Cerca de 105 famílias responsáveis por lotes de túmulos em situação de abandono no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, zona Sul, têm até hoje para procurar a direção da unidade e regularizar a situação. A medida foi publicada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) no final do mês passado e, até a tarde de ontem, 20, apenas cinco famílias realizaram o procedimento.
Os responsáveis por terrenos que não comparecerem terão os restos mortais do familiar transferido para um ossuário individual. Para regularizar o terreno, o familiar deverá pagar entre R$ 80,00 e R$ 222,00, a depender do tamanho do lote.
Conforme explicou a administradora interina do cemitério, Iglesia Abreu, os lotes convocados estão há mais de cinco anos em situação de abandono. “São locais que detectamos abandonados e sem nenhum tipo de visita, por isso estamos convocando os responsáveis para que possam renovar o contrato caso seja de interesse. Caso não, serão revertidos para o Município de Boa Vista porque precisamos atender a demanda”, frisou.
Abreu ressaltou que o procedimento já foi realizado outras vezes. Quando retirados dos túmulos, os restos mortais são encaminhados para os ossuários individuais, onde permanecem por dois anos. Se a família não se manifestar, os restos são levados para o ossuário coletivo. “Não haverá prorrogação de prazo, por isso é importante que eles compareçam. Foi divulgado na mídia e não tem mais volta. Depois que são despejados no ossuário coletivo, os ossos se misturam aos demais”, afirmou a administradora.
A lista com o nome dos falecidos, cujas famílias devem procurar a direção do cemitério para a regularização do terreno, está disponível no Diário Oficial do Município do dia 21 de setembro e pode ser acessada pelo link: http://www.boavista.rr.gov.br/diario-oficial, a partir da página 48.
Para realizar o procedimento, os familiares devem comparecer ao Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado na avenida Paulo Coelho, Nº 389, São Vicente. Serão exigidos os documentos pessoais do familiar, comprovante de residência e a certidão de óbito do falecido. Caso estejam enterrados mais de um, é necessária a certidão da primeira pessoa a ocupar a cova.
OBRAS – Com a proximidade do Dia de Finados, feriado no qual se homenageia os parentes já falecidos, no dia 02 de novembro, a direção do cemitério informou que só serão permitidas obras nos lotes até esta sexta-feira, 30. “Após esse prazo, o cemitério passará por uma limpeza geral e será preparado para o Dia de Finados, portanto, quem não tiver terminado a obra terá que parar o que está sendo feito”, informou Iglesia Abreu.
Quem for encontrado realizando obras entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro será autuado e notificado pela administração do cemitério. “Estaremos com uma equipe trabalhando intensamente na fiscalização destas atividades”, ressaltou.