Social

Coluna social 04 05 2019 8126

 Com Nada 

* Pelo visto, não há nada nesse mundo capaz de resolver nosso problema crônico da internet, que afeta todo o Estado constantemente com lentidão e verdadeiros apagões. As justificativas são sempre as mesmas: “rompimento de cabos de fibra ótica que nos liga ao Estado do Amazonas” e simplesmente “problemas técnicos”, que entra ano e sai ano e absolutamente ninguém nunca consegue resolver.

 Com Tudo 

* Um dos shows mais esperados do ano, promovido pela Fábrica de Eventos Boa Vista, acontece neste sábado na área externa do Iate Clube de Boa Vista. A efervescência “Tardezinha”, uma espetacular roda de samba com o renomado cantor Thiaguinho, terá os portões abertos a partir das 16:30, pois o estilo da festa é festejar o por do sol. Quem não adquiriu ingresso poderá fazê-lo no cartão, que também poderá ser usado no bar.

Mr. Cat 

* A Mr. Cat, marca exclusiva do Pátio Roraima Shopping, acaba de lançar sua promoção mais que especial para o Dia das Mães, em que, acima de R$ 300 em compras na loja, ganha-se na hora uma “bag” personalizada da marca. * Sem dúvida, uma excelente sugestão para os clientes que ao comprarem o presente das mães na loja, ganha uma “bag” personalizada e ainda aproveita as notinhas da mega promoção do Shopping.

O professor universitário Francivaldo Lima, recebendo quilométricas homenagens por conta de sua troca de data neste sábado. Na foto, ele divide clic com sua linda esposa, Dani Araujo e seus filhos, Junior e Carolina 

Promoção

* A propósito, a mega promoção do Pátio Roraima para o Dia das Mães, está de vento em popa e funciona nas compras a partir de R$ 300 em qualquer uma das várias lojas do Shopping. * Feita a compra, o cliente pega a nota e troca por uma caixa de chocolates exclusiva da Cacau Show, especial para as Mães. #VemProPátio

Equoterapia

* O Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães (Parque de Exposição Dandãezinho) vai ganhar mais 10 cavalos para atendimento aos assistidos.  Os animais serão doados pelo deputado Jeferson Alves (PTB), 2⁰ vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. O anúncio foi na última sexta-feira, 03, no auditório da Setrabes, durante a cerimônia de reinício das atividades do Centro.

 A maravilhosa Nina Ribeiro, recebendo a visita da irmã Divininha, que mora na Alemanha 

Equoterapia II

* O serviço de equoterapia, desenvolvido pelo Centro Estadual Thiago Vidal Magalhães, é um método terapêutico e educacional para pessoas com deficiência e/ou problemas no desenvolvimento. Essa atividade estava sem funcionar desde dezembro do ano passado. * Atualmente com 200 pessoas matriculadas, o Centro dispunha de oito cavalos, que não eram suficientes para atendimento da demanda. A doação de mais dez animais, certamente impulsionará os trabalhos no local.

Copa Norte 

* O empresário Vando Santa Cruz está com sorriso de orelha a orelha, após a confirmação de que o Santa Cruz Futebol Clube, representará Roraima na disputada Copa Norte 2019.  * As competições acontecerão em Porto Velho, Rondônia, no período de  16 a 19 de maio.

Vando Santa Cruz, em climas de preparativos para a Copa Norte 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao líder indígena Jonas Marcolino que hoje recebe homenagens de parentes e karaiwás por conta de sua troca de data. * Também inaugurando idade nova neste sábado, Airton Cascavel, Antonio Ribeiro de Melo, Andréia Cruz e Aline Honorato.  * Domingo, quem está de aniversário é Selma Rodrigues (esposa do senador Chico Rodrigues.  *Também trocando de data domingo, o empresário João Peres (Supermercados Peres), Lucimary Bezerra e João Batista dos Santos (Lavanderia Cristal) *Considerada a melhor da cidade, a Feijoada do Élson acontece todos os sábados no H=Jeeps Bar (Parque Anauá / acesso via portão pelo bairro dos Estados).  * E Neste sábado haverá 4 tipos: Feijoada raiz, Feijoada Macuxi, Feijoada Nutella e Feijoada Venaga. Todas com diferentes ingredientes e mais os seguintes acompanhamentos:  * Arroz branco, arroz com talo da couve, farofa de banana, abacaxi fatiado, couve selada, molho de pimenta in natura olho de peixe e malagueta no abacaxi * Pode comer no local e pedir pra viajem e a partir da segunda feijoada ganha-se 1 guaraná Schin 2LT (cartão de crédito e débito) Informações:  95 991122500

Perfil

Chanceler Henrique Sartori: “A formação superior é algo que agrega muito para uma boa inserção no mercado de trabalho”

Henrique Sartori é chanceler da Estácio desde fevereiro deste ano. Ele é doutor em Ciência Política, mestre em Direito e Relações Institucionais e Desenvolvimento. Já foi ministro da Educação substituto, secretário-executivo do Ministério da Educação, secretário nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC e secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).

* Qual é o papel do chanceler na Estácio e quais são as perspectivas para esse novo desafio?

