Bom dia,
O tema já foi tratado aqui, mas é tão absurdo que vale a pena insistir. Nossa elite não abre mão de continuar a fazer do Brasil um país de castas, onde existem brasileiros que vivem trabalhando pouco e ganhando muito; enquanto milhões trabalham muito, ganhando pouco; outros milhões sequer conseguem uma vaga para trabalhar. Como os impostos no Brasil são especialmente arrecadados sobre o fluxo de consumo da população, no fundo, essa gente pobre e trabalhadora é quem financia a farra dos que ganham muito e têm privilégios excessivos.
No Brasil de tradição carnavalesca, tudo para na sexta-feira de Carnaval e recomeça ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas, exceto nas cidades onde a folia de Momo foi transformada em indústria – no sentido de fazer a economia girar –, como nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador, só para citar duas. Em todo caso, a maioria dos brasileiros e das brasileiras, sobretudo os que trabalham ou vivem do emprego informal, e até mesmo os autônomos, voltaram ao trabalho na quarta, ao meio dia. Inclusive a grande maioria dos servidores públicos comuns.
Mas, nem todos no Brasil voltaram ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas. Eles, na verdade, fizeram para si mesmos um recesso branco de quase 10 dias. Ou melhor, nalguns casos, esses privilegiados – que ganham muito e trabalham pouco – esticaram um recesso que começou em dezembro. Só começam a trabalhar no começo de março, o que implica que, para eles, o ano de trabalho fica resumido a nove meses, embora ganhem 13 gordos salários por ano. Ah! Sim. Alguns deles têm recesso no meio do ano. É uma vergonha!
INCOMPREENSÍVEL
Vivemos tempos incompreensíveis. O governo brasileiro, de Jair Bolsonaro (sem partido), não reconhece Nicolás Maduro como presidente da Venezuela e considera Juan Guaidó como o verdadeiro mandatário constitucional daquele país, tendo inclusive uma embaixadora com reconhecimento pelo Ministério das Relações Exteriores, Maria Tereza Balandria. Já o Ministério Público do Trabalho entrou com uma Ação Civil Pública contra a Embaixada da Venezuela de Nicolás Maduro, para cobrar salários e verbas rescisórias de servidores que estão sem receber há vários meses, enquanto outros foram demitidos sem receber o que lhes é de direito. Como entender?
BASE
Também são estranhas as bases com que são firmados os entendimentos entre o governo do estado e os parlamentares de sua bancada de apoio na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Uma arguta observadora do que ocorre naquela Casa Legislativa fez um levantamento minucioso sobre os vetos feitos pelo governador Antonio Denarium (sem partido) a Projetos de Lei aprovados pelos deputados estaduais. E chegou a um número significativo: Denarium vetou mais de 80% dos Projetos de Lei de autoria de seus correligionários na ALE. E muitos desses PL não representavam qualquer aumento significativo de gastos públicos. Muitos desses vetos ainda aguardam votação, devido ao recesso da ALE, e a reiterada falta de quórum que vem ocorrendo desde a volta dos trabalhos legislativos.
RÁPIDAS
Está quase todo mundo preocupado com as reiteradas altas do Dólar norte-americano no Brasil, nas últimas semanas. É claro, muito dessa preocupação vem daqueles que viajam para o exterior, mas isso não é que mais preocupa nesses dias iniciais de 2020; são as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Vai ser novamente um ano marcado pela pasmaceira. Dá para aguentar? ### O ex-senador Mozarildo Cavalcanti decidiu lançar seu nome como pré-candidato a prefeito de Boa Vista na eleição de outubro. Ele já teve uma conversa preliminar com o deputado estadual Jefferson Alves e pode voltar a integrar o PTB de Roraima. ### Começa na próxima semana a tal de “janela”, período em que os parlamentares detentores de mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais podem trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Muita gente já conversa para ver onde terá mais vantagem eleitoral e financeira. ### Aliás, a maioria de partidos que não tem parlamentares municipais resistem em aceitar a entrada de vereadores no exercício do mandato, porque isso espanta alguns novatos que se imagina com grande votação. ### Desde quarta-feira, o que mais se fala no Brasil é a descoberta do primeiro caso, confirmado, de um portador do novo Coronavírus no país, especificamente na cidade de São Paulo. ### A repercussão sobre o novo Coronavírus abafou um pouco o banzeiro que parte dos parlamentares, dos ministros do STF, da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) e da esquerda faziam sobre o compartilhamento de uma convocação para uma manifestação popular programada para o próximo dia 15.03, em Brasília, compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro. ### O Diário Oficial do Estado (DOERR) continua circulando com atraso. Até as 18h desta quinta-feira, 27, a última publicação registrada datava do dia 21 de fevereiro (sexta-feira passada).