Por Ribamar Rocha
WhatsApp 98113 6002
Olá! Bom dia, boa tarde e boa noite!!!
As últimas eleições da Federação Roraimense de Futebol (FRF), que elegeram Zeca Xaud para mais um mandato, aconteceram dia 1º de janeiro deste ano e as especulações para as próximas eleições, que só acontecem em janeiro de 2023, já tomam conta dos bastidores.
Comenta-se à boca miúda que este seria o último mandato de Xaud (será?) e o que não faltou foram nomes dispostos a sentar no trono do Rei da FRF. Nos bastidores aparecem o nome do advogado e ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Roraima (TJD/RR), Eduardo Castilho; o ex-atleta do Baré e Atlético Roraima, Raul; o narrador esportivo Waldenir Bentes e o dirigente de futebol do São Raimundo, Bira Magalhães.
Nomes de pessoas ligadas diretamente ao futebol profissional do Estado e que já deram e ainda contribuem para o futebol. Claro que outros nomes podem ser acrescentados a esta lista de pretensos pré-candidatos ao mais alto posto da mentora esportiva Macuxi: entre eles destaco o presidente do São Raimundo, Sérgio Caranguejo e o presidente do Rio Negro, Robério Aires, estes últimos nomes ganham força por serem amigos fieis de Zeca Xaud. Em especial Sérgio Caranguejo pela competência que tem mostrado ao administrar o clube fora das quatro linhas e levar o São Raimundo a ser um clube imbatível nos últimos anos dentro de campo.
Os nomes que aparecem como prováveis substitutos de Zeca Xaud ganham força da opinião pública e torcedores devido à longa permanência do presidente de federação mais longevo do Brasil. Já são 45 anos de mandato sentado no trono da FRF e chegará aos 48 anos ao término deste mandato.
Os sinais de mudança apareceram na última eleição. Dos nove clubes que têm direito a voto, dois não compareceram: GAS e Baré. Justamente dois clubes que por muitas eleições foram parceiros de primeira mão de Xaud. A mudança pode estar no comando destes clubes. O GAS, que sempre foi de Seu Agenor, e no Baré, que o atual presidente é o Oziel Araújo, filho do Zuza.
Xaud teve os votos do Atlético Roraima, River, São Raimundo, Progresso, Náutico, Rio Negro e Real de São Luiz do Anauá. Para vice-presidente continuou seu parceiro de longas datas Waldir Barnabé.
MUDANÇA
O Atlético Roraima definiu para o próximo dia 15 fazer a apresentação do elenco que vai disputar o Campeonato Roraimense de Futebol deste ano a Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe vem com o zagueiro Marinho que já defendeu o Corinthians e a Coluna ficou sabendo que pode haver uma surpresa de outro ex-Corinthians desembarcar em Roraima. Trata-se de Pedro Francisco Garcia, mais conhecido como Tupãzinho, meia atacante do Timão de 1990 a 1996 e atual treinador de futebol. Negociações estão sendo feitas para a vinda do treinador para o Tricolor da Mecejana.
ESTREIA
Ainda não foi neste final de semana que o roraimense Thiago Maia estreou com a camisa do Flamengo. A torcida Macuxi, mesmo aqueles que não são torcedores do Flamengo, aguardam sua estreia com ansiedade, afinal é ele o primeiro roraimense a vestir o manto sagrado rubro-negro. Sem Thiago Maia em campo, o Fla venceu o Madureira no Maracanã por 2 a 0, com gols de Gabigol e Pedro.
HOMENAGENS
Antes do jogo houve homenagens aos garotos que morreram no incêndio do Ninho do Urubu, tragédia que completou um ano. Fotos e nomes dos garotos foram estampados em enormes bandeiras ao redor das arquibancadas do Maracanã. Com o resultado, o Flamengo alcançou 13 pontos no Grupo A da Taça Guanabara, garantiu vaga nas semifinais da competição e ainda eliminou o rival Botafogo. Por conta da Supercopa, o Flamengo joga quarta-feira a semifinal do estadual, encarando o primeiro colocado do Grupo B.
O leitor pode interagir e ajudar a fazer a Coluna enviando mensagens para o WhatsApp 98113 6002.