Paredes em 3D – a febre do momento
Se você curte uma parede 3D e não quer que a sua casa ou negócio seja apenas “mais uma decoração com 3D”, confira as dicas a seguir!
Os revestimentos em 3D estão por toda a parte nas construções por nossa cidade, podendo até enjoar aqueles que já viram demais desse tipo de revestimento por aí. Essa semana trouxe algumas opções de revestimento para vocês e dicas de como usá-los sem cair no lugar-comum!
Mas afinal, o que são revestimentos 3D?
São revestimentos vendido em placas, e podem ser montados em qualquer parede, desde o banheiro até a fachada. Eles possuem um efeito tridimensional, com sensação de profundidade e volume. São ótimas opções para locais onde se deseja uma decoração mais arrojada, são fáceis de limpar e protegem a parede da água.
Revestimento Tangram, da Portobello
Dica 1: Ambientes pequenos e escuros pedem linhas mais suaves, para não gerar uma sensação de prisão, de que as paredes estão “dominando” todo o ambiente. Enquanto que ambientes mais amplos e claros, podem abrigar revestimentos mais ousados.
Dica 2: Direcione a iluminação para a parede revestida. Isso irá valorizar a peça e fará com que o efeito 3D apareça ainda mais.
Dica 3: Não use o 3D se você pretende usar muitos móveis e muitos artigos de decoração! Os revestimentos 3D são normalmente com muitos detalhes e a chance de ficar sobrecarregado é alta.
Dica 4: Puxando a deixa da dica 3, uma decoração clean funciona muito bem, pois não vão brigar por atenção com o 3D. Atenção – clean não é sem nada ou sem personalidade! Aposte então em móveis com poucos detalhes, e nada muito estampado.
Dica 5: Não aposte todas as fichas no 3D. Pense no todo! Não é porque uma parede vai receber um revestimento 3D que está tudo ok na sua decoração! Dessa forma o ambiente vai ficar sem graça e parecer “mais uma parede 3D” que já vimos por aí até cansar.
Dica 6: Atenção na hora de assentar o revestimento – a maioria possui o lado certo para ficar para cima indicado no verso da peça. Caso assente de maneira errada, grande parte do efeito se perde.
Dica 7: Use o mínimo de recortes possível. Janelas, portas, portais, entre outras interferências fazem com que tenhamos que recortar as peças. Isso pode ocasionar danos às peças, além de um desperdício maior e que o efeito fique comprometido devido às várias interrupções visuais.
Revestimento Stelle Bianche, da Biancogres
O 3D não precisa ser muito chamativo – aqui, temos o Tetris Gold, da Eliane, em que há um jogo de luz e brilho criado pela aplicação de fios metálicos dourados, que se expandem em várias direções. O acabamento diferenciado é um convite ao toque.
Revestimento Trapezio, da Decortiles.
Malla Sweet Gold, da Roca
Twenty Deluxe, da Decortiles
Origami, da Castelatto
Assista à versão em vídeo da coluna: