Social

Coluna social 26 08 2019 8812

 Com Nada

* Tão grave quanto o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia, que têm causado danos irreparáveis ao meio ambiente e um constrangimento internacional sem precedentes, a garimpagem ilegal em terra indígena atingiu proporções incontroláveis desde janeiro deste ano. O rio Mucajaí virou lama e o Uraricoera agoniza em meio a rejeitos e mercúrio, que mata tudo quanto é de seres vivos. Estima-se que há 20 mil garimpeiros somente na TI Yanomami e mais de cinco mil pedidos de mineradoras pra explorar a área. 

 Com Tudo 

* Após ter recuperado 80 milhões do Iper, perdidos em função de má aplicação, a atual gestão do Órgão, conseguiu outra importante vitória para aquela Instituição e, consequentemente, para o Estado. A Ação Civil Pública que bloqueava os recursos do Instituto foi extinta pela Justiça. Com isso, cessa o receio de que os recursos do Regime Próprio de Previdência Social sejam utilizados no pagamento de despesas diversas do Poder Executivo. O presidente do Iper, Dr. José Haroldo Campos, destacou a atuação dos servidores em mais essa importante conquista. 

Dra. Jandira Negreiros – na foto com seu amado Giovanni Negreiros – ficando um ano mais elegante, de bem com a vida e dedicada ao seu fantástico Laboratório Hemolab  

Reflexos 

* Tanto o aumento do desmatamento quanto das queimadas na Amazônia, que triplicaram desde janeiro de 2019, deve-se ao posicionamento do Governo Federal, que determinou o contingenciamento de recursos para o meio ambiente e mudou a política de fiscalização do Ibama, tornando-a mais branda com os madeireiros. * Com o garimpo ilegal não tem sido nem um pouco diferente. Aliás, essa foi uma das promessas de campanha do atual presidente Jair Bolsonaro, liberar a extração de minério em Terras indígenas. E deu no que está dando.

Reflexos II

* A propósito, o reflexo de milhares de garimpeiros na TI Yanomami já deixam sinais claros de destruição, não só no meio ambiente (desmatamento e contaminação dos rios). Os indígenas também estão sendo atingidos diretamente e de forma catastrófica. * Garimpeiros levam bebidas alcoólicas, açúcar, sal e outros produtos que tradicionalmente os Yanomami desconheciam. Como resultado, dezenas de índios estão vindo para as cidades, onde se embriagam e ficam em total estado de vulnerabilidade, inclusive as criancinhas.

A empreendedora e artista Joci Serra, dividindo clic com a empresária Camila Dantas, da FestaRR 

Agro Show

* O Parque de Exposições Dandãezinho já está sendo preparado para a Feira de Aagronegócios Agro Show, que acontecerá no período de 4 e 7 de setembro. * O evento, marca o início da temporada de colheita da soja e substitui a tradicional Exposição Feira Agropecuária de Roraima, que existia há mais de 40 anos e agora teve sua tradição quebrada pelo Governo de Roraima sem qualquer justificativa. #simplesassim !

Perda

*Uma grande perda para Roraima foi a morte de Lucinor de Souza Barros, um dos três fundadores do Festival Folclórico de Parintins e morador de Boa Vista há mais de 40 anos. Ele foi reconhecido em 2011 com a medalha Ruy Araújo, a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, em reconhecimento à criação do festival. Lucinor também foi homenageado pela Câmara Municipal de Parintins com a medalha Raimundo Almada, a mais importante do parlamento municipal.

Mauro Schmitz e seu filho Moises Neto, inaugurando idade nova em dose dupla. O clic é de Ama Paula Lima 

#Rápidas

* Joci Serra, uma empreendedora do Munícipio de Caracaraí, começou sua trajetória com a marca “Sonhos em Papel”. * Com enorme talento, cria produtos personalizados de luxo para qualquer tipo de festas, desde casamentos, 15 anos, formaturas, aniversários, bodas, etc… * Com o passar do tempo reposicionou sua marca no mercado com a proposta de sustentabilidade, sem abrir mão do luxo. E para tanto, escolheu a cor dourada pra sua nova grife.  * A nova marca Magnelo Hiimpex, que traz acima do M uma radiante coroa, faz alusão do fato que termos realeza no nosso país. * E assim, munida de toda a justificativa pra essa nova fase e de produtos personalizados de criação própria, ela veio a Boa Vista, lançar suas novidades. * O point escolhido foi a Festarr, da maravilhosa Camila Dantas, onde Joci Serra reuniu parceiras, empreendedoras, cerimonialistas, jornalistas e pessoas influentes, para o lançamento.  * As convidadas, ela presenteou com uma bonequinha personalizada inspiradas em fotos das pessoas.  *Uma verdadeira confraternização que reuniu gente trabalhadora, cuja função é promover alegria e tornar os melhores momentos da vida das pessoas simplesmente inesquecíveis!  * #Valeu menina Joci! Seu sonho de papel se transformou em um autêntico conto de fadas real porque, afinal de contas, o mais importante mesmo, na vida, é nunca deixar de sonhar! 

Kennysson Andrade, trocando de data nesta segunda-feira 

Tá Valendo  Palestra

* O comunicador Rômulo Sena ministrará a palestra motivacional “O grande segredo da vida é o amor”, no próximo dia 9 de setembro, às 19h, no auditório da Faculdade Fares. Os participantes ganharão certificação de 4 horas complementares e um livro autografado pelo autor. Informações sobre inscrições: 99173 5752.

Casamento

* Em parceria com o Grupo DiveRRsidade e apoio do grupo Mães pela Diversidade, o Cartório Loureiro realizará o primeiro casamento coletivo LGBTQI+ de Roraima, nesta quinta-feira, 29. Os noivos serão fotografados por Roberta Macuxi e recepcionarão os convidados na Champanharia das Meninas.

Márcio Lima e Kethellen Fernandes, sinônimo de glamour e profissionalismo