Social

COLUNA SOCIAL 10067

 

Com Nada

* O pedido de demissão do secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério, Wanderson Kleber de Oliveira, um dos principais técnicos envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus, deixa claro que a queda ministro Luiz Henrique Mandetta é questão de dias, se duvidarem de horas. Responsável pela análise de cenários de evolução da covid-19 no Brasil, Wanderson reforçava a necessidade de medidas de isolamento e por certo se incomodou com a posição contrária do presidente Jair Bolsonaro.

 Com Tudo

* A Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), criou mais dois auxílios para a advocacia roraimense. O auxílio pecuniário será concedido para quem for carente e estiver acometido de covid-19; e o auxilio alimentação, que vai atender quem está em situação de vulnerabilidade financeira decorrente da pandemia de coronavírus. Os interessados (tanto nos benefícios quanto em informações mais detalhadas, poderão entrar em contato pelo telefone: 3624-2145 (WhatsApp).

Professora Doutora, Ray Rodrigues (irmã da colunista) e o atuante líder Dílson Ingarikó: constante compromisso com a causa indígena

 Advogados * E por falar nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, também iniciou essa semana a campanha de vacinação contra a cripe, cujo o atendimento está sendo realizado por agendamento no site da entidade, para maior segurança das pessoas.

* A prioridade é para advocacia que faz parte do grupo de risco (diabetes, obesidade, hipertensão ou mais de 60 anos). O agendamento só pode ser feito pela internet. Advogados II * Ainda sobre a Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima, de acordo com o presidente Ronald Rossi Ferreira, este ano, devido a pandemia de coronavírus, não será cobrada adimplência, carteira da CAARR, nem valor do gesto vacinal.

* O presidente declarou que “o momento é de agir para imunizar toda a classe e seus dependentes, flexibilizando as exigências estatutárias e regimentais”. Essas iniciativas, sem dúvida, irão contribuir positivamente para a classe.

 Contradições

* O governador Antônio Denarium usou suas redes sociais, tanto as pessoais quanto as oficiais (do Governo de Roraima), para intensificar a campanha de combate ao coronavírus, pedindo pessoalmente para que as pessoas fiquem em casa.

* Entretanto, essa semana, como é de conhecimento público, a Casa Civil enviou oficio a todas as secretarias determinando aos titulares das pastas que convoquem os servidores do Poder Executivo a voltar ao trabalho presencial, já no próximo dia 22. 

 Contradições II

* Enquanto o discurso da ministra Damares Alves é de garantia de proteção aos índios, o  ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, demite o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi de Azevedo, após reportagem do Fantástico sobre uma operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas.

* Daí o ministro Sérgio Moro também anuncia iniciativas para a defesa das comunidades indígenas e pede aos índios que fiquem nas aldeias, quando estas estão repletas de posseiros, madeireiros e garimpeiros.

 Dra. Sauyri Itikawa tem se destacado ainda mais nas redes sociais, nesse período de pandemia, com informações positivas e que efetivamente ajudam a fortalecer imunidade física e emocional  das pessoas

#Rápidas

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, Dra. Elba Cristine Moraes (MPE), professora Ana Freitas e Jynaine Cristina Padilha. 

* A deputada estadual Lenir Rodrigues é a autora da indicação protocolada na Assembleia Legislativa, para que o Governo autorize unidades de saúde públicas e privadas a oferecer testes rápidos do novo coronavírus para todos os profissionais da área de Saúde.

* Já teve servidor do HGR que testou positivo para a codiv-19 e, na pandemia, os trabalhadores da Saúde são os mais expostos a contrair a contrair a doença.

* Enquanto que na comunidade em geral, um portador do vírus pode infectar de duas a três pessoas, no âmbito dos serviços de Saúde um profissional que esteja contaminado pode infectar até nove pessoas.

* Essas informações são da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e, com base nisso, a parlamentar alerta que diante desse contexto, todas as medidas de contenção e prevenção devem ser tomadas.

* “Devemos nos atentar para a proteção da saúde dos trabalhadores que atuam na linha de frente ao enfrentamento do vírus, pois eles colocam sua vida em risco pela sociedade”, disse ela.

O acadêmico de Comunicação (UFRR), Caio Guimarães, recebendo homenagens por conta de sua troca de idade

Ta Valendo

Máscaras

‌* Se chama Stampart uma marca local que produz máscaras caseiras, com tecidos apropriados em duas camadas e até personalizadas. As referidas máscaras, além de lindas, atendem os padrões orientados pelo Ministério da Saúde. Informações e encomendas: 99144-7636.

 Dengue

* Não bastasse à pandemia do novo coronavírus, o Aedis Aegypti voltou a dar as caras por esses lados. Somente esse ano já foram notificados em Roraima cerca de mil casos de dengue. O mesmo mosquito transmite também zica e chicumgunya.

Marcelo Pimentel aniversariando nesta quinta-feira