Giro Esportes

Giro Esporte 02 03 2020 9854

Por Ribamar Rocha WhatsApp 98113 6002

Pelo menos até o momento, o que se vislumbra inicialmente sobre competições nacionais da CBF, para o futebol de Roraima, é a disputa da Pré-série D, uma espécie de bônus que a maior entidade do futebol tupiniquim está dando às federações piores ranqueadas no futebol brasileiro, entre elas Roraima, que ocupa a última colocação do Ranking Nacional das Federações (RNC), ou seja, a 27ª colocação.

Neste contexto, por clubes, o Atlético Roraima ocupa a 160º posição do RNC. O Tricolor da Mecejana ainda aguarda uma decisão da CBF para saber se vai disputar a Pré-Série D ou vai direto para a Série D. O imbróglio começou depois da desistência do Baré em disputar as competições oficiais deste ano, que na verdade – pelo que me foi informado – não houve documento assinado pela diretoria barelista de que iria abrir mão da vaga garantida na Série D, mas que não riria disputar o Campeonato Estadual – algo já comentado cá neste espaço. O Baré garantiu a vaga na Série D deste ano ao ficar com o título de vice-campeão estadual do ano passado. Com a ‘possível’ desistência, a vaga foi herdada pelo Atlético Roraima, terceiro colocado no Campeonato Roraimense de 2019. O campeão foi o São Raimundo.

Para quem ainda não está atualizado no mundo do futebol, A CBF inventou uma fase preliminar na Série D deste ano, com confrontos eliminatórios, envolvendo os clubes que obtiveram a segunda vaga entre os oito Estados pior posicionados no Ranking Nacional das Federações. E os piores do ranking são: Roraima (27), Amapá (26), Rondônia (25), Tocantins (24), Espírito Santo (23), Mato Grosso do Sul (22), Distrito Federal (21) e Amazonas (20).

Os clubes até agora confirmados na Pré-Série D deste ano são, pela ordem de classificação das federações: Atlético Roraima-RR, Ypiranga-AP, Ji-Paraná-RO, Tocantinópolis-TO,Real Noroeste-ES, Aquidauanense-MS, Brasiliense-DF e Nacional-AM. São cinco clubes da região Norte, dois da Centro-Oeste e um da Sudeste.

Os jogos acontecem de ida e volta e dos oito clubes, classificando-se os quatro vencedores à fase de grupos.

AVISO 

Na verdade, essa Pré-Série D é apenas um aviso que a CBF está mandando para as federações com pior classificação do ranking da entidade nacional. No comunicado feito às federações, ainda em 2019, a CBF deixa claro que a fase preliminar da Série D será uma transição. Em 2022, as quatro federações com pior posicionamento no ranking nacional das entidades passarão a ter apenas um clube da Série D – e não duas vagas, como é hoje. Isso quer dizer que em 2022 Roraima só terá uma vaga e estamos conversados. 

DANÇA

Que no futebol brasileiro é tradição que os treinadores caiam quando suas equipes não estão vencendo, isso já sabemos. Mas aqui no futebol roraimense a dança de técnicos já começou mesmo antes de iniciar o Campeonato Estadual de Futebol de 2020. Isso mesmo. Já dançaram três técnicos dos cinco clubes que ‘devem’ disputar o certame estadual deste ano.

DANÇA I

A primeira dança aconteceu no Atlético Roraima, saindo Dário Lourenço e assumindo Marcelo Pereira, que acumula também o cargo de gerente de futebol do Tricolor da Mecejana. Logo depois veio a notícia de que o técnico do Rio Negro, Edmilson Santos, havia deixado o clube por não aceitar ingerência de dirigente no time. Nesta sexta-feira, meio que na surdina, o atleta Cacau assumiu o comando técnico do Baré no lugar deixado por Betinho. Vá entender.

COMENTÁRIOS

A Coluna ouviu alguns boleiros que acompanham de perto os bastidores do futebol roraimenses e o comentário foi geral: Se o campeonato estadual começasse hoje, o Baré não teria onze jogadores para entrar em campo. O motivo, segundo os boleiros, é a falta de patrocínio para o clube concretizar as contratações dos jogadores. Sem dinheiro em caixa e sem patrocinador Máster, os atletas começaram a debandar para outros clubes, a exemplo do GAS e até para o Santa Cruz do Limão, time amador da zonza rural de Boa Vista.  

O leitor pode interagir e ajudar a fazer a Coluna enviando mensagens para o WhatsApp 98113 6002.