrete para as férias.

E um guia das receitas que estiveram em 2018 na coluna, para os leitores poderem buscar e fazerem em casa.

Bem vindo 2019! E até o próximo sábado!

——————————————-

PRATO DO DIA

Patinhas de caranguejo ao vinagrete

INGREDIENTES:

01 kg de patinhas de caranguejo 06 tomates sem pele e sem semente em cubinhos 03 cebolas grandes cortadas em cubinhos 06 dentes de alho cortados em cubinhos 01 maço de cebolinha e coentro 04 pimentas de cheiro em cubinhos Sal e pimenta vermelha a gosto 03 limões para suco Azeite de oliva a gosto

MODO DE FAZER:

Colocar as patinhas em uma vasilha com água, limão e sal e deixar um pouco.

Em uma panela tipo wok colocar o azeite e refogar o alho, a pimenta de cheiro e a cebola até ficar transparente.

Colocar as patinhas por cima desse refogado, colocar os tomates cortadinhos, um pouco da cebolinha e do coentro, um pouco de sal e de pimenta vermelha, fechar a panela para cozinhar as patinhas.

Sempre em fogo baixo e por no máximo dez minutos, pois o cozimento é muito rápido.

Finalizar corrigindo o sal e colocando mais cebolinha e coentro. Servir como entrada quente ou fria.

——————————————-

GUIA DE RECEITAS 2019

Hoje irei pontuar as 44 receitas que foram colocadas na coluna durante o ano passado. Vi que as receitas amazônicas e o uso de ingredientes locais imperaram, e a idéia é cada vez mais trazer produtos da Amazônia para valorizarmos a nossa cozinha.

Arroz com costela de porco, receita de Denise Rohnelt Araujo

RECEITAS DOS PROFISSIONAIS:

Baião de dois, Rubacão e Salada de Uarini com camarão da Ana Luiza Trajano (SP); Silveirinha de camarão e Monteiro Lopes da D. Anna Maria Martins (PA); Anéis de cebola e Cuscuz paulista com camarão da Ana Splengler (SC); Mousse de maracujá vegana da Carina Müller (SP); Bolinho de batata recheado com carne moída da D. Célia Pinheiro (RS);  Risotto de castanha da Daniela Martins (PA); Cheesecake de banana Erol Kaba (Marrocos); Ceviche de banana do Fabrício Goulart (RS); Pão italiano recheado da Fernanda Nogueira (RR); Ragú de ossobuco amburana com creme de mandioquinha do Guilherme de Rosso (PR); Carne picada do Ivan Lopes (PR); Angu com queijo da canastra e lingüiça de porco do João Diamante (RJ); Chica doida Macuxi e  Bacalhau da casa do Jorge Cardoso (RR); Cheesecake prática, Mini quiche de alho poró e Pastelinho  da Josi Fidelis (RR); Bacalhau com natas e camarão da Lucia Beserra (RR); Chambari ou ossobuco com purê de batatas da Marcia Maboni; Pão de bacon do Renan Campelo (RR); Quiche de queijo do site Panelinha Rita Lobo; Bolinho de piracuí com geléia de abacaxi do Saulo Jenning (PA); e Costelinha de porco no tucupi com cuscuz de farinha d’água da Tanea Romão (MG).

Cheesecake prática, da chef Josi Fidelis

SALGADOS: Arroz com costela de porco no tucupi negro; Arroz com legumes; Arroz com pernil de porco; Baixaria (prato do Acre); Bruschetta de coalhada seca com pepino e limão; Pão de queijo da cunhada;  Pato no tucupi; Pieroge ou Verenike; Salsicha tipo aperitivo; Torta integral de cebola.

Risotto de castanha do Pará, da chef Daniela Martins

DOCES: Biscoito de castanha do Pará; Bolo de Caroçaí (projeto SENAI); Bolo de natal com cobertura de castanhas; Bolo de nozes com recheio de baba de moça; Bolo de tapioca; Creme de castanha com cacau e cumaru; Torta de coco sem farinha da Vó Ivanowska

Rubacão, da chef Ana Luiza Trajano