COM NADA
* Até o fechamento desta edição, ontem, às 17h, já havia mais de 20 horas que a população de mais da metade da Venezuela estava sem energia elétrica. Um apagão gigante que começou na noite anterior varou o dia causando transtornos diversos, especialmente no sistema de transporte onde os metrôs pararam de funcionar. As informações que se tem é que o blackout foi de propósito para que os coletivos (milícias) pudessem agir livremente e o povo não tivesse como mostrar as imagens ao mundo.
COM TUDO
* A Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizou ontem uma sessão solene, pelo Dia Internacional da Mulher, com palestras e homenagens com o diploma “Mulheres de Destaque” a mulheres dos vários segmentos da sociedade. Na verdade, foi uma grande confraternização de mulheres de todos os Poderes e das mais diversificadas representatividades. O megaevento festivo encerrou-se com um coquetel servido no hall da Casa.
A juíza Graciete Sotto Maior, ladeada pela jornalista Elissan Paula Rodrigues e Neuza Leal (Foto: Jader Souza)
Denúncia
*É dever de todo cidadão de bem denunciar para o mundo que o Brasil está sim, mesmo que involuntariamente, alimentando o regime do ditador Nicolás Maduro, por meio da fronteira da Venezuela com o Estado de Roraima.
* A fronteira, fechada há dias pelo ditador, só está fechada mesmo para receber ajuda humanitária e pra população que está do lado de lá morrendo de fome. Mas os militares venezuelanos entram e saem de Pacaraima a hora que querem com carros carregados de mantimentos.
Denúncia II
* Na verdade, a situação na fronteira Brasil/Venezuela é bastante complexa e requer providências das mais urgentes por parte do governo federal. Como foram os venezuelanos que fecharam a fronteira e não o Brasil, as autoridades brasileiras não podem fazer nada com relação à entrada e saída de estrangeiros do lado de cá.
* E desta forma, os aliados de Maduro pressionam o povo faminto e continuam fazendo o que bem entendem, inclusive entrando e saindo do Brasil pra fazer compras e alimentar as milícias que lhes dão suporte. #prontofalei.
Coronel Vanisia Santos, uma das palestrantes na Assembleia Legislativa durante a solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Jader Souza)
Alerta
* A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde de Roraima emitiu nota colocando o Estado em alerta para identificação de casos da gripe H1N1.
* Isso ocorreu após o registro de mortes provocadas pelo vírus no vizinho Amazonas.
Estágio
* O Pátio Roraima Shopping continua recrutando estagiário para área financeira/auditoria. Ainda resta uma vaga. Os requisitos são: estar matriculado em ensino superior em cursos da área administrativa ou ensino médio e índice de rendimento acadêmico acima de 8.
* Além disso, o candidato deve ter proatividade, responsabilidade, disponibilidade para trabalhar aos fins de semana, desejável trabalhar com Excel. Benefícios: o valor da bolsa é R$ 791 a R$ 900 +vale-transporte.
Beatriz Magalhães Brito, inaugurando idade nova
Estágio II
* O candidato que for selecionado como estagiário para o Pátio Roraima Shopping terá acompanhamento e participará de um programa de treinamentos.
* Ao fim do estágio, estará apto para o mercado de trabalho lidando com metas, planilhas, relatórios de auditoria operacional, trabalho em equipe, entre outros. Interessados, enviar o currículo para o email: [email protected].
#RÁPIDAS
* A página de hoje é dedicada à presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, conselheira, Cilene Lago Salomão, que neste fim de semana recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.
* Também inaugurando idade nova no domingo, a atuante médica Odete Domingues e mais Maria Jaime Menezes e Sara Monteiro.
* Uma comitiva formada por 11 deputados estaduais participará de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas, sobre as obras da linha de transmissão de energia entre Roraima e Amazonas, o chamado Linhão de Tucuruí.
* O evento será realizado nesta segunda-feira, 11, a partir das 9h, e busca verificar junto às instituições envolvidas quais os entraves para que a obra seja iniciada. O impasse sobre a construção vem desde 2011.
