Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 20 12 2019 9504

ENTRADA

Na próxima semana é Natal, espero que tenham aproveitado as dicas da semana passada para não haver tanto desperdício de comida, ou muitas sobras para reaproveitar.

Hoje é dia internacional da solidariedade, vamos estender a mão para quem precisa. Que tal aproveitar e verificar nos seus armários, estandes, o que está em bom estado e não está mais sendo usado por você? Tenho certeza que o que não está sendo utilizado por você irá servir para outra pessoa. Separe roupas, calçados, brinquedos ou livros em boas condições para serem doados. 

Se tiver um dinheirinho sobrando, que tal comprar alimentos não perecíveis e doar para instituições que ajudam outras pessoas?

O Natal é uma época de solidariedade, de amor ao próximo, então ficam essas dicas para os meus queridos leitores.

Na próxima semana estarei escrevendo sobre como será o ano de 2020, segundo os orixás, horóscopo chinês e ocidental e numerologia. Então não percam! As festas de fim de ano são um momento de confraternização que reúnem amigos, presentes e muita comida. E é comum as pessoas falarem sobre o aumento de peso após as ceias de Natal e Ano Novo, que estão recheadas de pratos saborosos, mas também calóricos. 

A receita de hoje  foi enviada pela nutricionista Thaís de Brito da Estância do Lago – Spa & Wellness, no Paraná: um lombo de porco com abacaxi. Uma carne magra, assada, sem gordura e molhos gordurosos.

FELIZ NATAL – PAZ, AMOR E DELÍCIAS !

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Lombo com abacaxi assado

INGREDIENTES:

01 lombo de porco 03 xícaras (chá) de legumes variados 01 abacaxi médio Suco de 1 limão 02 colheres (sopa) de manteiga 03 colheres (sopa) de salsinha Folhas de louro a gosto Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Primeiro faça alguns corte no lombo para que possam ser colocadas as fatias de abacaxi. Não corte até o final, deixe 1 a 2 cm. Em um recipiente misture o suco do limão, as folhas de louro e o sal. Limpe o abacaxi e corte em fatias. Depois passe o tempero no lombo inteiro e coloque as fatias de abacaxi nas aberturas do lombo. Unte uma forma, coloque o lombo e despeje o restante de tempero sobre o lombo. Cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Depois retire o papel e deixe dourar. Em seguida, coloque o lombo em uma travessa. Cozinhe os legumes separadamente, refogue na manteiga e decore sua travessa com o lombo. Salpique salsinha e sirva em seguida.

Experiência no Vale dos Vinhedos atrai turistas de todo o Brasil que buscam viver a colheita da uva do vinhedo à degustação

Que tal aliar gastronomia, viagem e bons vinhos nas próximas férias?

De janeiro a março, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, irá “embriagar” milhares de turistas com experiências sensoriais inesquecíveis. Somente nesta época do ano é possível vivenciar a colheita da uva, seus aromas, sabores e prazeres. Na Vindima da vinícola Miolo, esta viagem pelos sentidos contempla visita pela vinícola, acompanhando a chegada das uvas, conhecendo o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, além de caminhada pelo Parreiral Modelo, pisa das uvas, “merendim”, degustação e muita alegria com músicas típicas italianas.

Programação

A programação, que dura em média 2 horas, foi toda pensada para surpreender o visitante, levando-o a mergulhar pelo mundo da uva e do vinho. Oferecida sempre nas quartas-feiras e aos sábados, no período de 18 de janeiro a 7 de março, a atração é um convite a viver os prazeres da colheita. Cercada por vinhedos de todos os lados, a Miolo recebe anualmente em sua unidade no Vale dos Vinhedos mais de 200 mil turistas, cerca de 30% durante a vindima. “A experiência de colher a uva do vinhedo, de ver de perto a rotina de uma safra, de sentir o cheiro da uva em todo lugar só é possível nesta época do ano. São três meses de muito trabalho, mas também de uma grande festa. Afinal, a colheita é a celebração de um ano de dedicação ao vinhedo, onde nascem todos nossos vinhos e espumantes”, destaca o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da empresa.

Pisa de Uvas 

Uma mostra das variedades que a Miolo cultiva em suas quatro unidades (Miolo – Vale dos Vinhedos, Terranova – Vale do São Francisco, Fortaleza do Seival / Candiota – Campanha Meridional e Almadén / Santana do Livramento, Campanha Central) é vista durante caminhada pelo Parreiral Modelo, que reúne 45 variedades de uvas tintas e brancas. De lá, o visitante é conduzido para a pisa das uvas, revivendo as vindimas de antigamente, ao som de músicas típicas italianas. A alegria se completa com o tradicional “merendim”, aos moldes do que os imigrantes faziam com pão colonial, queijos, salame, copa, grostoli e, claro, uvas. A experiência é harmonizada com vinhos, espumantes e suco de uva.

Quanto custa?

O valor dessa experiência é de R$ 120,00 (maiores de 18 anos). Cada participante ganha um brinde. E R$ 60,00 (crianças e adolescentes de 9 a 17 anos). Informações e venda: Vinícola Miolo – [email protected] – telefone(54) 2102.1537 Ou Giordani Turismo – [email protected] – (54) 3455.2788.