O papel do Chanceler está relacionado à representação institucional, ao fortalecimento da imagem e reputação da Estácio como líder do setor educacional privado no Brasil, além-claro, do apoio ao corpo dirigente da instituição nos mais variados assuntos, sobretudo aqueles relacionados às questões acadêmicas. As perspectivas são as mais positivas possíveis. A Estácio é reconhecida pela qualidade que entrega e pela boa reputação que tem. Trabalhar com pessoas que tem o mesmo objetivo e com grande experiência na área da educação superior é sempre muito gratificante e desafiador.

* Recentemente o senhor escreveu sobre os desafios da formação do professor. Gostaria que o senhor comentasse alguns pontos. O primeiro é quanto ao percentual baixíssimo de professores que indicaram ter, de fato, preparo para a profissão. Como a Estácio tem encarado essa questão e como pretende melhorar nesse aspecto?

Este é um ponto que devemos sempre ter atenção máxima. Atualmente, segundo a pesquisa que citei no artigo, cerca de 30% dos professores entrevistados não se sentem preparados para enfrentar uma sala de aula, ou seja, o ambiente normal de um docente. Isso demonstra que a licenciatura ou a formação do docente no Brasil tem que melhorar neste aspecto. Atualmente está em tramitação uma base de formação para professores, visando, sobretudo a educação básica e média. É vital seguirmos avançando na formulação de diretrizes que indiquem um melhor caminho, ligando a teoria e a prática, com o ideal de formação discente. A Estácio tem se dedicado para que os cursos de Licenciatura estejam conectados com o que há mais de moderno em termos de diretrizes e metodologias para que o aluno se sinta seguro ao seguir na profissão.

* Outro ponto é que o senhor defende ser necessário existir uma articulação entre os setores público e privado. Num país onde é cada vez mais difícil a classe pobre chegar numa faculdade, a sua proposta passa por esse aspecto de facilitar esse acesso?

A ed
ucação superior no Brasil é ofertada em mais de 75% pelo setor privado. As demandas da sociedade por profissionais capacitados para auxiliar o desenvolvimento do país devem estar conectadas com este setor. Cabe ao setor público entender que o setor privado da educação superior no Brasil forma cidadãos que estarão diretamente vinculados ao setor produtivo e que farão a diferença por uma sociedade melhor. A política de financiamento e acesso precisa estar presente na pauta de qualquer governo. Em 2024, o Plano Nacional de Educação chegará ao fim e o país está muito longe de atingir as metas estabelecidas, principalmente quando falamos do número de matrículas.

* Qual a sua visão sobre as novas possibilidades de acesso ao ensino superior oferecidas pelo EaD? Como a Estácio vê a possibilidade de oferecer ensino de qualidade com a ajuda da tecnologia?

A educação a distância é uma realidade e ao mesmo tempo, indica que será uma modalidade mais do que presente no futuro da educação. Além de permitir levar a educação superior em diversos lugares no país e potencializar a oferta, o EAD garante que novas ferramentas, tecnologias e metodologias sejam incorporadas na educação. A Estácio investe nesta modalidade e prima por uma plataforma exclusiva e de altíssima qualidade, sem contar que seus cursos EAD são tão bem avaliados quanto os presenciais. Atualmente a base de alunos EAD da Estácio ultrapassa os 200 mil alunos, com crescimento de 19% no número de matriculados, referente ao último trimestre de 2018. Isso demonstra que muitos alunos optam por nossos cursos pela qualidade, acessibilidade e oportunidade.

* Acha que o estudante hoje está mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho como ter autonomia, alta performance e saber lidar bem em situações de conflito?

Situações que envolvam habilidades pessoais e competências da educação, sempre estarão presentes no percurso acadêmico e escolar. Creio que o aluno de hoje é diferente da geração anterior e assim por diante. Cabe às instituições de ensino buscar a atualização das suas práticas, inserindo cada vez mais metodologias ativas e mecanismos de avaliação condizentes com a atualidade. A formação superior é algo que agrega muito para uma boa inserção no mercado de trabalho e em muitos casos, ela capacita exclusivamente para este fim, como por exemplo, os bacharelados e licenciaturas. Contudo, uma grande preocupação é envolver a teoria com as atividades práticas e estágios para que o processo educacional seja completo. Contudo, já sabemos que a educação é um processo e o profissional, mesmo depois de formado, terá que buscar sempre sua especialização e atualização em sua área de atuação.

* O que o aluno precisa ter em mente para ter uma jornada/experiência acadêmica bem sucedida?

Acredito que o aluno tem que ter em mente que ele é o protagonista desta jornada. A performance positiva na sua passagem pela educação superior dependerá muito mais dele do que ele imagina. Claro que, buscar uma instituição de qualidade e que garanta as condições mínimas para que ele atravesse esta jornada é muito importante. Porém, sua dedicação ao estudo, à leitura, à realização das atividades práticas e a um estágio de preparação, são fundamentais para conseguir atingir este objetivo. Sem dúvida alguma, a experiência acadêmica faz parte dos seus melhores anos de vida.