A escolha profissional e a construção da individualidade
Será verdade que a escolha da profissão é a decisão mais importante que o indivíduo realiza em toda a sua vida?
“Qual profissão quero seguir? Será que o curso que eu escolher atenderá minhas expectativas pessoais e profissionais? Será que meus familiares e amigos apoiarão minha escolha?”
Esses são alguns dos inúmeros questionamentos que surgem no momento de escolher uma profissão. Para a maioria dos jovens, o processo de escolha profissional é gerador de muitos conflitos, angústias e incertezas, uma vez que, provavelmente, passarão boa parte de suas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizerem. Além disso, o processo individual da escolha profissional envolve a influência, direta ou indireta, de determinantes sociais, como família, amigos e meios de comunicação de massa, que impõem valores e comportamentos, criam estereótipos e preconceitos, e se constituem, muitas vezes, como um fator de pressão.
Apesar dos múltiplos determinantes que envolvem a escolha profissional e a construção do futuro do jovem, destaca-se a responsabilidade do indivíduo enquanto sujeito singular. A escolha, apesar de determinada socialmente, é um momento e um ato do sujeito na sua singularidade, importante para a construção de sua individualidade. É um ato de coragem e responsabilidade do indivíduo que decide o que quer e o que está disposto a perder naquele momento, pois se sabe que escolhas envolvem renúncias, das quais nem sempre é fácil abrir mão.
Falando em perdas e renúncias, não podemos deixar de considerar que, normalmente, a necessidade da escolha profissional ocorre em um momento da vida em que o jovem está renunciando uma série de coisas: a adolescência. É na adolescência que o jovem vivencia o luto da infância, na qual “perde” seu corpo infantil, sua dependência em vários aspectos dos pais, sua visão de mundo e dos relacionamentos. Até então, a maioria de suas escolhas eram feitas pelos pais, pela escola, entre outras pessoas ou instituições. Escolher a profissão que deseja exercer é um dos primeiros atos realmente importantes que o adolescente tem que fazer sozinho (assim deveria ser pelo menos), pois somente ele sabe de seus desejos, preferências, habilidades e identificações.
Neste sentido, a melhor escolha é aquela realizada de maneira consciente, a partir do amplo conhecimento de si e das possibilidades profissionais oferecidas pela sociedade. Quanto mais consciente e seguro o jovem estiver com relação a sua escolha profissional, menores serão as chances de frustrações futuras na vida acadêmica e profissional.
______________________________________________________________________
O ensino através de tiras: Proposta de ensino aprendizagem
Novas demandas educacionais surgem a todo instante no cenário atual do ensino. Novas formas de linguagem e comunicação vem sendo incorporadas para facilitar o aprendizado do aluno em sala de aula. Trazer para a sala de aula elementos que se encontram integrados ao cotidiano dos alunos, é uma forma de fixar sua atenção, permitindo um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.
O universo das tirinhas
O ácido sulfúrico (H2SO4) é uma solução aquosa corrosiva, sendo umas das substâncias químicas mais utilizadas pela indústria. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes e nas baterias de automóveis).
Quanto a classificação dos ácidos, os mesmos podem ser classificados como hidrácidos (ácidos sem a presença de oxigênios em sua fórmula) e ácidos oxigenados ou oxiácidos (que contém oxigênio). Quanto a força dos ácidos oxigenados ou oxiácidos, é empregado uma tabela de classificação, que segue a relação abaixo:
Hidrogênio ácido é todo hidrogênio ligado a oxigênio. Para o H2SO4, temos Força = 4 – 2 = 2, conforme tabela abaixo, podemos classificar este ácido.
Força
nº oxigênios – nº hidrogênios ácidos
Forte
3
Forte
2
Moderado
1
Fraco
0
Assim, o ácido sulfúrico é classificado como um ácido forte, quanto a sua força, sendo este, bastante corrosivo.
As tiras têm sido utilizadas como estratégia para desenvolver conceitos das mais diversas áreas. Suas características chamam a atenção não só dos alunos, mas de todo público que tem contato com esse gênero textual.
A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas, assumindo assim três estados de hibridização.
O carbono é capaz de formar cadeias (ligações químicas sucessíveis) com outros átomos de carbono. As cadeias carbônicas podem conter milhares de átomos de carbono ligados sucessivamente, formando assim, compostos estáveis. É o que justifica o grande número de compostos orgânicos.
Com a expansão das tics (tecnologias de informação e comunicação) e das redes sociais, esse gênero textual adentrou ao dia-a-dia dos alunos, não apenas disponibilizando uma facilidade de acesso a informação, mas também na utilização destes elementos no processo de ensino e aprendizagem.
WILSON BOTELHO
Professor de Química