Opinião

OPINIAO 10055

Consequências resultados

Afonso Rodrigues de Oliveira

“As consequências das nossas ações nos agarram pelos cabelos sem se importar com o fato de nós termos corrigido.” (Nietzsche)

Nossas ações são resultados do que pensamos. Logo, comecemos a pensar com racionalidade. Estamos encarando um problema universal do tamanho de uma fatia do universo. E ele não é novidade. É réplica de milhares de outros problemas que já vivemos nas longas vidas que nunca foram devidamente vividas. Então vamos aprender com o que sempre mandamos para o baú do passado, na ilusão de que resolvemos ou corrigimos velhos problemas. Vamos com calma. Tenho certeza que não vamos necessitar de dividir o mar para podermos atravessá-lo novamente.

Não vamos brincar com coisa séria. Mas não vamos levá-la tão a sério a ponto de não sermos capazes de vencê-la. Comecemos por não nos deixarmos levar pelo espalhafato dos que com o poder de espalhar, nos assustam com notícias espalhafatosas. Inúmeras outras doenças, já conhecidas, estão matando mais pessoas por dia, do que o Corona. Mas isso não quer dizer que devemos menosprezar o velho vírus novato. Vamos fazer nossa parte com parcimônia. Porque muitos outros vírus da mesma proporção estiveram por aqui na época em que usávamos o termo “parcimônia”. Lembra disso?

Mas vamos falar sério. Vamos nos responsabilizar por nós mesmos e pelo próximo. Vamos cumprir com responsabilidade, todas as orientações que vêm dos responsáveis pela nossa segurança, sobretudo na saúde. Porque não é tarefa fácil nem vulgar. E por isso não deve ser levada na brincadeira, nem nos protestos vulgares. Vamos fazer nossa parte como ela deve ser feita. E como não somos especialistas no caso, devemos seguir, à risca, as orientações dos especialistas. Mas sem endeusamento. Mesmo porque não estamos obedecendo, mas sendo orientados. E devemos ser maduros para não confundirmos orientação com direção.

Se você não estiver se sentindo à vontade na convivência diária com sua família dentro de casa, veja o que está errado com você. Reflita e viva feliz cada minuto que estiver com seus familiares. Nada de aborrecimentos nem descasos. O amor é a ferramenta mais eficiente para a construção da vida. Sem o amor não podemos nem devemos tentar construir o bem. E nada mais gratificante do que a gente se sentir feliz depois de uma quarentena. Mesmo que ela seja inferior ou superior a quarenta dias. Simples pra dedéu.

Não se esqueça de que você nunca irá encontrar uma solução para um problema enquanto ficar concentrado nele. Deixe o problema de lado, e procure uma solução para você, e não para ao problema. E você pode fazer isso. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460