Opinião

Opiniao 11 03 2020 9905

A experiência do político honesto  Rodrigo Alves de Carvalho* 

Cansados de assistir a tantos episódios de corrupção, ladroagem e politicagens diversas da grande maioria dos políticos de hoje, um grupo de cientistas decidiram criar, ou melhor, estruturarem uma pessoa para se tornar um político perfeito, um político honesto.

A experiência foi realizada com um rapaz que já tinha boa índole, porém, ainda era novo no ramo da política, portanto ainda não havia se contaminado.

Foram meses de estudos e experimentos, alguns até nada convencionais para que o rapaz estivesse preparado para entrar de vez na carreira política, mas nesse caso como um político honesto.

Chips foram implantados em sua cabeça para monitorarem reações a comodidades parlamentares, choques elétricos foram desferidos em outra experiência toda vez que o rapaz se animava a receber propinas e até vídeos intermináveis mostrando a realidade brasileira e a vergonha da política atual, o rapaz teve que assistir.

No final do experimento nosso político honesto estava pronto. Faltava o grande teste e ele se candidatou à casa legislativa federal.

Uma campanha eleitoral foi bancada pelos cientistas para que o político honesto pudesse ser eleito e assim a experiência seria colocada em prática.

Durante a campanha, a população pode conhecer o candidato que não roubaria, não participaria de propina, não legislaria a favor próprio ou de um grupo político e mais, não receberia de salário nada mais do que lhe era de direito, enfim, todos os eleitores puderam conhecer o político perfeito e talvez o único político totalmente honesto em nosso país.

Entretanto, quando as urnas foram apuradas e para surpresa dos cientistas, o político honesto não tinha sido eleito.

Os eleitores preferiram votar nos velhos políticos envolvidos em corrupção, falcatruas e desonestidades. Preferiram o candidato mais bonito, ou o que falava com voz aveludada, ou tinha um relógio maneiro ou que tinha a propaganda eleitoral mais engraçada…

Dessa forma, o político honesto não conseguiu realizar um mandato coerente com o que seria eleito, fiscalizando, criando leis que beneficiariam o povo e o mais importante, não se envolvendo com falcatruas em politicagens nojentas.

A experiência havia fracassado. Agora os cientistas estão reunidos para outra experiência no intuito de melhorar a política do país.

Mas ao invés de criarem políticos honestos, eles pretendem tentar criar eleitores conscientes.

*Nascido em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos”, pela editora Clube de Autores.

REMÉDIOS GRATUITOS Dolane Patrícia* Gerlane Baccarin**

“O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.” 

Esta é uma frase de Arthur Schopenhauer que nos faz refletir sobre a importância de algo tão fundamental que é a nossa saúde.

Assim sendo, se você tem Diabetes, Hipertensão ou Asma, você pode receber gratuitamente seu medicamento no programa Aqui tem Farmácia Popular.

É necessário se dirigir às farmácias credenciadas no programa, como podemos citar o exemplo de toda rede de farmácias Pague Menos, além de outras que poderão ser verificadas no link a seguir descrito.

Quantas pessoas deixam de comprar remédios por falta de recursos financeiros? Ou até mesmo fraldas Geriátricas que também têm desconto de até 90%, se o idoso, incapaz ou portador de deficiência possuir uma receita, nas farmácias credenciadas.

Nesse sentido, por meio da rede de farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular, as pessoas que sofrem com hipertensão, diabetes e asma recebem remédio de graça para tratar as doenças. 

O Diabetes acomete cerca de 18 milhões de brasileiros e em especial, 46% dos brasileiros entre 20 e 79 anos, que possuem a doença, não sabem que têm diabetes. Por ser uma doença silenciosa, recomenda-se monitoramento constante do índice glicêmico, vez que apesar de o diabetes não ter cura, ele tem controle desde que receba um diagnóstico precoce.

No caso da hipertensão os dados assustam ainda mais: um em cada quatro brasileiros sofre de hipertensão que é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Apenas em 2017, o Brasil computou 84 mortes por hora, 829 por dia e 302 mil durante o ano.

Já no caso da asma, a 4ª maior causa de internação do Brasil, vale um alerta para o fato de que mais de 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos sofrem com a doença, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde.

Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o programa resulta em economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, desde seu lançamento, o número de internações por conta de diabetes e de hipertensão diminuiu. 

Nesse contexto é importante saber como proceder para ser beneficiado por este programa. Primeiro procure farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresente o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto.

A receita deverá ser prescrita por um médico, que pode ser particular ou do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais valem 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas valem 120 dias.

No caso de menores de idade, o CPF dos pais é aceito, até que ele providencie um próprio. Há um limite de remédios por CPF.

 A farmácia tira uma cópia da receita e a devolve ao paciente, emite duas vias para a pessoa assinar. Uma delas fica com o cliente e a outra permanece com a farmácia. Para os analfabetos, será aceita a digital.

As farmácias e drogarias que se negarem a entregar os remédios sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 136.

É relevante que você conheça os medicamentos oferecidos gratuitamente, basta acessar o link: 

Outra lista importante é a de estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular do Governo Federal E RORAIMA e identifique o mais próximo da sua casa, que pode ser verificado pelo link:  Por fim, é pertinente frisar a importância da preservação da saúde em todos os seus aspectos, pois ter saúde significa muito mais do que não apresentar nenhuma doença física.

*Advogada, juíza Arbitral, escritora, Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pós-graduada em Direito Processual Civil, Pós Graduada em Direito de Família, Personalidade Brasi
leira e Personalidade da Amazônia. Acesse dolanepatricia.com.br. Whats (95) 99111-3740  **Administradora, especialista em Controle Externo, bacharelanda em direito, ex-secretária nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde insta: @gerlane.baccarinfacebook: gerlanebaccarin

Mude e seja o mesmo

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“Há momentos na vida que para você ser o mesmo tem que mudar.” (Leonardo Boff)

Há muita gente que não entendendo o Boff, ri e não muda. Por mais otimista que sejamos, não podemos evitar os aborrecimentos, assistindo às boboquices, ouvindo os blá-blá-blás dos nossos políticos. E o pior é que eles são e estão exatamente no nível dos políticos de países considerados desenvolvidos. Mas vamos mudar, senão não seremos os mesmos. Vamos mudar mudando o andar da carruagem. Porque, pelo que vemos, continuamos passeando de carruagens. Pensando bem, não são os políticos que vão mudar as coisas, mas nós mesmos na condição de eleitores. E enquanto não mudarmos nada mudará e não conseguiremos ser os mesmos. E isso porque estamos mudando de acordo com a paralisia política. Está parecendo enrolado? Então vamos pegar outra vereda.

Nada mudará independentemente das mudanças que esperam que nós as façamos. A tecnologia nos mantém preparados para as mudanças no mundo. Entretanto, os que deveriam estar governando o país, ficam o tempo todo usando as redes, discutindo e enviando boboquices que não têm nada com o nosso desenvolvimento. Vá refletindo um pouco sobre isso. Aí você descobrirá o quanto você é importante para as mudanças realmente racionais. E não progrediremos com irracionalidades. Então procure fazer sua parte. E comece pelo seu aprimoramento na educação política. E comece respeitando seu voto. E você só o respeitará quando ele for facultativo. Que é quando você decidirá por vontade sua, em quem você vai votar. Porque até agora você vota em quem dizem pra você votar. 

Faça sua parte fazendo o que você deve fazer, como deve ser feito. E isso é fundamental para o aprimoramento do quadro político que está decepcionante. E não esqueça que ainda temos bons políticos no Brasil. O problema é que você não os conhece, nem mesmo se tiver votado nele. Os maus políticos não permitem que ele trabalhe, para não prejudicá-los. E toda a mudança depende de você continuar sendo o mesmo, verificando por que você não consegue ser o mesmo por não mudar. 

Reflita sobre sua responsabilidade nas próximas eleições. Que candidato você já escolheu e por que o escolheu. Se porque ele é um político ou porque ele comprou seu voto. Sem a política não seríamos nem mesmo cidadãos. Mas não seremos cidadãos enquanto formos obrigados a votar. Enquanto formos títeres da má política, nada mudará para que possamos mudar. Vá refletindo sobre isso e procure conversar com seu candidato. Ele precisa saber que você sabe o que quer para mudar o seu país e mudar você politicamente, sem ser político. Pense nisso. 

*Articulista [email protected] 99121-1460