FESTIVAL NINJA
Maior evento ativista do ano acontece de 21 a 24 de novembro em SP
Legenda: Serão mais de 80 horas de programação reunindo uma poderosa grade de convidados e centenas de ativistas, artistas e colaboradores de todo o Brasil e América Latina
Quem acompanha a Mídia Ninja sabe que, mais do que de um veículo de mídia, trata-se de uma rede ativista que planta sementes de transformações por onde passa, unindo arte, cultura e política. Agora, mais um fruto está para nascer dessa floresta: é o Festival Ninja, que promete ser um dos maiores eventos ativistas do ano. O encontro acontece entre os dias 21 e 24 de novembro, em São Paulo, capital.
Com uma programação impactante, o evento irá inaugurar a Nave Coletiva e tem como proposta fomentar discussões e gerar impactos no complexo mosaico de temas que compõem o agitado debate político do século XXI. A primeira lista de convidados foi anunciada na última quarta-feira, 6, e reúne mais de 100 nomes, surpreendendo pela representatividade, relevância e capacidade de gerar discussões amplas, por meio do jornalismo, cultura, política e comportamento em geral.
No cartaz de divulgação, é possível ver ao mesmo tempo a atriz e empresária Cleo – mais de 11 milhões de seguidores – ao lado de Dríade Aguiar, uma influenciadora em ascensão. Mulher, negra e nascida em Cuiabá, ela tem apenas 26 anos e já é uma das principais editoras da Mídia Ninja. Caetano Veloso, Manuela Dávila, Glenn Greenwald, Sônia Guajajara, Guilherme Boulos, Alinne Moraes, Fernando Haddad, Célia Xakriabá, Walcyr Carrasco, Pastor Henrique Vieira e Nataly Neri estão entre os nomes confirmados pela curadoria coletiva.
Pablo Capilé, um dos criadores da rede, ao falar sobre o Festival, explica como chegaram até aqui, qual o conceito do novo espaço e os planos para o futuro. “Se nossa história fosse uma série, já seriam 10 temporadas! Mas o resumo é o seguinte: um movimento que surgiu em cidades como Cuiabá, Uberlândia e Rio Branco no Acre e conseguiu mostrar para o mundo através de projetos inovadores na cultura e comunicação que é possível trabalhar de forma coletiva e se conectar ao espaço-tempo de nossa geração. Com mais de 150 nomes, o Festival Ninja é um ótimo exemplo da forma ampla e diversa por meio da qual construímos as nossas articulações”, destacou.
O Festival Ninja não terá a cobrança de ingressos. Porém, as vagas são limitadas. Para garantir seu acesso, interessadas e interessados devem participar da campanha de financiamento do Festival. A doação de 50 reais garante automaticamente a presença e a doação de 100 reais garante a participação e uma camiseta da Mídia Ninja.
CERÂMICA EM RORAIMA Encontro exalta a produção de cerâmica na região norte reunindo acadêmicos e profissionais da área
Teve início na última segunda-feira (4), e segue até o domingo (10), o “Congresso Cerâmica em Roraima: ancestralidade em diálogo”, realizado pelo Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O encontro foi idealizado com o objetivo de envolver toda a sociedade, os acadêmicos e os profissionais da área, compartilhando e adquirindo novos conhecimentos sobre cerâmica, além de exaltar a relevância cultural da produção em arte cerâmica dos Povos Indígenas do Extremo Norte do Brasil.
Ao longo da semana, ceramistas pesquisadores, professores, acadêmicos e sociedade em geral puderam participar com a apresentação de trabalhos, oficinas, palestras e exposição. Durante as oficinas, foram partilhadas técnicas de produção cerâmica, acabamento e queima, bem como técnicas de construção e funcionamento de forno à lenha para queima cerâmica.
Confira a programação:
07/11/2019 (Quinta-feira)
08:00 às 12:00 – Oficina Construção de forno a lenha 14:00 às 18:00 – Oficina queima cerâmica em forno a lenha 18:00 às 22:00 – Encerramento: Cerimônia de abertura do forno com dança circular
08 a 10/11/2019 (Sexta à domingo)
FESTIVAL DAS PANELAS DE BARRO
FESTIVAL TRAÇA
Brechós, sebos e feira de artes alertam para o consumo consciente no próximo dia 16
Você que é ligado em brechós, flash tattoos, sebos, plantinhas e feira de artes já riscou o dia 16 na sua agenda? É que nesse dia acontece a primeira edição do Festival Traça, voltado ao incentivo do consumo consciente. O encontro será realizado na Travessa Venezuela, nº 78, no bairro Mecejana. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 991631663 ou no @traca.bv nas redes sociais.
Além das diversas atividades, haverá ainda uma programação musical com artistas locais, sarau só de mulheres e baladinha dançante ao final, além de bebidas e opções de comidas veganas.
A VOLTA DO QUE NÃO FOI
Whindersson Nunes retorna a Boa Vista com novo show de stand up
Nove entre dez pessoas provavelmente já viram algum dos inúmeros vídeos do comediante Whindersson Nunes que circulam na internet. O artista é um sucesso de público e lota sessões por onde passa e, em Boa Vista, não é diferente. No próximo dia 15 de novembro o artista retorna a Roraima com o seu novo show, desta vez no Pátio Roraima Shopping. A duração média do show é de 90 minutos e a classificação indicativa é de 14 anos.
Os ingressos já podem ser adquiridos online pelo link.