Uma semana dedicada à música é o que o público boavistense terá, a partir de amanhã (20), com a realização do projeto ‘Música na Estrada’, que entra para sua 5ª edição este ano. O festival Música na Estrada está viajando por estradas amazônicas para levar a integração cultural ao Norte do País.
Os shows e as oficinas são inteiramente gratuitos. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Grupo Estácio e Kommitment Produções.
Em Roraima, a partir desta terça-feira (20), serão realizadas oficinas de violino, vioncelo/contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trombone, regência e percussão.
Além disso, está marcado para a quinta-feira (22), o início das apresentações, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), com a cantora e pianista Leila Pinheiro que apresentará sua parceria com o Amazonas Jazz. Para sexta-feira (23), está programada a apresentação do Amazonas Filarmônica e no sábado (24) do Corpo de Dança do Amazonas. Todas as apresentações serão no CAF, a partir das 20h.
A ideia do festival é que artistas de Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista, Belém e Macapá, se apresentem em suas cidades e também em outras, ao lado de convidados de outras regiões do país por meio da música e das artes cênicas.
Conforme o diretor da Kommitment, Fernando Ramos, “através desse intercâmbio a região pode crescer culturalmente e, em longo prazo, podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos daqui da região e outros, de outras regiões do Brasil, e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”.
O Música na Estrada é um dos maiores projetos culturais da Região Norte. Depois de quatro edições dedicadas à música de concerto e oficinas instrumentais nas principais capitais do norte e centro-oeste do país, o Festival amplia sua proposta artística abrindo espaço para a música instrumental e artes cênicas. Em paralelo às atividades artísticas, o projeto realizará ainda palestras sobre Gestão Cultural e as já tradicionais oficinas de aprimoramento musical.
No site http://musicanaestrada.art.br/, os fãs e internautas poderão se atualizar, trocar ideias e esclarecer dúvidas sobre o evento. Na página, o visitante também poderá se inscrever para as oficinas instrumentais. Antes de fazer a inscrição, é importante verificar com atenção as oficinas que ocorrerão em cada cidade.
Antes de passar por Boa Vista, o projeto já esteve em Rio Branco e Manaus. Daqui, o ‘Música na Estrada’ vai para Macapá, Belém e finalizará em Porto Velho.
Com informações da Assessoria do evento