Bom dia,
Não será por falta da presença de ministros do governo Bolsonaro que os roraimenses vão perder a esperança de que, enfim, o governo federal vai ajudar o estadual e as prefeituras locais, no enfrentamento da crise financeiro/orçamentária e dos problemas da migração de venezuelanos que afundam a vida de todos no Estado. Sob a coordenação de ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, chegam hoje a Boa Vista – para uma permanência de dois dia entre a capital e a cidade fronteiriça de Pacaraima – nada menos que outros cinco ministros: Wagner Rosário (CGU), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Ricardo Vélez Rodríguez (Educação), LuizMandetta (Saúde) e Osmar Terra (Cidadania).
Embora o enfoque aparentemente central das ilustres visitas seja para avaliar os estragos provocados pela migração, é possível que esses ministros e a ministra possam ter condições de melhor avaliar o atoleiro em que estamos metidos. Tomara que o governo local – a Folha tentou obter essas informações, sem êxito – e as prefeituras recebam os integrantes ministeriais com propostas concretas e objetivas, e que possam ter respostas em curto prazo. É bom lembrar que, no ano passado, vários ministros vieram a Roraima – Osmar Terra entre eles –, inclusive o próprio então presidente, Michel Temer (MDB). Falaram, prometeram e nada fizeram. Deixaram o governo do Estado sangrando até sobrevir a marota intervenção federal.
Quem sabe, agora, a situação será diferente.
CONHECIMENTO
É bom alguém fazer chegar aos ouvidos dos ministros que chegam hoje a Boa Vista a informação de que nada menos que 12 das 15 prefeituras existentes em Roraima não receberam qualquer centavo relativo ao primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que deveria ter sido repassado no último dia 10 de janeiro. E não receberam porque a Receita Federal do Brasil simplesmente bloqueou 100% desses recursos por conta de falta de pagamento da Previdência Social, Pasep e ouras dívidas. A quebradeira é geral.
SABATINA
O governador Antonio Denarium (PSL) já enviou mensagem governamental para a Assembleia Legislativa indicando os nomes dos presidentes das autarquias para votação dos deputados estaduais. Serão sabatinados, assim que se encerrar o recesso legislativo, Marcio Grangeiro (presidente do Iteraima); Mariana Poltronieri (Junta Comercial); Igo Brasil (diretor-presidente do Detran); Airton Soligo Cascavel (Femarh); José Vandelino (Iacti); Haroldo Campos (Iper) e Gelb Platão (Aderr). Ao lado da apreciação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, serão os primeiros desafios políticos do novo governo junto aos deputados estaduais.
VISITA
A deputada estadual Betânia Medeiros (PV) visitou ontem a redação da Folha. Acompanhada do jornalista Jânio Tavares, ela falou de algumas prioridades que pretende adotar durante seu mandato. Disse reconhecer a profunda crise social e econômica do Estado, e por isso pretende apoiar as medidas positivas que possam ser propostas pelo governo de Antonio Denarium, embora não o tenha apoiado em ambos os turnos da eleição de 2018. Betânia Medeiros é advogada e empresária do ramo industrial.
ABRIGOS
A Prefeitura Municipal de Boa Vista anunciou que está aberta a licitação para concessão de exploração publicitária em 200 abrigos simples de passageiros com estrutura metálica e painel de vidro do transporte coletivo. Se feita com seriedade, pode ser mais uma boa fonte de receita para os cofres do município. Tomara que seja.
CONTÊINER
Outra novidade vinda da Prefeitura vem da Secretaria Municipal de Educação é a contratação de empresa para aquisição de módulos tipo sala, formados por contêineres, para ampliação de salas de aula em escolas da rede municipal de ensino. A empresa classificada Pertec Pernambuco – deve ser mera coincidência – vai levar a bagatela de R$ 4,6 milhões pelo período de um ano.
ARMAS DE FOGO
Pelo menos dois parlamentares federais – o senador eleito Mecias de Jesus (PRB/RR) e seu filho, o deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB/RR) – já se manifestaram publicamente favoráveis ao decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza a posse de armas de fogo para os cidadãos brasileiros, assinado terça-feira (15), em Brasília-DF. Eles argumentam que as armas de fogo são para proteção do cidadão de bem.
SIMPLES
Aliás, sobre o banzeiro que a esquerda brasileira anda fazendo contra o decreto de Bolsonaro, um leitor da Parabólica mandou, via WhatsApp, a seguinte mensagem: “Ora, o decreto não obriga ninguém a comprar ou ter a posse de qualquer arma de fogo. Se alguém não deseja tê-la, não a tenha. Simples assim!”, diz o leitor.
PAGOS
Da Secretaria de Comunicação do governo estadual recebemos a seguinte Nota: “Em relação à nota ‘Salários’, publicada na Parabólica desta quarta-feira, 16, a Cerr [Companhia Energética de Roraima] esclarece que os salários dos servidores que estavam em atraso foram normalizados durante o período de intervenção federal [de 11 a 31 de dezembro], incluindo a segunda parcela do 13° salário. O salário referente ao mês de dezembro foi efetuado no dia 11 de janeiro de 2019”.
INEFICAZ
Em decisão publicada, ontem, no Diário Oficial do Poder Judiciário, o juiz Luiz Fernando Mallet (como desembargador convocado) diz que a operação comandada pelo Ministério Público Estadual de busca e apreensão, realizada na Assembleia Legislativa do Estado e na residência de seu presidente, restou total ineficaz diante de tantas falhas ocorridas durante sua execução. A ação corre, agora, em segredo de Justiça.