Cotidiano

Bombeiros são acionados para conter incêndio às margens do Rio Branco

Cortina de fumaça dificultava a visão de condutores de veículos que trafegavam pela BR-401, na tarde de ontem

No início da tarde desta sexta-feira, o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foi informado, por meio de um telefonema, que havia um incêndio de grandes proporções às margens do Rio Branco. Um motorista que se deslocava em direção ao Município do Cantá, ao Centro-Leste do Estado, comunicou que estava com dificuldades para dirigir e que a fumaça atrapalhava o trajeto, assim que atravessou a Ponte dos Macuxi, na BR-401.

“Eu liguei porque temi que algum acidente grave acontecesse, sem contar que o fogo pode se alastrar e ficar pior do que já está”, disse o condutor Francisco Nogueira. Uma cortina de fumaça se formou por pelo menos uma hora, quando os homens do Corpo de Bombeiros chegaram para combater o incêndio. Eles explicaram que o lavrado é seco e libera muita fumaça durante a queima, por isso parecia ser mais intenso.

Os combatentes disseram que o incêndio foi controlado e que não sabem a causa, nem suspeitam quem poderia ter ateado fogo, podendo existir a possibilidade de que, com o calor que deixa o ar mais seco e a vegetação quase sem vida, até mesmo uma garrafa de vidro pode ser causadora do incêndio, ao servir como uma lente que potencializa os raios do sol, como se fosse uma lupa, fazendo surgir chamas no capim seco.

Os bombeiros alertaram que a população que trafega pela BR-401 não jogue baganas de cigarro ou qualquer produto ou material inflamável. No caso de ontem, não houve registro de vítimas e nem danos materiais. (J.B)