Editorial
Quer parar de brigar por dinheiro? Uma das principais dicas financeiras para casais é entender a divisão das contas bancárias. Misturar ou não para misturar o seu dinheiro é uma das decisões mais importantes que vocês dois precisam fazer sobre suas finanças. Ter seu próprio dinheiro que você pode gastar como quiser pode diminuir as discussões sobre dinheiro. A coluna dessa semana aborda esse assunto. Você pode tirar dúvidas enviando um email ou uma mensagem pelo nosso instagram.
Educação Financeiras para casais
Os problemas no relacionamento entre marido e mulher ocorrem ou começam quando o assunto é dinheiro, seja em excesso ou na falta de recursos. Quando a renda do casal esta comprometida, os problemas aparecem e acabam refletindo no dia-a-dia. As dificuldades acabam que tomando conta do ambiente familiar e nem sempre o casal percebe que o problema financeiro afeta no relacionamento.
Mas existe o outro lado da moeda, quando a renda do casal é maior, dificilmente á um acordo sobre como melhor administrar os hábitos de consumo. Um reclama dos hábitos de consumo desnecessários com objetos ou bens supérfluos o outro reclama que outras conquistas familiares estão sendo colocadas de lado e postergando os prazos por conta dos desperdícios.
Prevenção nos gastos
Em recente pesquisa publicada pela Voce S/A, mostra que os casais não agem de forma preventiva em buscar soluções quando o assunto é o financeiro, ou seja, não põem em pratica o valho ditado que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. Em formas gerais os homens discordam das mulheres com as compras desnecessárias de acessórios e despesas de embelezamento, já as mulheres discordam das decisões deles em relação as aplicações do dinheiro, também como coisas que não trazem retornos financeiros.
Planejamento e administração
A administração do relacionamento é importante e requer muita habilidade e paciência, porem fatores que são complementares, sendo eles as finanças são importantíssimo para uma boa saúde mental do casal afim de prosperarem de maneiracompartilhada e seguirem em frente quanto aos desafios, e o mais importante, seguir em frente firmes e fortes para qualquer eventualidade e estando seguros no aspecto econômico e financeiro.
Crise financeira
Os problemas financeiros familiares decorrem de decisões tomadas de forma errônea e individual. Se os casais enfrentam dificuldades financeiras a culpa geralmente é passada a terceiros que não tem nada haver com a tomada de decisão feita muita das vezes pela emoção. Colocar a culpa a altos juros dos bancos, preços elevados das coisas não justificam as decisões errôneas feitas no passado que fez com que tal situação seja de endividamento o mal gestão dos recursos esteja ocorrendo no presente.
Erros
Os erros financeiros são armadilhas que caímos facilmente nelas quando somos motivados por alguma oferta ou compromisso assumido daquilo que não é prioridade ou não necessitamos. Normalmente as conversas sobre orçamento, planejamento financeiro, compras, despesas e dinheiro não fazem parte das conversas entre casais. Esse assunto não acontece ainda mais quando um dos dois ganha muito mais de que o outro ou é único a trazer renda para casa.