Bom dia,
Jair Bolsonaro está longe de ser considerado um bobo que não sabe o que fala. Ele chegou à presidência da República Federativa carregando na bagagem uma montanha de 57 milhões de votos. Fez uma campanha sem muito tempo no horário gratuito de rádio e televisão, passou boa parte dela internado num leito hospitalar depois de sofrer um atentado que quase lhe ceifou a vida e não compareceu a qualquer debate público com seus adversários. Apostou em utilizar redes sociais, sempre adotando uma linguagem agressiva, mas focada em alguns temas como o combate à corrupção; a degeneração de valores da família cristã; o tamanho do Estado; a política ambiental entreguista; e o toma lá, dá cá vigente na relação entre o governo e os políticos.
Contra todas as previsões, inclusive de indicações apontadas por pesquisas de intenção de votos, Bolsonaro assumiu com competência o papel de intérprete do sentimento de mudanças que parece ter sido possuído pela maioria dos eleitores. Saiu vencedor do pleito, apesar de nunca ter mostrado um desenho completo de suas ideias capaz de esboçar um plano global de propostas consistentes para tirar o Brasil da crise.
Quem tem capacidade para fazer tudo isso num processo eleitoral relativamente curto nunca poderá ser classificado como bobão, neofacista e de não ter freios ao dizer aquilo que aparentemente pensa. E nesse sentido, as reações às recentes declarações de Bolsonaro fustigando adversários, especialmente no campo ideológico, sobre direitos humanos e ambientalismo. O presidente da República – que voltamos a dizer, não é um bobão qualquer – deve estar focando num objetivo que seus críticos, que se julgam melhor preparados, ainda não perceberam.
IRREGULAR
O Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) manteve decisão cautelar contra a Prefeitura de Iracema por suposta utilização irregular de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A denúncia foi oferecida pelo partido Patriota. À Folha, o prefeito do município, Jairo Ribeiro (MDB), disse que vai aguardar a convocação do TCE para apresentação de defesa. Entretanto, classificou a denúncia como mais uma tentativa clara de perseguição política contra a sua gestão.
OUTRO LADO
A perseguição política referida pelo prefeito é focada no delegado Francisco Araújo, que disputou a eleição para prefeito do município em 2016. Ele é filiado ao Patriota, partido de quem partiu a denúncia. Em resposta, Araújo rebateu as afirmações do adversário ressaltando que “todas as provas encaminhadas dão a dimensão das irregularidades que estavam sendo praticadas pela atual gestão”.
DECRETO
A prefeita Teresa Surita (MDB) já publicou o novo decreto que estabelece os critérios de produtividade dos agentes municipais de trânsito. O decreto anterior estabelecia pontuações utilizadas como critério de avaliação para promoção e progressão funcional dos servidores. Antes, cada multa aplicada valia como um ponto e as ações de educação para o trânsito três pontos. Já o novo Decreto (Nº 0110/E), retira a pontuação por multa e aumenta o valor das atividades educativas realizada pelos agentes para quatro pontos.
AUDITORIA
Sobre a nota publicada ontem, cá na Parabólica, sobre a realização de auditoria na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), recebemos de um leitor a seguinte correspondência: “Essa auditoria citada na Parabólica já houve e não foi verificada nenhuma compra com preços superfaturados em relação àqueles praticados no mercado. O período auditado foi até julho de 2017”. Está feito o registro.
AUTORIZADA
A Amatur, empresa pertencente ao ex-deputado federal Remídio Monai, que hoje preside a Câmara de Comércio Brasil-Guiana, já está autorizada pelos governos brasileiro e guianense, a transportar passageiros, por via terrestre, de Boa Vista até Georgetown, que é cidade litorânea do Oceano Atlântico. Como se sabe, entre as duas capitais, ainda restam pouco mais de 300 km de estrada sem asfalto, o que na estação chuvosa torna o tráfego mais difícil. Nada que assuste o empresário Remídio Monai, que tem larga experiência na área.
ACORDO
Aliás, por falar nas relações do Brasil com a República Cooperativista da Guiana, está confirmado para os próximos dias 08 e 09 de agosto mais um encontro entre empresários para avançar nas sugestões aos governos em busca de acordos comerciais entre os dois países. E tudo tem de começar por um acordo sobre o transporte de cargas e passageiros. Têm sido enormes os esforços dos empresários roraimenses para sensibilizar as autoridades diplomáticas brasileiras quanto à importância das relações do Brasil com a Guiana para o desenvolvimento de Roraima.
COMPROMISSO
Noutro dia dissemos, cá na Parabólica, que fontes muito credenciadas junto ao deputado federal Antônio Nicoletti (PSL) davam como certa sua decisão de disputar, no próximo ano, a Prefeitura de Boa Vista, sucedendo a atual prefeita Teresa Surita (MDB). Dissemos também que a pretensão de Nicoletti não contaria com o apoio do governador Antonio Denarium (PSL), o que estaria inclusive alimentado um processo de desgaste na relação entre os dois. Pois bem, chega à Coluna a informação que, entre outras coisas, compromissos assumidos por Denárium, ainda no segundo turno das eleições de 2018, dificultam o apoio do governo às pretensões do deputado federal. Depois contamos os detalhes.