Por Ribamar Rocha WhatsApp 98113 6002
A Coluna ficou sabendo que uma reunião deve acontecer na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF) na manhã de hoje e o tema principal seria um possível adiamento do início do Campeonato Estadual de Futebol, marcado antecipadamente para o próximo sábado, dia 7.
Os motivos deste possível adiamento da rodada inicial do Estadual são os mais variáveis e corre solto no imaginário de torcedores e dirigentes de clubes de futebol ouvidos pela Coluna. Os comentários que embasam a teoria de adiar o início da competição são de que o Estádio Ribeirão não está apto a receber os jogos e a própria Federação e o Instituto do Desportos de Roraima (IDR), responsável pelo estádio, estão em força conjunta fazendo uma pequena reforma e fazendo os ajustes necessários para que o Ribeirão ofereça o mínimo de conforto a torcedores, jogadores, comissão técnica e arbitragem.
Outro fator que chama a atenção é em relação à emissão dos laudos técnicos dos órgãos de segurança e vigilância, tais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e da Vigilância Sanitária.
Outro ponto de destaque é que dos cinco clubes que confirmaram presença no certame deste ano, apenas o São Raimundo já lançou seus atletas no BID (Boletim Informativo Diário) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o GAS tem 16 jogadores escritos. Os demais clubes não apareceram na busca feita por esta Coluna. Sem figura no BID, não tem como colocar o atleta para jogar.
Há ainda um embate entre o IDR e a FRF, quanto à assinatura do Termo de Cedência do Estádio Ribeirão. Está assinatura é norma do IDR, órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) para ceder seus espaços de competições para associações e federações, que seja estádios, ginásios ou a piscina olímpica. O presidente da FRF, Zeca Xaud, se nega a assinar o termo. O IDR confirmou a esta Coluna que não vai liberar o estádio sem a assinatura do termo.
Alguém, de peso e com boa circulação entre as duas instituições, vai ter que tentar mediar este conflito entre o ‘birrento’ Barretinho (do IDR) e o ‘turrão’ Zeca Xaud, para que os jogos aconteçam no Ribeirão. Senão, a FRF vai ter que arcar com R$ 800,00 por rodada para bancar seus jogos no campo da Vila Olímpica.
PLANEJAMENTO
Caso a data de início do Campeonato Estadual seja realmente adiada, esta não será a primeira vez a acontecer no certame Macuxi. Acompanho o Estadual há 19 anos e na sua grande maioria é sempre a mesma coisa (não tenho certeza se houve algum que começou na data combinada). Mas o grande problema está no planejamento dos clubes (ou na falta dele) que não tem estrutura e nem se antecipam na hora de inscrever seus jogadores. Todos dependentes da Federação.
FUTSAL
Os amantes do futsal têm encontro marcado nesta quarta-feira, dia 4, no ginásio do Instituto Federal de Roraima (IFRR), com a abertura da Taça Roraima de Futsal da categoria Adulta. O jogo de abertura será às 19h20, entre o estreante Sporting x Caxiense. No complemento da rodada, a partida das 20h40, será a vez do clássico Constelação x Vivaz. O Time Estelar busca o pentacampeonato, já que levantou o caneco nas quatro edições anteriores.
REGULAMENTO
Pelo regulamento da competição da FRFS, o clube que fizer melhor campanha na fase classificatória garante um ponto extra a decisão de melhor de três jogos, podendo ser campeão com uma vitoria e um empate nos dois primeiros jogos. O campeão da Taça Roraima de Futsal garante vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Nestes 20 anos que acompanho o esporte em Roraima, foram poucas as vezes que noticiei jogos importantes da Federação Roraimense de Futsal fora do ginásio Hélio Campos.
VAGA
Um comunicado circulou no final da tarde de ontem dando a informação à Federação Roraimense de Futebol de que a CBF decidiu assegurar a segunda vaga do Estado para o Baré disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. O Atlético Roraima fica com a pré-Série D.
O leitor pode interagir e ajudar a fazer a Coluna enviando mensagens para o WhatsApp 98113 6002.