Cotidiano

Devido à forte chuva, número de faltosos em RR é o maior do País

De acordo com dados do Inep, 7,6 mil candidatos deixaram de fazer a prova no sábado, o que corresponde a 25%

Anos de estudos postos à prova em dez horas de um exame dividido em dois dias. Assim foi o final de semana de mais de 15 mil candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Roraima. De acordos com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Roraima foi o estado que apresentou o maior índice de abstenção entre os candidatos no sábado, 24.

No primeiro dia de prova, que começou às 11h30 (horário local), 7,6 mil candidatos deixaram de comparecer, o que equivale a 25,31% do total de inscritos que não realizaram a primeira prova. A forte chuva que caiu em Boa Vista na manhã de sábado, 24, foi um dos motivos de reclamação dos faltosos. Os dados sobre a abstenção da prova de ontem, 25, serão divulgados somente hoje.

Para Eloíse Grazielly Amorim dos Santos, o susto da tempestade não foi empecilho. “Acordei cedo porque eu estava muito nervosa, e quando vi que estava chovendo, comecei a chamar meu pai para me trazer logo, não queria perder o horário”, relatou a jovem de 19 anos que realiza a prova pela segunda vez buscando obter nota para poder cursar Engenharia Civil na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A prova de sábado abordou as ciências da natureza e exigiu mais dos conhecimentos filosóficos do que a parte prática das fórmulas estipuladas pelas disciplinas de química e física. “Saber a fórmula não ajudou 100%. Se a pessoa não sabia como funcionava o sistema, ela não tinha condições de resolver a questão. Numa questão sobre sistema elétrico, se você sabia como é feita a ligação dentro da tomada, não precisava nem fazer cálculo para resolver”, disse Caio Bezerra, 19 anos, que busca uma vaga para o curso de Medicina.  

Segundo o Ministério da Educação, 364 candidatos foram eliminados do Enem no sábado em todo o Brasil por infringirem as regras do concurso. Entre eles, 30 participantes foram pegos com material eletrônico proibido em edital. Foram identificados candidatos com ponto eletrônico, que serão investigados pela Polícia Federal. Os candidatos só poderiam sair com o caderno de prova faltando meia hora para encerrar o certame, que terminou às 16h, horário local.

No segundo dia de provas, domingo, 25, as pessoas já chegavam mais tranquilas aos locais. A estudante Jéssica Matias, 18 anos, mostrou-se ansiosa para realizar a redação. “Queria que o tempo que sobrou de ontem fosse aplicado hoje para eu poder escrever a redação com calma”, comentou a candidata a uma vaga para o curso de Medicina Veterinária.

Para Leonardo Ferreira, 20 anos, o importante era não ter pressa. “Se desesperar não leva ninguém nada. No sábado, eu saí da sala para ir ao banheiro, lavei o rosto e dei uma caminhada porque não tava mais conseguindo entender o que lia. Hoje [domingo] pretendo fazer o mesmo na redação. Depois que terminar de escrever, vou dar um relaxada e relê-la ela para ver como ficou”, disse ao passar pelos portões da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), onde realizou a prova. “Gosto da área de exatas. Este ano, quero me matricular no curso de matemática ou física, ou, quem sabe, num de engenharia. Vamos ver no que dá”, brincou.

Aos 24 anos, Lucas Filipe Maciel tenta sua segunda graduação. Formado em Administração de Empresas, o candidato afirmou que busca uma vaga no curso de Direito. Sobre o tema da redação proposto pelo certame, que foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, o estudante acredita que se saiu bem.

“Foi brilhante. O tema mais socialmente relevante que eu já vi. Quem acompanhou a mídia sabe bem como abordar esse tema. Não só é inconcebível que nos dias de hoje mulheres ainda sofram dentro de suas casas, como que elas fiquem caladas e aceitem o sofrimento”, ressaltou.

A estudante Thayza Christine, 18 anos, afirmou ainda que, além da surpresa com o tema, as provas de linguagem e matemática estavam dentro do esperado.

“Nossa! A prova de português precisava ser lida com atenção, mas a de matemática estava muito simples de interpretar, o que ajudou muito nos cálculos”, lembrou. Questionada sobre o desempenho na prova, ela brincou: “Agora é só rezar e esperar que eu consiga uma boa nota, ou meus pais vão me matar”, disse sorrindo. (J.L)

Gabarito será divulgado ainda esta semana

De acordo com o que estabelece o edital do Exame Nacional do Ensino Médio, o gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado, no máximo, até o terceiro dia útil após a aplicação das provas. Os concorrentes devem ficar atentos, pois o Inep publicará, até quarta-feira, 28, as respostas de todos os cadernos de questões em seu site oficial, acessível no endereço eletrônico: http://enem.inep.gov.br/.

PERFIL – Em Roraima, eram 22.109 participantes inscritos. Dos 22 mil, a maioria dos participantes se identificou como do gênero feminino, são 12 mil inscritas e 9 mil inscritos que correspondem ao gênero masculino. Conforme o Inep, não houve declarações de candidatos travestis ou transexuais.

Quanto à raça, a maioria se declarou como parda, com 15 mil inscritos. Em seguida, com 3 mil inscritos são os candidatos declarados brancos, 1.800 candidatos negros e 939 indígenas. Apenas 283 não declaram raça, número ainda maior dos candidatos declarados como raça Amarela, com 192.

Para a realização da prova, foram solicitados 234 atendimentos especializados para pessoas portadoras de necessidades especiais. Setenta e nove candidatos registrados com deficiência física; 46, com baixa visão; 38, com visão monocular; e 22, com deficiência auditiva. Em razão disso, as solicitações incluíam pedidos de sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, provas ampliadas e tradutor-intérprete de Libras.

Os candidatos em Roraima do Enem 2015 têm um perfil mais velho, tendo, em sua maioria, de 21 a 30 anos. A faixa-etária possui mais de 7 mil inscritos. Na sequência, são os candidatos acima de 30 anos, com 3 mil inscritos e quase empatados os candidatos que possuem 18 anos, com 2.915 inscritos e 17 anos, com 2.842 inscritos. Quanto à situação escolar dos candidatos, a maioria já concluiu o Ensino Médio, com 13 mil inscritos e 4 mil devem terminar ainda no ano de 2015.

ENEM 2015 – Realizado para medir o índice de conhecimento do aluno que está geralmente terminando o ensino médio, o certame se tornou requisito para poder ter acesso às instituições brasileiras de nível superior públicas e privadas.

Além disso, a nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas.

Também é critério para ter acesso às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). (J.L)