Bom dia,
Laureadas lideranças indígenas que sempre estiveram sob a proteção de organizações não governamentais e de governos estrangeiros estão novamente na Europa e, como sempre – agora sobretudo –, fazendo contra o governo Bolsonaro e sua nova política indigenista e ambiental para a Amazônia. Raoni Metuktire, Davi Yanomami, Dário Yanomami (filho de Davi) e Megaron Txucarramãe foram a Londres para pedir ao primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, que os ajude na luta contra Bolsonaro.
Em carta, eles pedem ao atual dirigente conservador inglês que proíba a entrada no Reino Unido de qualquer quantidade de ouro, de outros minerais e de produtos agrícolas extraídos ou produzidos em terras indígenas na Amazônia. Eles também apelam ao premier britânico para colocar como tema central da COP 26, que se realizará em novembro, na Escócia, “os povos indígenas no centro do debate e reconhecer o nosso papel fundamental na proteção de algumas das regiões mais biodiversas e ameaçadas do mundo, para o bem da humanidade”.
Utilizar lideranças indígenas, muitas legítimas e de boa fé, é uma estratégia bastante conhecida e utilizada pelo aparato ambientalista internacional para impor sua política sobre a Amazônia, especialmente, a brasileira. É também surrada essa tentativa de transformar a existência da Amazônia como essencial para a vida planetária. Isso vem desde os tempos de grande lago, passando pela fantasiosa história do “Pulmão do Mundo”. Outra faceta embutida nesta movimentação patrocinada pelo aparato ambientalista internacional é a velha ideia do velho colonialismo e imperialismo cultural. O Brasil, apesar de muitos brasileiros não quererem, é um país soberano. Como o é a Inglaterra de Boris Johnson.
GUERRA
Existe uma guerra de bastidores, com direito a utilização de redes sociais, que se trava em torno da reitoria da Universidade Estadual de Roraima (UERR). E é uma guerra suja, de denúncias, ofensas pessoais e palavras chulas e de baixo calão. O pior de tudo é a tentativa de jogar no meio da baixaria pessoas honradas e estranhas aos problemas internos da UERR. Sem entrar no mérito, que deveria ser discutido abertamente, com revelação das identidades de quem contesta a atual administração da universidade estadual, é preciso dar um freio nesta baixaria, até para preservar da honra de gente absolutamente inocente.
REPERCUSSÃO
O assassinato de um trabalhador rural em Rorainópolis, por um agente do Ibama, na semana passada, repercutiu lá no estado do Pará. O Centro de Indústria do Pará (CIP) fez divulgar uma “Carta Aberta ao Presidente do Brasil”, onde externa o “sentimento de indignação e revolta” dos empresários daquele estado diante do assassinato daquele “trabalhador da floresta”. A nota diz textualmente: “Senhor Presidente, a maioria do povo brasileiro lhe elegeu para livrar a sociedade deste Estado Fiscal Corporativista que se apropriou da Nação”.
RÁPIDAS
Em discurso, ontem, segunda-feira (03.02), na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Bolsonaro afirmou que ainda em seu governo os empresários vão se livrar deste pesado, caro e burocrático Estado, que dificulta a vida de quem quer produzir. Seria bom ele dar uma olhada por aqui, em Roraima. ### Dados oficiais indicam que mais de 460 mil adolescentes brasileiras, de 15 a 19 anos, tiveram filhos em 2019. O Brasil tem a maior taxa de gravidez de adolescentes na América Latina. É um dado que pode surpreender muita gente por aqui, que devido à presença de milhares de crianças expostas pedindo esmola nas ruas boa-vistenses, imaginava que eram as mulheres venezuelanas a ocupar o posto. ### Proprietários e despachantes de veículos já estão fazendo as contas do prejuízo que terão com esta história de serem obrigados a trocar as atuais placas de veículos para nova, do Mercosul. Por baixo, a estimativa é de que a troca não sairá por menos de R$ 350,00 para motos e de R$ 500,00 por carro. É mais uma tungada no bolso do cidadão e da cidadã brasileiros. Valha-nos quem? ### Pesquisas realizadas entre eleitores brasileiros que moram nos Estados Unidos da América (EUA) indicam uma grande preferência por candidatos do Partido Democrata – o PT de lá –, especialmente pelos que estão mais à esquerda. ### A informação vem do presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) de Roraima: “Policiais da Inteligência da Polícia Civil pedem demissão. Até o momento, quase 90% dos Chefes das Delegacias (capital e interior) e Departamentos, já confirmaram o pedido de exoneração”. Falta publicar no Diário Oficial do Estado (DOE). ### A Parabólica recebeu foto de um vazamento d’água da rede da CAER, na esquina da rua Arnaldo Brandão com a Avenida Penha Brasil. A água danificou o asfalto, recentemente recuperado, e a CAER, alegando dificuldade para a realização de processo licitatório, pediu que a Prefeitura de Boa Vista fizesse a restauração. ### Para encerrar: com o quase anunciado afastamento do secretário de Comunicação Social do governo, Marco Marques – que vai trabalhar em eleições fora de Roraima –, fontes da Parabólica dizem da possibilidade de um empresário local do setor de comunicação assumir o posto.