Bom dia,

Como presidente do Brasil, Jair Bolsonaro abre amanhã terça-feira (24.09) os discursos de chefes de Estado na reunião anual da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Sem qualquer dúvida, nunca um presidente brasileiro foi abrir essa reunião submetido a tanta pressão dos países europeus; dos dirigentes da própria ONU; e do exército de organizações não governamentais que operam o Regime Internacional de Meio Ambiente. Diga o que disser – e ele não poderá mudar o seu discurso a tal ponto que consiga agradar esses atores do ambientalismo internacional –, Bolsonaro vai receber uma saraivada de críticas. Partidas do exterior e no ambiente interno.

E o aparato a serviço do ambientalismo internacional parece que já não tem limite nessa história de alarmar, especialmente os “macaquitos” do mundo de mentes colonizadas como existem aos milhares no Brasil. Pois bem. Semana passada, no mundo inteiro e no Brasil também, milhares de “jovens” foram às ruas “alarmados” com o iminente fim do mundo devido às alterações do clima no planeta. A mídia, que recebe muita grana do exterior para orquestrar esse alarmismo, chegou a exibir falas de crianças com menos de quatro anos de idade dizendo que o mundo estava correndo o risco de acabar por conta da ação humana. Sem comentários. 

LIMPA 1

Conforme foi anunciado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o governo estadual extinguiu o Crédito Popular, que já não vinha sendo pago desde agosto de 2018. Mesmo assim, a Secretaria Estadual de trabalho e Ação Social (Setrabes) continua fazendo um “pente fino” nos cadastros dos mais de 35 mil beneficiários deixados pelo governo Suely Campos. Ontem, domingo (22.09), em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, a secretária da Setrabes, Tânia Soares, revelou que nesta primeira triagem já foram retirados cerca de 14 mil cadastros.

LIMPA 2

A retirada desses 14 mil cadastros dos beneficiários do Crédito do Povo foi decorrente de cruzamentos de dados com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de cartórios. Aqueles beneficiários que apresentavam sinais exteriores de que efetivamente não se enquadravam – são proprietários de veículos e imóveis – como vulneráveis economicamente foram retirados. Outros cadastros também foram descartados porque seus titulares já são beneficiários de outros programas federais de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família.

RENDA CIDADÃ

Segundo ainda a secretária do Trabalho e Ação Social Tânia Soares, o trabalho de “pente fino” no cadastro do antigo Crédito do Povo deve continuar até que o governo esteja convencido de que os beneficiários restantes podem realmente ser considerados na condição de vulnerabilidade social. A partir desse cadastro saneado, o governo vai começar a definir os futuros alvos do novo programa Renda Cidadã, que está sendo gestado pela equipe da Setrabes. Pelo menos essa seria a ideia inicial.

CORREÇÃO

Na edição de sexta-feira (20.09) a Parabólica publicou uma nota dando conta da exoneração do professor João de Carvalho, da chefia da secretaria adjunta da Casa Civil do governo do estado. Na nota escrevemos que João de Carvalho era servidor concursado da Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Erramos. Apesar de ter ocupado por duas décadas cargos importantes na ALE, o professor João de Carvalho não é funcionário de carreira daquela instituição. Ah! Sim, quem foi nomeado para seu lugar na Casa Civil foi o delegado de Polícia Civil, Lurenes Nunes Avelino Júnior, que é suplente de deputado federal, sendo filiado ao Democratas.

GRANA

Sobre a criação no âmbito da Polícia Civil do estado, de uma divisão especial para combater a corrupção. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim, entrevistado ontem, domingo, no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, a criação dessa unidade vai ensejar o recebimento de recursos do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, que ainda no corrente ano chegará a R$ 11 milhões. E segundo ainda o delegado, existe uma determinação do governador Antonio Denarium (PSL) de que todo e qualquer indício de corrupção no estado, em qualquer dos três poderes, deva ser apurado.

NOMEADO 

O delegado Paulo Henrique Tomaz Moreira, investigado pelo assassinato do policial rodoviário Federal Ivo Seixas, foi nomeado titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Necessidade Especial. O decreto, assinado pelo governador Antonio Denarium (PSL), foi publicado no Diário Oficial do estado. Antes, Moreira ocupava o cargo de diretor do Departamento de Operações Especiais (Dopes), um setor de elite na Polícia Civil, mas há seis dias pediu exoneração. Ele estava no cargo de confiança desde março. 

SÍNODO DA AMAZÔNIA

O Vaticano divulgou neste sábado, dia 21, a lista completa de participantes do Sínodo da Amazônia, assembleia especial que discutirá temas políticos relacionados ao meio ambiente e assuntos internos da Igreja Católica em Roma, ao longo do mês de outubro. O Brasil tem a maior delegação entre os participantes, 58 bispos da região amazônica, além de convidados como a professora da Universidade Federal de Roraima Marcia Maria de Oliveira. O Papa Francisco vetou entre os convidados especiais (não-religiosos) militares ou políticos que exerçam mandato, apesar de o governo Bolsonaro ter manifestado interesse em enviar representantes.