Cotidiano

Candidatos dizem que UFRR é peça fundamental para o desenvolvimento de RR

Professores apresentaram propostas de gestão; no próximo domingo, mais dois candidatos serão entrevistados no Agenda da Semana

Dois candidatos à reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participaram na manhã deste domingo, 18, do programa Agenda da Semana, da rádio Folha AM 1020. Entrevistados pelo radialista Getúlio Cruz, os professores Jefferson Fernandes e Frank James afirmaram em seus discursos que a instituição tem papel fundamental para o desenvolvimento do Estado nas mais variadas áreas de conhecimento.

Em campanha para as eleições que ocorrem no dia 5 de novembro, os candidatos explanaram sobre suas propostas e também sobre os acertos e erros das gestões anteriores. Durante uma hora de entrevista, eles puderam expor suas propostas frisando pontos como melhorias na qualificação, mais investimentos em tecnologia e pesquisa, condições de vivência universitária, gestão administrativa, entre outros.

Para o candidato da Chapa 15 “Ufrr Forte”, Frank James, de base aliada à atual administração da reitora Gioconda Martinez e que tem como candidato a vice o professor Joel Menzinho, é necessário que a universidade dê continuidade aos trabalhos realizados pela reitora e aprofunde-se no melhoramento e nas condições da formação acadêmica.

“Nós queremos melhorar, ampliar e fazer uma administração com uma interlocução entre todas as unidades. Sabemos ainda que a universidade tem uma interação com a sociedade, e por isso trabalharemos para formar profissionais capazes de desenvolver a sociedade roraimense”, afirmou.

Conforme Frank James, sua chapa elaborou o ‘Plano Estratégico UFRR projeto 2025’, que busca explanar o que a universidade pretende atingir nos próximos dez anos. “Vamos buscar o crescimento da universidade com qualidade, desenvolvendo todas as áreas para capacitar melhor todos os docentes”, explicou.  

Outro ponto destacado pelo candidato foi a realização de um estudo que identifique e solucione os altos índices de evasão acadêmica. “Queremos identificar as causas e trabalhar no combate à evasão. Para isso, sabemos que é preciso melhorar as condições de permanência dos alunos no campus com a instalação de um cartão estudantil unificado, uma área para que eles possam passar o horário de almoço e ter uma interação, uma ambientação melhor, entre outros fatores”, afirmou Frank James.

Já o candidato Jefferson Fernandes, representante da Chapa 12 “Diálogo e Renovação Amanhecerá a UFRR”, que tem como candidato a vice-reitor o professor Américo Lira, ressaltou que sua candidatura se baseia em universalizar os diálogos na academia, desenvolvendo as áreas de atuação da universidade com ações de integração, humanização e gestão compartilhada. “Nós entendemos que a função mais importante que a universidade oferece é a social e para isso sabemos que é necessário um grande trabalho de humanização que possa ouvir todas as áreas que a UFRR abrange”, destacou.

Ele explicou que, se eleito, sua gestão trabalhará em ações que integrem a instituição e possam desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Sabemos que nossa proposta é inovadora neste aspecto, pois temos as demandas em nossa proposta e as soluções efetivas para elas”, reforçou.

Ainda durante o programa, os dois candidatos afirmaram que é necessário ter um olhar diferenciado para os cursos com formação de profissionais especializados, como Engenharia, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo. “Esses futuros profissionais terão um potencial enorme para desenvolver o nosso Estado trazendo uma mão de obra qualificada e preparada para dar todo o suporte ao desenvolvimento do nosso Estado, o que considero fundamental”, enfatizou Jefferson Fernandes.

“Não vejo como o nosso Estado pode se desenvolver sem um investimento real em tecnologias que possam impulsionar este crescimento. Sabemos que Roraima tem um setor primário muito forte e trabalharemos para qualificar profissionais que possam ir para o mercado e impulsionar este setor é de suma importância”, ressaltou Frank James.

Amanhã, 20, os candidatos participarão, à noite, de um debate no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), no campus Paricarana da UFRR. No próximo domingo, 25, mais dois candidatos à reitora da UFRR serão entrevistados no Agenda da Semana, que começa às 9h. (J.L)