Social

COLUNA SOCIAL 10135

Com Nada

* Inacreditável como nunca se viu por aqui, tanta gente aglomerada caminhando e correndo na Ville Roy. A quantidade de pessoas é tanta ao longo daquela avenida, principalmente pela manhã e nos finais de tarde, que mais parece o bloco do carnavalesco do Mujica em tempos de folia. Essa multidão toda, só perde mesmo para os muitos bares da periferia que vêm abrindo suas portas normalmente e para as gigantescas filas em torno dos bancos, especialmente das agências da Caixa. O pior de tudo, é que os casos de contaminações, internações e mortes, estão aumentando e segundo as projeções, ainda estamos bem longe do tal pico.

 Com Tudo

* Na sexta-feira, 1º de maio, acontecerá a super importante live “Indígenas em Situação de Vulnerabilidade em Tempos de Covid-19”. Será às 10h (horário local) e reunirá Dra. Denise Cavalcanti (presidente do IBDFAM/RR e presidente da Comissão dos Direitos das Crianças dos Adolescentes da OAB/RR; o procurador da República, Alisson Marugal; Dario Yanomami (Hutukara); Glicia Salmeron (presidente da Comissão Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes da CFOAB; o assessor jurídico Serguei Camargo e Irmã Clara, diretora da Fraternidade Federação Humanitária Internacional.

O vereador Manoel Neves, articulou pessoalmente uma expressiva campanha de doação de sangue, recentemente

Ação

* Muita gente de Manaus, um dos maiores focos de coronavírus no país, está vindo se refugiar em Roraima nesses tempos de pandemia. Tanto que, em Rorainópolis, todos os casos notificados tiveram contatos com pessoas que vieram do estado vizinho.

* Preocupado com a situação, o prefeito Leandro Pereira recorreu ao Governo do Estado para tentar barrar a entrada de pessoas vindas de lá, mas teve como resposta a justificativa de que esse assunto não é da alçada estadual. Por conta disso, o prefeito protocolará um pedido nesse sentido, na Justiça Federal, hoje.

Intermediário

* E por falar nisso, ta passando da hora do Governo do Estado se espertar e cumprir a contrapartida acertada, para que o hospital de campanha erguido pela Operação Acolhida comece a funcionar, antes que a situação piore ainda mais. A Acolhida, a Prefeitura de Boa Vista e Universidade Federal de Roraima já cumpriram suas partes.

* Mas o Governo de Roraima, até agora nada. Em nota, a Sesau informou que fez solicitação de recursos ao Governo Federal pra poder ter condições de colaborar. Ou seja, pelo visto, a pretensão do governo estadual é ser apenas intermediário nessa parceria…

 Importante

* Nesse momento de crise, quando os hospitais precisam de mais bolsas de sangue, o vereador Manoel Neves mobilizou cerca de 100 pessoas para fazer doação de sangue ao Hemocentro de Roraima. “Não podemos ficar de braços cruzados em momentos como este. Fui pessoalmente doar sangue e membros da igreja que participo também fizeram doações”, disse.  

* O parlamentar declarou ainda, nessa época de pandemia e que as pessoas ficam com receio de contaminação pelo coronavírus, houve diminuição no Hemocentro e por isso também é que procurou contribuir. “Sangue é vida”, concluiu o vereador.

 Seminário

* Segue a todo vapor a programação do Seminário Virtual de Economia da Universidade Federal de Roraima, com transmissão online, pelo Zoom e YouTube. Nesta quinta-feira, 30, a partir das 15h (horário local), acontece a apresentação do tema: “O Impacto do Investimento Direto Estrangeiro no Trabalho Infantil: Uma Análise Para Países em Desenvolvimento”. * O palestrante será o professor Doutor Wallace Patrick Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Informações sobre inscrições e programação, no site: bit.ly/EconomiaRR e Instagram: @economiarr

 O jornalista e dançarino, Leonardo Lima Sousa, fortíssimo candidato a participar de videoclipe da cantora Joelma (ex-Calypso)

#Rápidas

* Trocando de idade nesta quinta-feira, pastor Frankembergen Costa, Nestora Paes, vereador Mauricelio Fernandes e mestre Afonso Rodrigues.

* Naturalmente, que aos poucos o comércio terá que voltar a funcionar, mas de acordo com os médicos e especialistas, essa hora ainda não é agora.

* Com o relaxamento do isolamento social e o consequente aumento de casos de contaminações, internações e mortes, a tendência é que esse quadro piore se esse retorno não for feito com extremo cuidado.

* Abrir shoppings, academias e atividades não essenciais nesse momento, significa correr o desnecessário risco do número de infectados crescer ainda mais e abruptamente. 

* O mundo tá cheio de exemplos de locais onde isso aconteceu e registrou-se uma nova onda de covid-19, que ao contrário do que se pensava, tem matado pessoas de todas as idades.

* O Brasil já passou de 5 mil mortes e ainda estamos longe do pico. O pior de tudo, é que ainda tem muita gente inventando fake news pra negar o óbvio.

* Muita irresponsabilidade, desrespeito com as famílias dos mortos e crueldade mesmo, dizer que caixões estão sendo enterrados vazios pra causar pânico na população, quando na realidade falta espaço nos cemitérios e os corpos tem sido sepultados uns em cimas dos outros.

Karollen Nayara Queiroz, em clima de contagem regressiva para a chegada da princesinha Sara

Ta Valendo

Da Hora

* O jornalista e dançarino, Leonardo Lima Sousa, é um dos candidatos da seleção do novo clipe da música “Bota pra chorar” da cantora Joelma. Milhares de fãs da paraense estão tentando uma participação no novo videoclipe, depois do anúncio feito pela cantora. Há mais de 10 anos Léo participa de eventos com suas companheiras de dança do grupo Impacto Pop e viaja o Brasil assistindo aos shows da loira do Calypso.

 Doação

A Universidade Federal de Roraima, fez a entrega de cerca de 2 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 150 litros álcool em gel 70% para a Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro. O material produzido na UFRR será utilizado no Hospital de Campanha do Exército, montado ao lado do Hospital da Criança Santo Antônio – bairro 13 de Setembro.

 

Adriana Bacelar, ficando hoje um ano mais querida