Política

Teatro Carlos Gomes e Casa da Cultura serão reformados

A governadora assinou também decretos de criação do concurso para a escolha do brasão e bandeira da Cultura do Estado, além do Coral do Servidor

 

Em cerimônia realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 22, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, a governadora Suely Campos (PP) assinou decretos que regulamentam leis de incentivo à cultura e preservação do patrimônio histórico de Roraima.

Foram assinados os decretos de regulamentação da Lei 718, de 2009, para preservação e proteção do patrimônio cultural de Roraima, e o que regulamenta o Funcultura (Fundo Estadual de Cultura), instituído por meio da lei 983, de 26 de novembro de 2014.

Também foi assinada a mensagem governamental que será enviada à Assembleia Legislativa para aprovação do Projeto de Lei que cria o Sistema Estadual de Cultura.

A governadora assinou ainda os decretos de criação do concurso para a escolha do brasão e bandeira da Cultura do Estado, além do Coral do Servidor.

Foi anunciado também a reforma do Teatro Carlos Gomes, cujo projeto já está em fase de aprovação no Ministério do Turismo, e a revitalização da Casa da Cultura, que já está em processo de licitação e será feito com recursos próprios do Estado.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge, disse que este é um momento especial para Roraima com a assinatura desses decretos, pois dá um grande passo para a preservação da memória e do patrimônio histórico e de resgate e incentivo à produção cultural no estado.

“A partir de agora teremos a garantia que o Estado possa proteger todo o nosso patrimônio, quer seja material ou imaterial, evitando que a nossa memória não seja preservada para as gerações futuras. Também teremos a garantia que artistas e as pessoas que fazem cultura possam estar acessando recursos e assim produzindo”, destacou.

O poeta Eliakin Rufino destacou o papel dos produtores culturais e artistas no desenvolvimento da economia de Roraima.

“A cultura deve ser a coluna vertebral da economia. Não se trata de fazer cultura para o entretenimento, a sim para o desenvolvimento. Nesse momento histórico, em que se cria o Fundo Estadual de Cultura, só tenho a aplaudir essa iniciativa, porque cria mais um mecanismo de financiamento para esta indústria criativa. É com isso que vamos alavancar a produção cultural de Roraima”, disse.

Com informações da Secom-RR