ENTRADA
Estamos em 2020, época de refletir e planejar, colocar metas para o novo ano.
Apesar das intenções de dieta e perda de peso serem as metas mais pedidas, as receitas deste ano não serão muito light, mas prometo colocar também algumas bem magrinhas.
Em 2019 a coluna teve 39 receitas, algumas salgadas, outras doces e alguns drinks.
Também, no ano passado, estive participando de vários eventos como: Fispal, premiação revista Prazeres da Mesa, Fartura São Paulo, Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (FIVA), Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), para citar alguns.
Teve ainda uma viagem gastronômica deliciosa: pelo segundo ano participei do Food Safari Sul, com caça aos cogumelos, churrascada Ferro e Fogo no Parador Hampel, polenta de moinho no Monã Vivências, com a participação de pessoas maravilhosas.
Aliás, recomendo muito as viagens gastronômicas com o grupo Food Safari do chef Paulo Machado e de Polliana Thomé.
Neste ano que se inicia, desejo muita saúde e bênçãos para todos os leitores. Que tenham muito amor, alegrias e mesas fartas e saborosas.
A receita de hoje, que fiz no Natal, é de um bolo salgado com pêra, gorgonzola e nozes, ficou uma delícia e é super fácil de fazer. Todos os anos eu fazia a quiche com pêra, nozes e roquefort. A quiche é muito mais trabalhosa, então recomendo o bolo, a combinação de sabores fica incrível e pode ser servido num lanche da tarde ou como entrada em uma das refeições.
Até a próxima sexta!
PRATO DO DIA
Bolo salgado com pêra, gorgonzola e nozes
INGREDIENTES:
180g de farinha de trigo peneirada
03 ovos
100 ml de leite
100 ml de azeite
100g de queijo gruyère ralado
150g de queijo gorgonzola ou roquefort esfarelado
02 pêras picadas
50g de nozes picadas
01 colher de sopa de fermento em pó
Sal a gosto
MODO DE FAZER:
Em uma tigela,bater levemente com batedor de arame, os ovos, o azeite e o leite.
Adicione a farinha de trigo, o queijo gruyère, o gorgonzola, as pêras e as nozes. Acrescentar o sal e misturar bem. Misture delicadamente o fermento. Despeje a mistura em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 50 minutos. Deixe esfriar para desenformar e sirva com uma salada verde.
Miolo lança Brandy Imperial com 15 anos de envelhecimento
Novidade na fabricação de bebidas brasileiras, o Brandy Imperial surge como opção de aperitivo para os apreciadores da bebida.
Foram 15 anos em barricas de carvalho americano, tempo ideal para maturar este destilado de vinhos finos elaborado com uvas cultivadas no Vale do São Francisco, na região nordeste, transformando-o em um brandy clássico, carregado de aromas e com um dourado peculiar. O Miolo Brandy Imperial 15 Anos chega ao mercado apresentando um packaging (embalagem) moderno e ao mesmo tempo nobre, sendo o único em sua categoria, e excelente custo-benefício.
Produzido integralmente com uvas viníferas, à exemplo de seus similares europeus, apresenta grande complexidade aromática com notas de amêndoas, baunilha, caramelo, mel e canela. Possui um bom equilíbrio, suavidade e ótimo volume de boca e persistência.
Para os apreciadores tradicionais, a melhor forma de degustar o Miolo Brandy Imperial 15 anos, é à temperatura ambiente, numa taça tradicional de Cognac. Também pode ser apreciado “on the rocks”, com duas pedras de gelo. Sua versatilidade permite servi-lo como aperitivo ou para finalizar a refeição, ou até mesmo acompanhando um bom charuto ou cigarrilha.