Social

Coluna Social 01 02 2019 7622

COM NADA

* A violência continua intensa na nossa cidade com vários roubos em plena luz do dia nos lugares mais inusitados, além dos muitos assassinatos diários. Nesse período, por exemplo, há várias gangues especializadas em roubos de motocicletas que são utilizadas em assaltos diariamente nos mais diferentes bairros de Boa Vista, da mais longínqua periferia ao Centro da cidade. Recentemente, uma denúncia chamou a atenção: uma moça foi assaltada dentro da Secretaria Municipal de Educação.

COM TUDO

* Se chama Gatuxi o grupo de voluntários que atua acolhendo gatos abandonados nas ruas da cidade e trabalhando com a prevenção dos maus-tratos. Na verdade, Gatuxi é uma espécie de ONG, que funciona há cinco anos em Boa Vista no bairro Jardim Floresta (Rua Abrelina Pena). É uma iniciativa necessária e merece todo tipo de apoio, desde ração para os animais abandonados que foram acolhidos a contribuições para melhorar a estrutura e interessados em adotar os bichinhos. Informações: 991410651.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), Ronald Rossi Ferreira, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Luís Ricardo Davanzo: prestigiando a posse da nova diretoria da CAARR

Reconhecimento

* Aplausos para o delegado Rodrigo Gomides, titular do 1º DP, e sua dinâmica equipe de investigadores, que elucidaram um intrigante crime contra o patrimônio público que vinha atormentando os lojistas da Ville Roy desde o final do ano passado.

* O elemento que atirava nas vitrines das lojas já havia feito cerca de 15 ataques e houve estabelecimento comercial que foi alvejado por 3 vezes. Num trabalho de investigação minucioso, ele foi identificado. O prejuízo dos lojistas ultrapassou 130 mil reais.

Luto

* Por conta do falecimento da matriarca Rosilene Pereira, sua mãe e fundadora da Comunidade Indígena da Nova Esperança, o coordenador do Batizado Indígena, programado para os dias 9 e 10 de fevereiro, anunciou o adiamento do evento para data a ser posteriormente divulgada, pela coordenação e comissão organizadora.

* A Comunidade de Nova Esperança, onde será realizada a iniciativa cultural, entra em luto oficial de 30 dias. D. Rosilene deixa 10 filhos, 61 netos, 36 bisnetos, 2 tataranetos e um legado de luta em prol da causa indígena.

Os defensores públicos Geana Oliveira, Jaime Brasil Filho, Frederico Leão e Eduardo de Carvalho, no clic de Luan Pablo Amarante

Da Mineração

* Três anos depois da tragédia de Mariana, ninguém foi efetivamente punido pelas mortes ocorridas, muito menos pela irrecuperável degradação do meio ambiente que deixou a comunidade inteira sem ter como sobreviver. 

* Em Brumadinho, a tragédia se potencializou e por mais que se faça, nada poderá reparar as dezenas de mortes, pois as pessoas não voltarão. E daqui a 50 anos ainda haverá resíduos tóxicos no meio ambiente. Ainda assim, tem gente cuja bandeira é mineração em terra indígena.

Da Mineração II

* Os que defendem mineração em terras indígenas alegam que os índios vivem na miséria e que extrair minérios é necessário para promoção do desenvolvimento. Na verdade, os índios vivem num paraíso, onde rios, florestas e seus habitantes valem mais do que qualquer ouro ou diamante.

* Não há mineração que não cause danos à natureza e que não comprometa a qualidade de vida das pessoas. A ganância, o desrespeito à cultura e ao meio ambiente são o que afoga tudo num verdadeiro mar de lama, como em Mariana e Brumadinho. #prontofalei!

As atuantes médicas Sayuri Itikawa e Ragly Rossi, especial para a coluna (Foto: Luan Pablo Amarante)

#RÁPIDAS

* A página de hoje é dedicada ao jornalista Jessé Souza, que nesta sexta-feira fica um ano mais brilhante.

* Também trocando de data hoje, o radialista D’Barros, José Francisco Luitgards Moura e Maria Paula Sales Lemos.

* Quase R$ 1,5 milhão foi negociado até o momento por pessoas físicas e jurídicas junto a Caerr, por meio da campanha “Cliente Padrão”, que oportunizou aos inadimplentes ficar em dia com a empresa.

*A campanha segue até esta sexta-feira, 1º, disponibilizando várias possibilidades de negociação.

* O usuário pode optar por quitar as faturas com descontos de até 100% nos juros e multas, dependendo do montante da dívida, e também pode parcelar em até 60 vezes, com entrada de 10% a 30% de desconto.

* O propósito é disponibilizar condições especiais de renegociação de dívidas para que o cliente participe e a empresa possa reduzir o nível de inadimplência que chega a R$ 149 milhões. 

* Com a arrecadação, a Caerr vai investir em obras de expansão, seja na rede de água, seja de esgoto, beneficiando milhares de pessoas em todo o Estado.

Girley Araújo e Saulo Oliveira, em clima de altíssimo astral (Foto: Luan Pablo Amarante)

TÁ VALENDO

Posse

* O centro das atenções do País será, sem dúvida, Brasília, onde acontece a posse de deputados federais e senadores. Muita gente de Roraima se deslocou até a Corte para prestigiar correligionários, amigos e familiares que tomam posse nesta sexta-feira.

Promoção

* A The Best Vip, do Pátio Roraima Shopping, está com quase toda a loja a 50% de desconto. Por lá, encontram-se vários acessórios lindos para o carnaval, além de anéis e outros produtos com precinhos simbólicos. A promoção é por tempo limitado! #VemProPátio

Jessika Oliveira, Garota Matrinxã 2018 (Foto: Luan Pablo Amarante)