PERFIL
Alfredo Wapixana: “…estamos abrindo as portas das nossas casas para recebê-los com muito carinho…”
Alfredo Silva Wapixana é graduado em Letras pela UFRR e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (Universidade de Brasília). O atuante líder indígena desenvolve importantes trabalhos desde 1985, quando assumiu a presidência da Associação dos Povos indígenas de Roraima, a Associação TWM (Taurepang, Wapixana e Macuxi), sendo também presidente da Federação Indígena Brasileira- FIB. Alfredo é pioneiro na introdução do turismo em áreas indígenas de Roraima desde o início do ano 2000 com a formatação da Trilha Ecológica do Coatá, como o primeiro produto turístico da Comunidade Indígena da Nova Esperança. Atualmente, desenvolve relevantes trabalhos culturais naquela comunidade, onde inaugura, neste sábado, uma nova fase com a introdução do etnoturismo, espaço que abre a possibilidade de o turista conhecer in loco elementos importantes da cultura indígena. Hoje, 9, e amanhã, 10, o centro das atenções da Terra Indígena São Marcos será, sem dúvida, a Comunidade de Nova Esperança, onde acontece extensa e diversificada programação, tendo como ponto alto o batizado indígena.
* Como surgiu a ideia de realizar o batizado indígena aberto pra não índios?
A idéia do batizado aberto a visitantes tem um fundo educativo, que é justamente permitir que as pessoas possam ter um conhecimento mais próximo e aprofundado de elementos importantes da cultura indígena.
* Qual é expectativa dessa iniciativa?
O batizado tradicional indígena é a porta de inauguração dessa nova fase da atividade turística da Nova Esperança. Isso ajudará a diminuir o preconceito que as pessoas têm dos povos indígenas justamente pelo baixo nível de conhecimento do que nós somos de verdade.
* O
batizado indígena na Comunidade Nova Esperança acontecerá neste sábado e domingo. Como será a programação de abertura?
A programação de abertura terá como ponto de inserção das pessoas com a nossa cultura a degustação das nossas iguarias e a pintura corporal ou facial para se sentirem “parte de nós”. Teremos danças, rituais e várias manifestações culturais no decorrer desse período.
* E quanto à programação de encerramento?
O encerramento será com um dos momentos sagrados da nossa cultura que é a refeição juntos… E como não poderia deixar de ser, muito forró de pé de serra pra encerrar a celebração com alegria.
* Esse evento fará parte do Calendário da Terra Indígena São Marcos?
Com certeza. Porém, nosso propósito é que o Batizado Tradicional Indígena integre o calendário turístico do Estado de Roraima daqui pra frente.
* Como é feita a escolha das pessoas que irão receber nomes indígenas?
A escolha dos nomes segue dois critérios: primeiro, de pessoas que trazem de fato um DNA indígena. O segundo, o grupo que integra as pessoas que admiram as culturas indígenas e têm alguma vinculação afetiva ou profissional com a questão indígena, especialmente aquelas que de alguma forma contribuem com a nossa cultura, respeitam as nossas origens e atuam na defesa dos direitos e prerrogativas da nossa gente.
* O que os visitantes encontrarão na Comunidade de Nova Esperança nesses dois dias?
A comunidade vai proporcionar aos visitantes participarem de pescarias indígenas, produção da medicina tradicional, outras vivências culturais, como fabricação de farinha, beiju, caxiri etc… Serão momentos de verdadeira interatividade cultural.
9- Indígenas de quantas etnias participarão desse grande evento?
Estarão participando indígenas das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Sateré Maué e Patamona. Os Pemons participariam, no entanto, essa crise fronteiriça inviabilizou suas participações.
* Que mensagem você deixa à comunidade indígena e aos visitantes?
Nós, indígenas, temos uma cultura rica que precisa ser conhecida. Nós estamos abrindo as portas das nossas casas para recebê-los com muito carinho. Portanto, venham nos conhecer e viver momentos importantes ao nosso lado. Participe do nosso batizado, serão muito bem-vindos!